10 lugares maravilhosos em países onde brasileiros não precisam de passaporte

Conheça 10 destinos espetaculares em países que não requerem passaporte de brasileiros, basta apenas apresentar a sua carteira de identidade.

É tanto lugar top nesse mundão de meu Deus, que vou te contar hein..., não sei como ainda tem gente que prefere não investir uma grana construindo novas experiências. E não venha com a desculpa de que não tem passaporte pois é justamente pra você que eu escrevo hoje! Vou te convencer a viajar sem passaporte o mais rápido possível.

Depois de conhecer mais de 60 nações ao redor do mundo, sou fiel ao relatar que minhas experiências mais interessantes nas primeiras viagens que realizei aconteceram em países que não precisam de passaporte para serem visitados, podemos cruzar as fronteiras apenas apresentando a identidade, desde que o documento esteja em boas condições, seja recente e que tenha uma foto atual.

Os países que brasileiros podem visitar sem passaporte são os seguintes: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A maioria deles concede entre 60 e 180 dias de permanência, sendo necessário apenas apresentar a carteira de identidade para ganhar a permissão para entrada.

Veja agora 10 destinos espetaculares que você pode conhecer sem se preocupar com a emissão de um passaporte!

Fronteira Tripla entre Brasil, Paraguai e Argentina, incluindo as Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu

Uma das maravilhas naturais do nosso planeta não fica muito longe dos estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Basta uma conexão em Congonhas ou Guarulhos para pegar um voo direto até a Terra das Cataratas, a cidade de Foz do Iguaçu.

Este é um destino super interessante para uma viagem sem passaporte, visto que é um dos poucos lugares no mundo onde você poderá tomar café da manhã, almoçar e jantar em países diferentes. Tudo sem precisar de apresentar passaporte. Legal né?! Temos vários posts sobre esse destino, você pode ver a grande maioria deles clicando no link a seguir: visite Foz do Iguaçu.

Caribe sem passaporte visitando San Andrés e Providência

Praia em San Andrés, ilha do Caribe na Colômbia
Praia em San Andrés, ilha do Caribe na Colômbia

Sabia que a Colômbia é um dos países que não solicitam o passaporte para brasileiros? Existem duas ilhas no meio do Caribe que podem ser visitadas sem a apresentação de um passaporte. Territórios insulares colombianos, San Andrés e Providência são ilhas paradisíacas que possuem conexões frequentes com Bogotá e que podem ser a porta de entrada para o Caribe mais econômico ao nossos bolsos brasileiros.

E mais uma vez você não precisa se preocupar com o bendito do passaporte.

As ilhas Galápagos no Equador

Galápagos, ilha do Equador
Galápagos, ilha do Equador

Putz só de pensar em conhecer Galápagos já começo a ter arrepios. Gostaria muito de ter a oportunidade de visitar esse lugar. Esta ilha faz parte da República do Equador, você pode emitir uma viagem para essas ilhas paradisíacas sem se preocupar com o passaporte. Também recomendamos analisar a possibilidade de emitir uma paradinha em Quito ou Guayaquil, cidades que são os principais hubs aéreos com voos frequentes para essas ilhas.

Vai que rola uma promoçãozinha esperta por aí qualquer hora dessas né, tem que ficar de olho...

Ruínas Incas de Machu Picchu no Peru

Peru e a Cidade Histórica de Machu Picchu
Peru e a Cidade Histórica de Machu Picchu

Um lugar memorável, único no planeta, tão acessível a nós brasileiros e que não vai precisar de passaporte é a cidade histórica de Machu Picchu. O Peru é um país associado ao Mercosul desde o ano de 2003 então não requer passaporte para brasileiros que desejam visitar seus destinos. Você pode voar desde as principais cidades do Brasil para Bogotá ou Lima, que são os hubs preferenciais das cias aéreas que voam até a cidade de Cusco. De lá você decide como chegar a Machu Picchu, no conforto do trem ou com as paisagens das montanhas na trilha inca.

Visitar o Cânion del Colca, o mais profundo do mundo

Chivay, cidadela no meio do Cânion del Colca, o mais profundo do mundo
Chivay, cidadela no meio do Cânion del Colca, o mais profundo do mundo

E por falar em Peru, outro lugar que eu visitaria se não tivesse meu passaporte seria sem dúvidas o Cânion del Colca, um lugar que supera até mesmo o Grand Canyon no quesito profundidade. Eu faria questão de passar uns dias no vilarejo de Chivay, faria minhas refeições com a vista das montanhas e aproveitaria todas as oportunidades para registrar os melhores momentos em fotos espetaculares.

Conhecer as geleiras de Perito Moreno em El Calafate / Argentina

Perito Moreno, um espetacular glacial no sul da Argentina
Perito Moreno, um espetacular glacial no sul da Argentina

Muitos me questionam sobre quais seriam os lugares mais lindos que já visitei ao redor do mundo. Boa parte deles estão aqui mesmo na América do Sul. Sem passaporte você pode cruzar a fronteira rumo à Argentina, terra dos hermanos e das paisagens espetaculares. Na foto anterior você pode contemplar o visual singular do Perito Moreno, uma das geleiras mais acessíveis economicamente ao nosso bolso brasileiro.

Já pensou em conhecer um lugar assim? Você não vai nem precisar preocupar com tirar passaporte.

Cruzar uma fronteira que fica nas alturas da Cordilheira dos Andes

Cruzando a fronteira Los Libertadores, entre Argentina e Chile
Cruzando a fronteira Los Libertadores, entre Argentina e Chile

Não sei se você já conseguiu experimentar a sensação de cruzar uma fronteira em uma viagem por vias terrestres, é simplesmente demais! Não precisei apresentar passaporte na fronteira Los Libertadores, localizada entre Mendoza na Argentina e Santiago no Chile, mais precisamente no topo da Cordilheira dos Andes. Visual estonteante em uma viagem acessível e que pode ser realizada sem o passaporte.

Trilhar seu caminho pelo Deserto do Atacama no Chile, o mais árido do planeta

Desertos e paisagens sensacionais no norte do Chile
Desertos e paisagens sensacionais no norte do Chile (foto por Tourism Board Chile)

Uma vez em terras chilenas, jamais deixaria de visitar o Deserto do Atacama, um dos lugares mais secos do mundo. Ali você vai encontrar paisagens de tirar o fôlego! É possível contratar passeios partindo de San Pedro do Atacama para conhecer os principais marcos naturais na região! Quero muito conhecer esse lugar (ainda não conheço, uma vergonha né!)

Visitar cidades históricas como Cartagena, Medelim, Bogotá, Quito, La Paz, entre outras

Bogotá, capital da Colômbia
Bogotá, capital da Colômbia

Outro lugar que eu tentaria incluir em uma viagem sem passaporte seria qualquer uma das grandes metrópoles históricas da nossa América do Sul. Aqui temos cidades lindíssimas que podem ser visitadas sem passaporte, apenas com documento de identidade, tal como a bela Cartagena das Indias (que também possui praias caribenhas), ou ainda Medelim e Cali (cidades coloniais da Colômbia). As capitais Bogotá, Quito e La Paz podem funcionar como excelentes destinos turísticos internacionais para aqueles que não possuem passaporte.

Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo no Rio de Janeiro

Praia do Forno em Arraial do Cabo
Praia do Forno em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro - Brasil!

E por fim, viajar sem passaporte eu quero sempre mas é pros destinos do meu Brasil! Afinal de contas não preciso nada além da minha identidade (ou CNH) para poder sair aqui da minha casa no meio do Brasil e ir visitar um lugar paradisíaco tal como fiz recentemente com a região dos Lagos no Rio de Janeiro. Já pensou você e a pessoa amada na Praia do Forno em Arraial?

Pois é, vamos viajar pois dessa vida só levamos mesmo as nossas memórias :D

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias