Mergulho com tubarões-touro em Playa del Carmen

Depois de conhecer alguns dos destaques presentes na Cidade do México, viajei até Quintana Roo novamente para explorar um pouco mais esta região mexicana. Nesta oportunidade consegui realizar um mergulho bem especial, encontramos com vários tubarões-touro!

Já fiz várias coisas malucas na minha vida de viajante intrépido nos destinos mais variados do planeta, porém quando visitei o México no ano passado e tive a oportunidade de voltar a visitar o estado de Quintana Roo na Riviera Maya, não pensei duas vezes ao realizar uma das atividades mais memoráveis dos últimos tempos, fiz um mergulho chamado Bull Shark Encounter, ou em puro português, um mergulho para encontrar tubarões-touro, também chamados de tubarões cabeça-chata.

Para ser mais exato ainda com relação à experiência vivenciada, na realidade fizemos uma única imersão onde teríamos a oportunidade de ver um dos mergulhadores da Phantom Divers de Playa del Carmen alimentando tubarões tigre com as próprias mãos (é claro que munido dos pré-requisitos básicos de segurança, com relação à roupa e também experiência). Este foi um mergulho estático, nosso grupo submergiu com todos juntos a uma profundidade média de 24 metros e fomos muito bem orientados a ficar estáticos, todos lado a lado em uma fila. Também fomos orientados a não realizar movimentos bruscos, a não utilizar qualquer tipo de selfie-stick ou sequer movimentar os braços - a grande surpresa foi ver que uma senhora com mais de 70 anos também seria uma das mergulhadoras nesta oportunidade!

Mergulho em Playa del Carmen
Mergulho em Playa del Carmen

Foi adrenalina do princípio ao final do mergulho. Os olhos mal conseguiam acompanhar tudo que estava acontecendo ao nosso redor. Os tubarões-touro são gigantescos e foram apareceram logo que o dive master abriu um gigantesco canudo recheado de presas. Eles se sentem muito atiçados quando percebem o cheiro do peixe morto e as secreções liberadas pela caixa de iscas. É um mergulho cheio de adrenalina mas que me pareceu bastante seguro em todos os sentidos. Todos no grupo são muito bem orientados ainda antes do embarque, foi possível perceber que todos estavam bem sossegados, inclusive a senhorinha de 70 anos com a cabeça branquinha que estava logo ao meu lado no fundo do mar :)

Alimentando tubarões touro em Playa del Carmen - Riviera Maya - México
Alimentando tubarões touro em Playa del Carmen - Riviera Maya - México

Antes mesmo de saber que eles realizavam esse tipo de mergulho, fui até ao dive-shop para conferir quais opções que teria nesta oportunidade, foi quando recebi excelentes recomendações sobre esta experiência. Eu decidi realizá-la mesmo não concordando muito com a ideia de mergulhos para alimentar tubarões, visto que estes são animais completamente selvagens e que não devem se adaptar a esta prática. Bom, não entrando na questão ideológica do mergulho, concordei em realizá-lo e logo percebi que existiam vários pré-requisitos a serem verificados antes de ir ao mar. Alguns deles eu vou relacionar logo a seguir:

  • É preciso ser mergulhador avançado e ter mais de 30 mergulhos registrados - é bom fazer um curso de reavaliação antes de ir ao mar, desde que é preciso ter todas as habilidades em mente enquanto sua cabeça estiver coberta de tubarões;
  • Imprescindível ter bom consumo de ar, quanto mais tempo tiver de ar, maior será o tempo de fundo. Quem ficar sem ar primeiro faz com que o mergulhe de todos chegue ao final;
  • Boas técnicas de equalização
  • Seguir o plano do mergulho repassado antes de ir pra água
  • Equipamento adequado - é bom evitar roupas com cores brilhantes

 

Tubarões no México - Playa del Carmen
Encontro com tubarões cabeça-chata (Bull Sharks) no México

Também gostei de observar as diferentes espécies de cardumes que apareciam para aproveitar as sobras deixadas pelos tubarões, é possível inclusive contemplar alguns tipos de peixes-piloto (espécie que acompanha os tubarões limpando os dejetos deixados por eles). Também avistei algumas raias, nesta oportunidade fiquei em êxtase com uma raia gigante que quase subiu em cima do grupo (você pode conferir esse momento assistindo a um dos vídeos que veem logo a seguir).

Mergulhando com o pessoal da Phantom Divers - Playa del Carmen
Mergulhando com o pessoal da Phantom Divers - Playa del Carmen

Bom, como imagens valem muito mais do que palavras, fica aqui o convite para que você assista alguns dos melhores momentos registrados em vídeo nesta incrível experiência ao lado da galera da Phantom Divers em Playa del Carmen.

Assista aos vídeos: alimentando tubarões no México


Mergulho com tubarões touro

 


Tubarões Touro em Playa del Carmen

 


Mergulho com Tubarões cabeça-chata (Bull Sharks)

 


Mergulho em Playa del Carmen com a Phantom Divers

E a seguir você pode conferir também uma galeria com as melhores fotos que consegui registrar nesta oportunidade! Momentos de perder o fôlego mesmo com o regulador na boca :)

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias