Comida Gaúcha no Restaurante Galpão Costaneira

Qual a comida predileta de um gaúcho que mora em Goiás desde criança? Acertou se você disse churrasco! E como poderíamos sair do Rio Grande do Sul sem conhecer uma típica casa de comida campeira? Confira como foi o almoção gaúcho que pegamos no Galpão Costaneira em Cambará do Sul.

Sabem como é né não?! Como bom gaúcho que sou, posso até ter vindo muito novo morar em Goiás, mas as raízes tchês, ah essas tal de raízes insistem em nos acompanhar até a eternidade! E sou gaúcho com um orgulho maior por ter visitado o Rio Grande do Sul depois de muitos anos, brindado pela cia dos Adventure Bloggers, e comprovado que ainda preservo em minha personalidade muito desses pampas!

Depois de explorar o Parque Nacional da Serra Geral pelas sinuosas trilhas panorâmicas no topo do Cânion Fortaleza, a fome cresceu de uma forma incontrolável e ainda bem que o Guilherme da Operadora Rota dos Canyons fez questão de avisar que era preciso muita, mas muita fome mesmo para encarar o Restaurante de comida campeira que estaríamos prestes a conhecer, o Galpão Costaneira, em Cambará do Sul - RS.

Galpão Costaneira - Cambará do Sul - Rio Grande do Sul - comida campeira gaúcha
Chegada ao Galpão Costaneira

O Restaurante, que realmente parecia um grande galpão com aspecto meio abandonado a uma primeira vista não me surpreendeu logo de cara, eu estava faminto! Aos poucos fui me ambientando ao lugar e a fachada começou a fazer sentido. O pessoal do Costaneira adaptou o restaurante com um ar hiper rústico em um grande galpão antigo e decorou tudo com o estilo campeiro de viver a vida.

A tramela foi girada e nos deparamos com uma lojinha cheia de recordações (muitas delas comestíveis), propícias para souvenirs de Cambará. Logo na chegada haviam os aperitivos de sempre, as cachacinhas sempre foram as boas-vindas nos restaurantes, hotéis e pousadas que íamos conhecendo nessa Rota dos Cânions.

Ambiente tradicional e comida campeira, doses de cachças para abrir o apetite
Ambiente tradicional e comida campeira, e uma dosinha de cachça para abrir o apetite

Como a fome estava gritando, e já passavam das duas da tarde, fomos direto ao assunto sem muitos rodeios - atacamos o buffet que tinha muito arroz de carreteiro, arroz com linguiça, feijão de vários tipos (até feijoada tinha), soalada básica e eu estava pronto para ver o que tinha numa churrasqueira no fundo do Galpão!

Almoço com paladar autenticamente gaúcho em Cambará do Sul
Almoço com paladar autenticamente gaúcho em Cambará do Sul

Ao chegar na bendita churrasqueira tive uma grande decepção, ela estava completamente vazia!!! Teríamos chegado tarde ao restaurante? Será que o churrasco já tinha ido todo pro estômago dos locais? Meu DEUS, eu estava quase entrando em desespero quando a galera me gritou e eu subi as escadas com o prato na mão feito um maluco, sedento por uma bela carne assada ao estilo gaúcho! E eis que quando cheguei na mesa, lá estava uma mini-churrasqueira de chapa, com direito a carvão e tudo mais, e supitando sobre ela vários cortes de carne acompanhados por salames e queijos derretendo, eu me esbaldei! :D

Churrasco no Restaurante Galpão Costaneira, em Cambará do Sul/RS
Churrasco no Restaurante Galpão Costaneira, em Cambará do Sul/RS

Encheu a boca dágua? Eu também! Bom almoço pra você também!

Adventure Bloggers
Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias