Old Providence e minhas primeiras impressões

Uma pequena ilha no meio do Caribe. Adicione tempero colombinao, praias paradisíacas, água morninha e uma atividade oceânica realmente muito intensa. Conheça Providência e as impressões iniciais de mais esta ilha visitada pelo Blog Boa Viagem.

Depois de chacoalhar por 4 horas a caminho da ilha de Providência a bordo do catamarã Sensation, eis que foi possível colocar os pés no chão e registrar mais essa experiência neste diário de bordo - navegar por tantas horas em mar aberto não é definitivamente a melhor alternativa para quem possui estômago fraco. Independente desse fator de deslocamento, uma viagem a San Andrés pode se transformar na melhor alternativa para quem quer visitar este outro destino que definitivamente complementa a verdadeira experiência caribenha colombiana.

Até fiquei um tanto quanto confuso nas primeiras pesquisas, quando fiquei sabendo da existência de mais esse lugar paradisíaco ali por perto de San Andrés. Providência, ou Old Providence, também é uma ilha colombiana, com costumes colombianos, porém não é tão comum ver os locais falando espanhol - eles falam um inglês com sotaque rastafari jamaicano que às vezes é bem difícil de ser compreendido, também não me assustei quando conversei com vários locais que possuiam o espanhol fluente, mas de fato sempre começava a minha conversa com um "Hey Oh mahh maaan, whazaaap?" ou ainda um "Jáahh Love maaa man, how you doing todáay?". Era fazer isso e receber instantaneamente um sorriso de ponta a ponta: eles amam conversar em inglês e fazem questão de caprichar quando um visitante deste arquipélago inicia o diálogo na língua inglesa.

Providência é pequena: com duas horas em uma moto é possível dar uma volta completa na ilha. Não existem grandes supermercados, poucos carros, pouquíssimos habitantes, e até certo ponto confesso que senti um quê de abandono no ar, parecendo mesmo que aquele lugar já teve tempos mais áureos, entretanto a atmosfera também era composta pelo visual paradisíaco do mar caribenho de 7 cores, vegetação densa cobrindo praticamente todo relevo da ilha e de atividade marinha realmente muito intensa...

Mergulho com tubarões calha preta
Mergulho com tubarões calha preta

E por falar em mergulho - esse foi meu principal objetivo nessa ilha. Em parceria com a equipe de Felipe Cabezza, um dos mais experientes mergulhadores de Providência, realizei três dias de mergulhos - cada dia em pontos diferentes, sempre com surpresas de fazer a adrenalina jorrar aos litros! Eu vou criar matérias para cada um dos nossos dias de mergulho, podem ficar tranquilos que vou compartilhar cada detalhe que me surpreendeu enquanto estava submergido.

As águas do Caribe já estão infestadas de uma praga, uma espécie endêmica provinda das águas indianas chamada LIONFISH (peixe-leão). Apesar de ser impressionantemente lindo, este peixe está acabando com as espécies nativas dos recifes de corais caribenhos. Já não há mais tantos cardumes como antigamente. Este tipo de peixe encontrou nas águas cálidas caribenhas todas as condições mais favoráveis para se multiplicarem descontroladamente (e por não possuir um predador natural). Aí entra o trabalho dos Cabezza, matando essas espécies com arpão e dando de comer aos tubarões calha-preta. Bom, vou compartilhar muitos detalhes sobre essas experiências nos próximos posts.

Agora quer saber um pouquinho sobre como são algumas das praias de Providência? Bem, sente só como foi um dos finais de dia em SouthWest Bay, uma das mais lindas baías de Providência:

Pôr do Sol em Southwest Bay
Pôr do Sol em Southwest Bay

Uma praia de águas mornas, residência de várias espécies de peixes, corais e também invertebrados. Uma baía acessível onde é possível degustar pratos de Divino Niño, um dos melhores restaurantes desta ilha - este é um lugar de sussego, de caminhar sem preocupação com o horário e de interação máxima com os locais - extremamente amigáveis (ainda mais quando o visitante é um grupo de brasileiros!). E não pensem que é apenas de mergulhos e atividade oceânica intensa que vive o turismo de Providência. Pra quem vai visitar esta ilha e quer incluir um trekking fantástico até o ponto mais alto, então acreditem: The Peak tem desafios de sobra aos seus visitantes:

The Peek - no topo de Old Providence
The Peek - no topo de Old Providence

Lá de cima o vento sopra bem mais forte. É possível observar claramente a demarcação que os recifes fazem nas duas ilhas: Providência e aquela pequenininha ao fundo na foto anterior: Santa Catalina! Quer saber mais sobre esses dias incrivelmente intensos explorando Old Providence?! Não deixe de acompanhar as nossas próximas matérias!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias