Um lago e alguns crocodilos em San Andrés

A grande vantagem em se perder explorando um destino tão sensacional quanto San Andrés, é justamente o risco elevadíssimo em encontrar lugares incríveis e inusitados em seu caminho...

Eis que em um belo dia estava eu a rodar pela Ilha de San Andrés, território insular colombiano no meio do mar caribenho, meio que sem destino entende? Eu estava querendo encontrar algum canto extremamente exclusivo nessa ilhota paradisíaca, quando parti ladeira acima rumo ao interior de vegetação densa, repleto do que eu mais amo encontrar em ilhas incríveis: o povo nativo, suas culturas, costumes, crenças, guloseimas...

Não demorei mais do que 30 minutos para encontrar umas placas indicando o caminho para um tal de Big Pond Linval Cove, que seria um lago de água doce no coração da ilha de San Andrés. Eu não botei muita fé no lugar, porém já que estava na chuva e acabei preferindo me molhar todo para ir conferir como era essa lagoa. Antes mesmo de encontrar a rua que entrava para o lugar, fiquei maravilhado pela arquitetura colonial das casas do interior desta ilha, enquanto fazia uma breve parada para comer umas empanadas de caranguejo bem típicas e explendorosamente deliciosas (sem contar que eram mega baratas!)

Detalhes de passeios pelas ruas de San Andrés
Detalhes de passeios pelas ruas de San Andrés

Descartando as blitz tão frequentes pelas rodovias de San Andrés, viajar entre os vilarejos desta ilha pode ser uma das principais experiências a serem adquiridas por quem visita esse paradísiaco pedacinho da Colômbia no meio do Caribe. Fiz questão de investir boa parte das minhas experiências descobrindo os melhores lugares de San Andrés por conta própria e acredito que esta seja a melhor e mais econômica opção para conhecer um lugar tão incrível quanto este. E foi assim que descobri o Big Pond, a mais larga reserva de água doce do arquipélago, localizada em uma região chamada Cove Valley, um verdadeiro divisor de águas para esta ilha. Existem ainda outros 4 lagos em San Andrés, porém fiquei apenas no principal, maior e mais interessante lago de todos existentes neste arquipélago.


Rodando pelas rodovias de San Andrés em uma moto

Existem vários relatos de turistas que foram roubados, saqueados ou ainda obrigados a pagar propinas para entrar nesse lugar, porém não existe controle de entrada e não há necessidade de pagar nada para ninguém por ali. É bom aguardar forte assédio de vários nativos que comumente estão por ali em busca de dinheiro: eles vão tentar ganhar grana a todo custo, tentarão cobrar sua entrada, e também para olhar seu veículo, porém relute, fale bom espanhol aberto com eles, convença-os que não há o que cobrar dos leitores do blog boa viagem ;)

Eu deixei a moto trancada, na entrada do Big Pond, retirei todos os meus pertences do banco e disse que se o rapaz fosse um cara legal, e se eu tivesse alguns trocados, que no final TALVÉS ajudaria ele com algumas moedas. Confiança ganha, fui rompendo rumo ao gigantesco lago que se desenhava no horizonte. Ao chegar bem próximo de uma das margens encontrei uns rastafaris e me atentei para alguns crocodilos que estavam se locomovendo vagarosamente pelo chão.

Big Pond Linval Cove em San Andrés - Colômbia
Big Pond Linval Cove em San Andrés - Colômbia

Fiquei até meio assustado num primeiro momento, desde que alguns dos crocodilos ainda eram pequenos e se misturavam facilmente à vegetação das margens do lago. Logo o rasta se aproximou perguntado o que eu estava procurando, quase que instantâneamente já oferecendo drogas. Eu recusei qualquer auxílio dele, mas ele foi insistente, perguntando se tinha um veículo para lhe oferecer carona de volta à cidade de San Andrés. Tentei desviar o rumo da conversa fotografando os animais...

Crocodilos em San Andrés - Caribe colombiano
Crocodilos em San Andrés - Caribe colombiano

Eles se mechiam vagarosamente porém fiz questão de manter distância pois pareciam verdadeiramente famintos, assim como todos os nativos que estavam por ali, aguçados pela minha presença e ávidos por alguns trocados. Não dei mole e quando menos sentiram a minha falta, já estava a alguns quilômetros de distância. Experiência obtida, fotos registradas, dá licença que o viajante tem que continuar. E enquanto o próximo post não aparece por aqui, que tal se você ficar ae curtindo esse vídeo que registrei lá na Big Pond?


Crocodilos no Big Pond Linval Cove

Muito legal né não? Ótima experiência para se obter entre um mergulho e outro. Porém, vá sem grana na carteira e fique esperto com os locais. Eles amam aproveitar para tentar ganhar algo em cima dos turistas. Curtiu? Já foi em San Andrés?! O que achou dessa experiência? Agradeço por seus comentários na caixa que vem aí logo a seguir!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias