Conhecendo um pouco sobre Kuta, na Ilha de Bali

Depois de conhecer as partes mais transcendentais da Ilha de Bali, antes de deixar essa nação fizemos questão de investir um dia conhecendo uma das cidades mais badaladas dessa ilha - Kuta, sinônimo de baladas, praias incríveis e ótimos lugares para compras de souvenirs.

Se Bali poderia ter uma cidade considerada com a Babilônia, então essa cidade seria Kuta. Ao chegar em Kuta procuramos um hotel econômico para passar os dois dias, descansamos da viagem que nos trouxe de Tulamben e recarregamos as baterias dos equipamentos para o próximo dia. Quando o dia amanheceu, levantamos bem cedinho para uma caminhada na praia de Kuta. Ao chegar até a avenida que teoricamente teria que ter vista pro mar, eis que um belo e gigantesco muro cercava a areia da calçada...

A bela praia urbana de Kuta
A bela praia urbana de Kuta

A qeustão aqui não é nada além de uma exigência religiosa - pela ilha ser da religião Hindu, eles não concordam com a idéia de ver turistas e locais em trajes de banho caminhando pelas ruas, então decidiram cercar a praia e criar aqueles belos portais de acesso ao mar (assim como o que ilustra a capa desta matéria). Além da bela muralha, vários outros detalhes insistiam em lembrar que estávamos na Indonésia, tal como locais fazendo suas oferendas a estátuas de deuses hindus no meio de ruas movimentadas, adornos típicos próximos a postes de energia, sempre contrastando com cartazes, placas e anúncios publicitários.

Praia murada, avenida e detalhes de Kuta - Bali - Indonésia
Praia murada, avenida e detalhes de Kuta - Bali - Indonésia

Outrora Kuta já se mostrava uma cidade tradicinal como tantas outras no Sudeste Asiático, que sofre de problemas comuns de grandes centros, tais como engarrafamentos, tráfego intenso em suas avenidas (inclusive por parte de motociclistas) e tráfico de drogas. Mas não pense que encontrará traficantes pelas ruas te intimando a adquirir as drogas seculares tradicionais - tão exôticos quanto o país são seus traficantes - era comum ser abordado por vendedores de "cogumelos mágicos" em praticamente todas as esquinas, entregando cartões de visitas e prometendo momentos de delírio alucinante.

Serviços de entregas suspeitos em Kuta
Serviços de entregas suspeitos em Kuta

E não foi somente isso que chamou a atenção nas primeiras impressões caminhando pelas ruas de Kuta - muitos vendedores ambulantes, tendas com locais vendendo lembranças, souvenirs, artigos "originais" e por outro lado várias lojas de grife praticando preços até certo ponto acessíveis para a turistada se fartar de recordações da ilha de Bali. Algo que vou me recordar para sempre é dos postos de combustível - eles estavam espalhados não somente por Kuta, mas por todas as regiões desta ilha, inclusive nos vilarejos mais afastados, a prática de montar um posto de gasolina "caseiro" é bastante comum em Bali!

Posto de combustível comuns pelas ruas de Kuta
Posto de combustível comuns pelas ruas de Kuta

Kuta também é mundialmente conhecida por suas baladas, boates, casas de shows e restaurantes, espere encontrar turistas de todas as partes do mundo caminhando pelas avenidas de Kuta! Boa parte dos turistas que visitam Bali se concentram nessa cidade justamente por aliar as amenidades das metrópoles internacionais com o exotismo balinense. Além do mais Kuta é um ponto de apoio importante para quem quer visitar a praia mais famosa da ilha de Bali - Uluwatu, assunto da nossa próxima matéria sobre a Indonésia! Curtiu? Deixa seu comentário na caixa que vem a seguir!

Praia em Kuta - Ilha de Bali - Indonésia
Praia em Kuta - Ilha de Bali - Indonésia

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias