Fazendo compras em Bangkok

Encerrando as publicações sobre a Tailândia, eis que resumo meus dois últimos dias em Bangkok - compras no Pantip e muita caminhada entre as lojas do complexo Siam.

Conhecida por suas lutas de Muay Thai, sua comida picante e pelo trânsito caótico, a cidade de Bangkok é uma das mais desenvolvidas metrópoles do Sudeste Asiático. Não poderia finalizar os relatos sobre a Tailândia sem antes abordar um tema muito interessante para quem deseja visitar esse país - como fazer compras em Bangkok, e quais são os melhores lugares para quem quer investir alguns Bahts em eletrônicos e souvenirs.

Cheguei até a acreditar em um primeiro momento que não conseguiria encontrar qualquer tipo de eletrônico a preços satisfatórios na Ásia, até que conheci a Pantip Plaza. A questão é que quando conhecemos os Estados Unidos, fica complicado comparar os custos das mercadorias com esta que é atualmente a maior potência mundial. Mesmo em lugares como o Vietnã ou na Indonésia não consegui encontrar uma boa variedade de eletrônicos com custos satisfatórios, mas nos meus últimos dias em Bangkok, resolvi investir um tempo, abri mão de conhecer vários templos para investir meus últimos momentos na Ásia imerso em uma das práticas mais interessantes no ângulo de visão dos visitantes aqui do blog - compras de eletrônicos em outros países.

Enganam-se as pessoas que acreditam que a Tailândia é um ótimo destino apenas para apreciar a culinária, sua cultura e religião! Ela é um destino realmente muito interessante pra quem deseja adquirir uma boa câmera fotográfica, com preços verdadeiramente acessíveis. O melhor lugar para compras de eletrônicos e quinquilharias informáticas é definitivamente o Pantip.

Pantip Plaza em Bangkok - Shopping da informática
Pantip Plaza em Bangkok - Shopping da informática

Um gigantesco shopping de 3 andares, com milhares de produtos. Era fácil perder-se em meio a tantas lojinhas. Visitei o Pantip duas vezes, tinha alguns objetivos que facilmente eram modificados a cada loja que visitava. Com corredores intermináveis, era praticamente impossível conseguir fazer cotações, visto que várias lojas trabalham com os mesmos tipos de produtos e os preços são bastante semelhantes. Então a regra de ouro era a seguinte: encontrou o que buscava? Tá barato?! Então compra logo!

IT City no Pantip Plaza - a cidade dos computadores - toneladas de mercadorias
IT City no Pantip Plaza - a cidade dos computadores - toneladas de mercadorias

Uma verdadeira cidade do TI (tecnologia da informação) - assim anunciava um luminoso no topo do último andar do Pantip - representantes de várias marcas de informática, renomadas mundialmente estavam sendo anunciados por ali, mas como sou realmente precavido, não me entregava ás compras na primeira tenda que abordava - muitos tentam passar a imagem de autorizados por determinada marca, mas neim todos são!

Os ítens que realmente valiam a pena eram os notebooks (e netbooks também) e principalmente as câmeras fotográficas, em especial as da marca tailandesa NIKON, que aparentemente obrigava sua concorrente direta ((CANON) a trabalhar com preços competitivos também. Esta pode ser uma ótima oportunidade para quem quer comprar uma DSLR logo ao desembarcar no Sudeste Asiático. No mais, os outros produtos que pesquisei sempre possuíam os valores bem parecidos com os praticados no continente americano. Recomendo que visite esse lugar sem muita pressa - é necessário investir uma tarde completa (ou talvés até o dia inteiro) para conseguir perambular por todos os 4 andares e pechinchar pelo melhor preço.

Saindo do Pantip, ainda no centrão de Bangkok, conheci uma outra realidade desta cidade tão alucinante - a capital da Tailândia feita para os ricos e endinheirados. Visitei, já no início da noite e no outro dia pela manhã o complexo de shoppings chamado SIAM. Esta sim é a Bangkok ás avessas da Khao San Road. Não havia mais sujeira, odor nas ruas, poluição ou qualquer tipo de ambulante. As barraquinhas de rua, tão tradicionais em todo território tailandês deram espaço a praças largas, bonitas, com altares que demonstram a beleza da religião budista (assim como a foto de abertura dessa matéria).

Siam - complexo de shopping em Bangkok
Siam - complexo de shopping em Bangkok

Siam Center, Siam Discovery, Siam Tower e Siam Paragon. Esses são os nomes dos quatro grandes shoppings do grupo Siam. Construídos estrategicamente lado a lado, esses edifícios gigantescos formam a Siam Square, uma bela praça que interliga as dependências desses centros de compras na Tailândia. Muito próximo dali também existe o grandioso MBK, a Central World Plaza e o Pantip - tudo muito próximo e todos eles podem ser visitados em breves caminhadas. Vale a pena considerar um pouco mais de tempo para conhecer todos os prédios, lojas, atrações e afins - fiz minhas visitas em uma tarde, uma noite e um dia completo, e mesmo assim ainda não consegui visitar tudo, sem mencionar a correria que foi.

Os produtos falsificados cedem lugar aos 100% originais e as etiquetas de preço disparam. Tudo é muito mais caro do que nas proximidades da Khao San Road, mas a diferença aqui é o ar condicionado, o atendimento exclusivo e a limpeza impecável dos estabelecimentos comerciais - uma Bangkok muito diferente daquilo que havia visto até então. Ainda consegui encontrar muitas promoções e descontos interessantes, principalmente em roupas de boas marcas e ítens para viajantes (comprei uma mochilona da North Face a um preço muito convidativo)

Loja de departamentos Paragon
Loja de departamentos Paragon

O Siam Paragon é um dos estabelecimentos comerciais mais luxuosos da Tailândia! Sem dúvidas foi um dos shoppings de mais alto nível que visitei em todos os países que conheci no Sudeste da Ásia - são 7 andares de lojas com marcas mundialmente renomadas, além de franquias internacionais que atuam nos segmentos de tecnologia e eletrônicos, vestuário, restaurantes e tantos outros segmentos.

Shopping Siam Paragon em Bagkok
Shopping Siam Paragon em Bagkok

A organização nesta região é tanta que é fácil ver os locais fazendo filas até para conseguir uma corrida de taxi - e tudo muito bem sinalizado e devidamente coordenado por um policial. Ah! E quando bater uma fome, basta dar uma caminhadinha até as ruas mais movimentadas! Saindo um pouco da região da Pantip Plaza é fácil encontrar os ambulantes vendendo toda e qualquer espécie de iguaria tailandesa a preços bem mais econômicos do que aqueles praticados dentro das praças de alimentação dos shoppings.

Comida de rua por todos os lados em Bangkok
Comida de rua por todos os lados em Bangkok

Só fica o alerta para quem tem estômago fraco - não vale a pena arriscar a saúde do organismo para experimentar uma delícia tailandêsa - mas se parecer bom, então coma!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias