Poluição em Koh Phi Phi

Não é só de belezas e cenários paradisíacos que vive o destino mais badalado da Tailândia. Assim como tantos outros lugares turísticos, as ilhas Phi Phi sofrem por conta da ação humana e dos dejetos que são produzidos diariamente. Como tratá-los? Como evitar a poluição em destinos como esse?

Lembro como se hoje fosse o dia que cheguei a Phi Phi, o odor não saiu com facilidade da recordação. Apesar de ser tão linda e mundialmente divulgada como o verdadeiro destino paradisíaco tailadês, as Ilhas Phi Phi também sofrem com a poluição provocada pela ação humana. Maya Bay ainda preserva seu aspecto intocado. Suas matas densas e "A Praia" seguem tentando manter-se inabaladas mesmo sendo vítima da altíssima exploração turística desse arquipélago localizado no sul da Tailândia.

Logo ao desembarcar em Koh Phi Phi, fui obrigado a sair em uma busca alucinante por uma hospedagem de última hora e lembro-me bem que as minhas primeiras impressões sobre o lugar foram levemente abaladas pelos esgotos que corriam ao céu aberto(montagem a seguir), e também pela estação de tratamento de água, também vulgarmente conhecida por Poo Garden, ilustrada pela foto de capa dessa matéria.

Esgoto a céu aberto e odor pelas ruas do vilarejo
Esgoto a céu aberto e odor pelas ruas do vilarejo

Fato que seja necessário criar uma estação de tratamento de esgoto em um lugar tão paradisíaco, mas o grande desafio é mantê-lo de forma sustentável. Outro grande incômodo foi ver o esgoto correndo a céu aberto em boa parte das ruazinhas do vilarejo. Com certeza existe uma boa intenção por trás dessa atitude, mas acredito que turística, e até mesmo ecologicamente falando, essa não pode ser a melhor alternativa para o esgoto em uma ilha que ilustra boa parte dos postais que partem da Tailândia para o mundo inteiro.

Até Maya Bay sofre com a grande quantidade de turistas que a visitam diariamente. Essas são ilhas que até certo ponto estão distantes do continente, faz-se mais que necessária a ação de reciclagem dos dejetos produzidos por ali! Essa é uma atitude praticamente obrigatória, desde que seria um verdadeiro suicídio turístico, passar a poluir o mar verde turquesa que banha essa região da Tailândia. E se você já visitou esse destino, e a poluição é um assunto que te deixou com as orelhas em pé, então você está convidado a deixar um comentário expressando as suas opiniões logo a seguir ;)

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias