Depois do massivo dia de explorações que o Ilhatur com o pessoal do Atalaia Receptivo me proporcionou em Fernando de Noronha, foi tempo de voltar para casa. Exatamente isso prezado leitor, me senti como em minha residência na Pousada de Dona Filó, uma das pioneiras de Noronha! Eu havia deixado a Pousada Estrela do Mar para trás e ainda na manhã do primeiro dia parti para o recorrido pela ilha. Foram momentos incríveis e sinceramente precisava de um tempo para relaxar e desfrutar um pouco da viagem – não poderia ter encontrado lugar melhor do que em um dos bangalôs muito bem cuidados pela própria Senhora Filó.

Ainda no ano de 1990, quando a Ilha de Noronha não era mais do que um sonho longínquo para viajantes mortais assim como eu, Dona Filó estava lá firme e forte com seu marido, que na época exercia a profissão de cirurgião dentista, pronta para desbravar o segmento hoteleiro do lugar que se tornou um dos destinos mais exclusivos presentes em território brasileiro.

Com a amável Dona Filó
Com a amável Dona Filó

Tive a oportunidade de conversar com Dona Filó por várias horas no meu segundo dia em Noronha, ela me contou as histórias de quando sequer existiam pousadas, mas sim casas em que os locais alugavam os quartos aos minguados visitantes que se aventuravam por um destino que sequer estava escrito no mapa turístico da pátria amada. Dona Filó esteve ali antes mesmo de pousadeiros tradicionais, tais como o próprio Zé Maria. O grande diferencial de Filó é justamente o contato pessoal: é simplesmente uma grande avó, disponível a todo momento para trocar idéias, contar as histórias dos tempos em que se mudou pra Noronha, ou simplesmente para presentear os hóspedes em momentos exporádicos do dia com uma de suas delícias 🙂

Foi na Floresta Velha que as primeiras Pousadas e várias instituições presentes ainda hoje nesta ilha se estruturaram. Aqui está o primeiro colégio, a associação de pousadeiros e moradores e também uma das vistas mais impressionantes de um dos cartões-postais de Noronha – O Pico!

Vista matutina da Pousada da Filó
Vista matutina da Pousada da Filó

Acordar de uma noite tranquila e restauradora e dar de frente com um visual desses proporciona inspirações para que seu dia seja completamente especial! A casa original de Dona Filó foi mantida da forma na qual foi construída ainda na década de 90 e para receber melhor seus visitantes ela estendeu o fundo de sua residência criando uma área exclusiva na qual construiu algumas suítes com vista para o Pico. Na casa antiga ainda funcionam a recepção, área do café da manha e cozinha, sala de estar com TV a cabo, lugar para acessar a internet sem fio e os aposentos da dona Filó. Para vocês conferirem melhor um pouco da estrutura da Pousada da Filó, segue o vídeo que complementa ricamente esta matéria:


Pousada da Filó – Fernando de Noronha – PE

Estar com a Dona Filó é ser tratado como parte da família. Ela faz questão de conhecer seus hóspedes melhor: é uma senhora realmente muito amável! Outro diferencial de Filó é ser uma das mais ilustres moradoras de Noronha, conhece a todos e arranja facilmente qualquer tipo de passeio ou provê informações valiosas sempre buscando proporcionar o melhor para a estadia de todos os turistas que por ali se hospedam. No café da manhã a própria Filó serve seus hóspedes: pega o seu pratinho e busca os melhores pedaços de suas iguarias para complementar seu buffet. Consegue imaginar aquele tipo de pessoa que sempre quer te ver feliz e faz questao de oferecer sempre o melhor? Afinal de contas onde mais você poderia encontrar no café da manhã algo como Pão de Linguiça Toscana?! Ou ainda Macacheira com Carne Seca!? É claro que não faltam tapiocas, doces ou salgadas, atendendo sempre ao paladar de quem lhe visita.

Café da manhã na Pousada da Filó em Noronha
Pão de linguiça toscana, mandioca com carne seca no café da manhã da Dona Filó

O que esperar de um café da manhã que é especialmente preparado pela própria Dona Filó? Ela faz questão de manter a organização dos frios, repor as bolachinhas, doces, bolos e iguarias salgadas, serve aos visitantes as bebidas quentes e frias contando também com a ajuda de uma pessoa na cozinha, capaz de preparar rapidamente alguns pratos individuais sob demanda, tais como omeletes, ovo mexido, tapiocas, banana frita com canela e afins.

As delícias do café da manhã na Pousada da Filó em Noronha
As delícias do café da manhã na Pousada da Filó em Noronha

Agora sobre as acomodações: são construídas em alvenaria, com tijolo a vista preservando o ar rústico característico de Noronha. Todos os bangalôs possuem área externa com rede, ar condicionado e TV de 20 polegadas, as camas são box king-size, telefone, frigobar e banheiro privado com água aquecida.

Meus aposentos e alguns mimos de Dona Filó
Meus aposentos e alguns mimos de Dona Filó

Dona Filó é uma pessoa tão agradável que fez questão de deixar um bolinho delicioso com suco de frutas natural e um baldinho lotado de gelo no quarto que estava reservado para mim. Ela sabia que eu iria chegar do ILHATUR faminto e me contou que é rotineiro fazer esse tipo de agrado para seus hóspedes – inclusive para aqueles que estão comemorando datas especiais, tais como aniversários ou em lua de mel.

Cair da noite nos bangalôs da Pousada de Dona Filó
Cair da noite nos bangalôs da Pousada de Dona Filó

Com o cair da noite, as cores do céu vão transformando, dando lugar ao cenário espetacular que realça a silhueta do Morro do Pico, um gentil convite para relaxar nas espreguiçadeiras do deck de Dona Filó e tentar contar quantas estrelas há iluminando o céu de Noronha. Nos próximos posts sobre esse destino brasileiro vocês vão conhecer as outras soluções de hospedagem desta Maratona de Pousadas, além de embarcar comigo em várias nas várias outras atividades que realizei no paraíso!

Serviço

Pousada da Filó
Rua Nice Cordeiro 2620 – Floresta Velha – Fernando de Noronha/PE
Telefone: (81) 3619 1137 | Central de Reservas: (81) 3268 8323
pousadadafilo.com.br | Email para reserva
Para valores de diárias entre em contato e mencione que viu esta matéria!
A estadia de Luiz Jr. Fernandes foi uma cortesia da Pousada da Filó

Euforonha
euforonha Triboju Pousada da Carmô Dolphin Receptivo Atalaia Atlantis Travel Pousada do Zé Maria Pousada da Filó Pousada Estrela do Mar Econoronha e Parque Nacional Marinho Secretaria de Turismo do Pernambuco ICMBIO e Projeto TAMAR

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *