Playa Blanca é sem sombra de dúvidas a mais linda praia da Colômbia, isso em minha humilde opinião é claro. Muito diriam que é mentira, que as mais lindas praias colombianas ficam nas ilhas Rosario, pois bem, vou defender minha ponto de vista compartilhando com vocês das minhas singulares experiências visitando este destino. Areias finas, brancas, som tipicamente caribenho, comida de praia (tal como arroz de côco), e um oceano caribenho de tons azuis multicoloridos com águas rasas e mornas é o que você vai encontrar por ali. O problema para mim foi justamente esse: como chegar até esse destino da forma mais econômica possível partindo do centro de Cartagena? Pois bem, vou compartilhar com vocês de minha saga em busca da “playa blanca”.

 

Cartagena é maravilhosa, tanto nas primeiras impressões, quanto analisando todos os detalhes que compõem a cidade: suas construções majestosas, seu ar de cidade portuária colonial e principalmente suas maravilhosas praias caribenhas. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais as “calles cartageneras” são completamente tomadas por colombianos e cidadãos de todas as partes do planeta em todas as fases do ano. O capricho utilizado para esculpir Cartagena é notado pelas imagens a seguir que ilustram as imponentes muralhas que protegeram por séculos seu importante e fenomenal centro histórico.

Muralha em Cartagena das Indias
Muralha de Cartagena das Indias

Muito além da beleza de suas construções, estão seus monumentos. O que mais chama a atenção dos turistas é sem sombra de dúdivas a Muelle de Los Pegasos: dois imponentes pegasus que marcam a chegada ao principal porto turistico de Cartagena, onde atracam apenas as embarcações pequenas que transportam turistas e mercadorias.

Muelle de los pegasos - Monumento Cartagenero
Los Pegasos de Cartagena

A disputa pelo turista é realmente um fator muito interessante de se notar em Cartagena. Existem mediadores de negociações turisticas por todos os cantos do porto. Todos os barcos, navios, catamarans e afins que partem dali possuem um agente de viagens em terra que media a negociação/passeio para as praias da região. Para chegar até essa região é muito simples. De qualquer lugar em Cartagena você deve pegar um taxi, ou um ônibus, que siga até o “Mercado Bazurto”, principal supermercado de Cartagena.

Barcos de passeio para praias colombianas
Barcos de passeio que partem para praias em Cartagena

Muito além dos agenciadores turisticos, você também encontrará de tudo neste porto! Existem vendedores de tudo o que se possa imaginar, e creio que não há ninguem melhor que uma vendedora local para poder nos orientar na busca do meio mais econômico para se chegar na playa blanca.

Vendedora de comida em Cartagena
Comida!? Informaciones?! A la orden!

É de Muelle de los Pegasos que partem centenas de lanchas todos os dias (exceto domingos) para a praia branca e demais praias da região (inclusive para as Islas de Rosarios – outra pérola colombiana que também tem todos os pré-requisitos para ser a melhor praia da Colômbia). Vale lembrar que se você deseja ir de lancha, então é necessário que você esteja lá cedinho, pois os custos aumentam a partir das 09:00hs da manhã. O custo ficava, no fim de 2008, em torno de 50.000 pesos colombianos para a ida e a volta, o que em minha opinião é um absurdo de caro para um dia em uma praia. Sendo assim, partimos para a busca do método econômico alternativo.

Caminho alternativo para a praia branca em Cartagena
Coletivo: Caminho alternativo para a praia branca em Cartagena

E assim fomos em busca de um coletivo que nos levasse até próximo da praia branca, para de lá conseguir chegar. Conversando nas redondezas do porto, acabamos por encontrar um coletivo que iria para um bairro chamado “Pasacaballos“, rota direta e única por terra até as proximidades da praia. O custo por pessoa seria de 1.300 pesos, deixando o centro da cidade em India Catalina você também conseguirá embarcar nestes coletivos que partem a “Pasacaballos“. O buzão até que saiu vazio, pensei até que seria uma furada, mais por fim não é que era verdade!

Onibus lotado de colombianos
O buzão acabou lotando…

Com o passar da viagem o ônibus foi lotando, lotando, e no momento em que estava lotadíssimo ele chegou no “Canal del Dique“, de onde partem os ferry boats ao custo de 1000 pesos/pessoa para atravessar o canal. Para o ônibus é claro, ali era o fim da linha. Me perguntei naquele momento, e agora?! Como chegar até a tal da praia branca?!

Fim da linha, ferry boat em Pasacaballos
Fim da linha do coletivo – Pasacaballos, e agora?!

Pagamos o ferry e seguimos caminhando por uma verdadeira quebrada colombiana. Na época todos que sabiam de minha viagem a Colômbia me alertavam sobre as FARC, como se eu não soubesse de absolutamente nada sobre o assunto. O que falariam essas pessoas neste momento de minha jornada pela Colômbia?! Estava literalmente com as roupas do corpo em uma vila cartagenera que amedrontaria a qualquer um. Sendo assim, necessitaríamos buscar por informações na região, nos informar da forma mais econômica para se terminar de chegar até a praia branca. A única forma era pelo serviço dos vários motoboys que têm na região e o custo inicial seria de 15.000 pesos por pessoa ( o que pra mim era outro roubo! ). Então, neste momento nada melhor do que tentar fazer algumas amizades ao redor e buscar por informações concretas do custo deste serviço para um nativo local, este sim seria o custo justo pela carona até a praia.

Quebrada na Colombia, cadê as FARC?
Pasacaballos – Quebrada na Colombia, cadê as FARC?

Em Pasacaballos acabamos encontrando um grupo de pessoas em um bar das redondezas, e com um calor insuportável de mais de 35º a sombra, buscamos umas informações e um refresco por ali até encontrar nosso próximo meio de locomoção. E não é de ver que eles não eram das FARC, muito pelo contrário, neim tinham notícias das guerrilhas! Ali fui muito bem tratado, como um viajante sem passaporte, sem problemas para com minha nacionalidade, cor ou credo. Ali me deram água de graça pela primeira vez nesta viagem, questionaram-me sobre meu país, sobre Ronaldo e Kaká, ali, no mais humilde dos lugares que havia visitado na Colômbia obtive uma das maiores lições de vida que essa viagem me ensinou, fazer o bem sem olhar a quem! E ali fiz amigos, da forma mais latinamericana possível, que cantam rap colombiano, da periferia de Pasacaballos.

Amigos colombianos em Pasacaballos, rumo a playa blanca
A solução: Fazer amigos em Pasacaballos

E enfim, com a amizade veio a ajuda! Acabei pagando 5.000 pesos pelo serviço do motoboy, que feliz levou eu e minha turma para a playa blanca!

Garupa da motoca colombiana
Terminando de chegar de motoca!

Depois da corrida, cheguei inteiro, são e salvo, com várias experiências de vida a mais em minhas memórias, o que no início, para os turistas, era 50.000 pesos, acabei pagando até agora 7.300 pesos. No porto, os agentes sempre diziam que era impossível chegar e voltar da praia branca por menos de 50.000 pesos, que era longe! Realmente é longe do centro de Cartagena, afastada! Mas temos que considerar e entender este é o ganha pão deles! Se não venderem para todos os turistas pelo custo de 50.000 pesos vão acabar sem o pão de cada dia nas suas casas. Pois bem deixemos então que os turistas mais ricos, aqueles com bastante dinheiro para esbanjar em suas férias, enriqueçam seus bolsos e paguem por suas contas! Eu prefiro optar pelo modo economico e com emoção de se viajar.

Chegada na playa blanca em cartagena
Enfim, cheguei a playa blanca

E por fim, minha visão inicial da famosa praia branca de Cartagena das Indias!


Visão inicial da playa blanca – litoral caribenho colombiano

É uma praia de tirar o fôlego! Com águas mornas, parece um gigante piscinão caribenho, areias muito brancas, muitos bares, comida, vendedores (como em toda a Colômbia) e uma vista sem igual do oceano multicolorido.

A praia mais linda da Colombia
A praia mais linda da Colômbia

Praia Branca - Cartagena das Indias
Praia Branca – Cartagena das Indias

Maravilha da natureza na Colômbia
Maravilha da natureza na Colômbia

A volta foi de catamaran mesmo! Acabamos pagando um preço promocional de 7.000 pesos e nossa conta se encerrou em 14.300! Um desconto de 35.700 pesos para o valor inicial recebido no porto Muelle de los Pegasos, preço esse praticado por praticamente todos os intermediadores turisticos colombianos.

A Volta foi de catamaran, baratinho...
A Volta foi de catamaran, baratinho…

Por fim, fui bridado com o último e incrível por do sol do ano de 2008, em alto mar cartagenero, com mais de 35.000 pesos no bolso para comemorar meu reveillon em Cartagena das Indias! Ah! Esse é o assunto da continuação de minha saga pela Colômbia/América Central, então não deixe sempre de acompanhar o boa viagem Ah!, seus comentários sobre essa aventura pelo litoral caribenho colombiano são muito bem vindos! 😉

Último pôr do sol de 2008 em Cartagena - Colˆmbia
Último pôr do sol de 2008 em Cartagena – Colômbia

Índice desta viagem:

Panamá

Colômbia

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
4 comentários publicados
  1. Ótimas dicas, irei para a Colombia em maio, começo por Bogotá, despois Cartagena e um pulinho em Barranquilla e Santa Marta. Irei ainda nas ilhas de Rosario e acampar dois dias no Parque Nacional La Tayrona!! 

    Tenho certeza que será inesquecível.

  2. Luiz, bom dia! Sou de Goiânia, e sempre acompanho seu blog. Há alguns meses estou pensando em um destino pra ir com a namorada.. Já me passou pela cabeça San Blas, cidade do Panamá, Aruba, Ilhas Marguerita, Cancun, Punta Cana, San Andres e por último: Cartagena das Índias. E com as promoções de passagens que semanalmente vem ocorrendo com a Lan Chile e Avianca, decidi que vamos para Cartagena em MARÇO/14. Pelo que li em outros relatos, é um mês bom para se visitar. Porém tenho muitas dúvidas! Desculpe abusar da tua boa vontade… – Cartagena é um destino caro? – Comida, transporte, baladas, bebidas, souvenirs… Possuem bons preços ou são ‘dolarizados’ ? – Mil pesos colombianos correponde a R$1,00 ? – Existem hotéis com preços acessíveis? Na casa de 50 mil pesos por dia? – Pretendemos ficar de 5 a 6 dias na cidade. Com relação às praias paradisíacas, é possível visitar somente Playa Blanca? Ou será que consigo conhecer Ilhas de Rosario? – Cartagena possui shopping center? – É um destino bom para tentar ‘renovar’ o guarda roupa? Perfumes, óculos, roupas, calçados, relógios… – Você ficou com medo em algum momento? – Conseguirei me virar sozinho ou é necessário sempre a ajuda de um guia? – Você indica algum local que eu posso ficar hospedado? Desde que seja algo seguro, limpo e de certa forma um pouco bem localizado? – Eu consegui localizar um hotel com preço bem bacana, porém não tenho idéia se ele é bem localizado.. Veja: http://www.booking.com/hotel/co/casa-pedro-romero.html?tab=1&origin=hp&error_url=%2Fhotel%2Fco%2Fcasa-pedro-romero.pt-br.html%3Faid%3D335683%3Blabel%3DMD-listadestinos%3Bsid%3De81e5b352ddae8922a2f120add8efcc9%3Bdcid%3D1%3B&do_availability_check=on&aid=335683&dcid=1&label=MD-listadestinos&sid=e81e5b352ddae8922a2f120add8efcc9&checkin_monthday=15&checkin_year_month=2014-3&checkout_monthday=20&checkout_year_month=2014-3#availability_target Obrigado pela sua ajuda, caso seja possível, me adicione no facebook.. O meu é BERNARD JEAN BRAUN. Um abração!

    1. Olá Jean, a gente já trocou umas idéias via FB, mas como achei seu comentário perdido aqui vou responder pois poderá servir de referência a outras pessoas também: – Cartagena é acessível, levemente mais cara que outros destinos colombianos por ser o principal agregados turístico desse país. Mas os custos são aceitáveis e muito próximos aos praticados no Brasil; – Tudo na Colômbia é em Peso Colombiano, é claro que para certas coisas costumam cobrar mais do que o normal, mas basta pechinchar bastante e tentar fazer as coisas da forma mais independente possível; – 1.000COP é pouco mais do que 1,20R$ (cotação de hoje); – Existem hotéis de 20.000COP por dia, entretanto quanto mais conforto, mas COPs; – Existem passeios saindo do porto principal de Cartagena tanto para Playa Blanca quanto para as Ilhas Rosário, claro que o preço vai depender do dia, das barganhas, da sua disponibilidade em miguelár em espanhol e por aí vai…; – não encontrei nenhum grande centro comercial, mas a cidade é repleta de lojas boas; – Definitivamente não é um destino para renovar o guarda-roupas. Pode ser que até encontre algo em conta nas lojas de Duty Free, mas sinceramente não achei muito bom para compras; – Não fiquei com medo em momento algum. É um dos lugares mais bem policiados que já visitei; – Vai se virar sozinho rapáaaa! – Tem que ficar hospedado próximo à cidade amuralhada. Tem um bairro chamado Getsemani, lá é o lugar com hotéis mais em conta, albergues mochileiros e etc…; – Qualquer hotel próximo da Cidade Amuralhada ou do bairro Getsemani estará super bem localizado! Espero ter ajudado 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *