Olá pessoal, tudo joia?! Tô aqui hoje para comentar com vocês um pouco sobre uma das praias mais lindas que já conheci no litoral brasileiro, a Praia de Muro Alto, que fica localizada bem pertinho de Porto de Galinhas.

Pra quem ainda não conhece, Porto de Galinhas está localizada ao sul de Recife, fica a uma horinha e meia de carro pela PE-009 e te garanto: é um dos melhores lugares para passar férias no nordeste, se ainda não conhece não sabe o que está perdendo!

Praia em Porto de Galinhas: Praia de Muro Alto

O centro de Porto de Galinhas possui várias alternativas de hospedagem, lojinhas de artesanato e presentes, restaurantes com vista para o mar e costuma ser bastante movimentada, especialmente nos finais de semana e feriados.

Contudo ali pertinho de Porto de Galinhas você vai encontrar um lugar maravilhoso para passar o dia sem muito tumulto, a Praia de Muro Alto está a apenas 8 quilômetros ao norte da zona mais central de Porto de Galinhas e você pode ter certeza de que vai encontrar uma das preciosidades do litoral pernambucano à sua inteira disposição.

Passeio de Buggy para Muro Alto em Porto de Galinhas
Passeio de Buggy para Muro Alto em Porto de Galinhas

Sabe qual é o diferencial dessa praia?! Ela vira uma verdadeira piscina natural na maré baixa! De águas rasinhas, bem mornas e de fato muito cristalinas, a praia de Muro Alto transformou-se nos últimos anos na alternativa perfeita para quem deseja praticar esportes como o stand up paddle, caiaque e até mesmo para fazer passeio de jangada.

Estacionamento de Buggys na praia de Muro Alto
Estacionamento de Buggys na praia de Muro Alto

Esta praia é cercada por um paredão gigantesco de corais que “represa” a água na maré baixa transformando-a nessa verdadeira piscina natural que atrai turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

A melhor forma para chegar na Praia de Muro Alto pode ser em um passeio de buggy saindo do centro de Porto de Galinhas.

Muro Alto, uma das praias mais lindas próximas a Porto de Galinhas

Se você está em Recife e quer conhecer Muro Alto, então pode ser interessante pegar um ônibus até Porto de Galinhas e de lá fazer um passeio de buggy, ou então ir caminhando (prepare-se pois fica a 8 km de distância do centro de Porto).

Muro Alto em Porto de Galinhas
Muro Alto em Porto de Galinhas

Se você optar por descer do ônibus na altura da praia de Muro Alto também pode ser uma caminhada bastante comprida, desde que as barraquinhas e a praia propriamente dita ficam ainda um pouco distantes da rodovia principal.

Você também pode optar por ir de carro alugado, ou então no seu veículo próprio, contudo eu recomendo deixar logo no primeiro estacionamento, mais próximo das barracas e da praia, não tente seguir adiante pois quanto mais próximo chegar da entradinha para a praia, mais movimentado e complicado vai ficar o estacionamento.

Praia de Muro Alto, uma das mais lindas praias do litoral do Pernambuco
Praia de Muro Alto, uma das mais lindas praias do litoral do Pernambuco

Na época que visitei Muro Alto, o valor do estacionamento estava em R$ 15,00 por veículo. Neste estacionamento também tem banheiro com chuveiro, mas é um serviço cobrado à parte, por 20 reais.

Uma alternativa interessante para quem está com tempo de sobra é ficar hospedado próximo à praia de Muro Alto, desde que a região também possui ótimos resorts, pousadinhas e hotelaria para todos os bolsos.

O que fazer na Praia de Muro Alto

A minha indicação principal sobre o que fazer em Muro Alto é bem simples: encontre um lugar ao sol e vá relaxar! Esse é o tipo de praia que você visita para não fazer nada 😀

Mas mesmo assim, se você não consegue ficar parado, pode ficar tranquilo, desde que vai ter as condições necessárias para fazer várias atividades. Eu vi muitas pessoas passeando de jangada, praticando snorkel, se equilibrando no stand up paddle e ainda se exercitando de caiaque.

Barracas em praia próxima a Porto de Galinhas
Barracas na Praia de Muro Alto, próxima a Porto de Galinhas

Também é possível alugar um buggy ou quadriciclo para fazer passeios mais radicais nos arredores de Muro Alto, conhecendo várias praias na vizinhança.

Outra alternativa de atividade interessante para fazer em Muro Alto é nadar até o paredão de corais e conhecer a vista espetacular que é possível obter da praia.

Lugar perfeito para kayak e stand up paddle em Porto de Galinhas
Lugar perfeito para kayak e stand up paddle em Porto de Galinhas

É bom ficar esperto, leve com você um par de sapatos próprios para andar em corais (os croqs funcionam muito bem!), já que pode se espetar em algum ouriço ou ponta de coral mais rígida.

Onde fica a Praia de Muro Alto

Não tem segredo: a praia de Muro Alto está ao norte do centro de Porto de Galinhas, mais precisamente distante uns 8 quilômetros da praia principal.

Praia linda e calminha em Pernambuco
Praia linda e calminha em Pernambuco

Se você vem do Recife direto para Porto de Galinhas, pode pegar a PE-009 até o cruzamento com a PE-038. Você vai passar por um município chamado Nossa Senhora do O, e seguir o caminho, como se estivesse indo para Porto de Galinhas.

Ainda na PE-009, antes de chegar em Porto de Galinhas, logo depois da Polícia Rodoviária Estadual, vai ser possível se orientar pelas placas e seguir no caminho correto rumo à Praia de Muro Alto, evitando assim ter que ir até o centro de Porto de Galinhas para voltar depois até o caminho que leva a Muro Alto.

Caribe no Pernambuco é em Porto de Galinhas
Caribe no Pernambuco é em Muro Alto/Porto de Galinhas

Eu não sei se você gostou dessa praia, mas olha, é o tipo de lugar que você pode passar semanas de férias e não se preocupar muito com o tempo ou com o que fazer.

Se você está só de passagem pela região e quer aproveitar o dia para descansar em uma praia calma e com estrutura, então não pense duas vezes e vá direto pra Praia de Muro Alto.

Dicas sobre as praias de Porto de Galinhas

Tanto na Praia de Muro Alto quanto nas outras praias da região pode ser interessante adotar algumas dicas para maximizar a qualidade da sua viagem: tente chegar mais cedo e reservar um lugar na praia. Pode ser interessante também combinar previamente com o dono do guarda-sol para garantir um preço mais em conta, caso não pense em consumir nada na praia.

Praia em Porto de Galinhas
Praia de Muro Alto

Se você for consumir então pode ser que combinando com o dono da cadeira/guarda-sol o custo fique de graça, basta fazer a consumação de bebidas e comidas na barraca indicada pelo dono do guarda-sol e cadeira de praia!

Outra dica que eu te dou: vá sem hora pra ir embora. Essa praia é daquele tipo de que quanto mais a gente fica, mais vai querendo ficar.

Também tem um post da Lu, que é bem completo sobre as praias em Porto de Galinhas, vale a pena dar um pulinho no blog dela e ler mais dicas sobre essas praias incríveis.

Concluindo: vale a pena visitar o Pernambuco?

E aí, já conhece a praia de Muro Alto e tem uma dica imperdível que não pode deixar de ser mencionada por aqui? Então não pense duas vezes, vá adiante e deixe seu relato, experiência ou dica imperdível na caixa de comentários que vem logo a seguir e colabore para fazer mais pela viagem de outras pessoas 😀

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *