Depois de conhecer a antiga capital guatemalteca, a belíssima cidade de Antígua, planejamos visitar um destino praieiro neste país, mas qual?! Conversando com os locais chegamos a conclusão de que com o curto tempo que teríamos até sair da Guatemala, a melhor decisão seria acordar bem cedinho e pegar o chicken-bus rumo ao que eles consideram a melhor praia no Oceano Pacífico que banha as praias da Gutemala – Monterrico.
Praia na Guatemala
Confesso que nesta viagem maluca em que cortei 7 países, saindo da Colômbia e encerrando em El Salvador, não tive muito tempo para planejar o destino Guatemala – sinceramente mal chego a acreditar hoje que conseguímos realizar tal fato, com tantas adversidades, insegurança, falta de informações e dificuldades em se locomover pelos países da América Central, mas enfim havíamos chegado até este país, que com certeza pouquíssimos brasileiros já visitaram (e quase nenhum escreveu sobre…). Nessas horas o improviso sempre vem bem a calhar.
Saindo pela manhãzinha de Antigua rumo a praia de Monterrico
E pensa em perrengue pra chegar a Monterrico – pensou?! Agora pode esquecer, pois aqui a gente deixou tudo por conta dos locais! Ainda no terminal de Antígua fomos informados que o ônibus nos deixaria exatamente na cidadezinha de Monterrico, mas fiquei meio sem entender, pois no ticket constava o nome do destino final. Eu entenderia um pouco mais tarde!
E não demorou muito para entender não! O ônibus lotadíssimo chegou a um rio! Nesse momento pensei que havia sido passado para trás! Que iria acabar descendo do ônibus e tendo que pagar pelo ferry por conta própria – eu estava redondamente enganado!
Chicken Bus rio acima!
Repentinamente apareceu um canoeiro com uma espécie de ferry improvisado, mas que era a melhor opção, utilizada há anos pelos locais desta região! Até pintou um medinho na hora, mas quando o coletivo terminou de ser embarcado fiquei mais tranquilo e vi que realmente, mesmo com um ônibus lotado, aquela embarcação funcionava, e lá fomos nós, no ônibus rio acima!
Embarcações utilizadas para o tranporte dos turistas e locais
Ainda acreditei estar indo para um fim de mundo! Sinceramente cheguei a acreditar que era perda de tempo e que não haveria nada de tão especial em um destino tão complicado para ser visitado. Depois de alguns minutos navegando no rio, começamos a avistar o cais de Monterrico, nós estávamos chegando ao que o povo deste país considera como a melhor praia da Guatemala.
Desembarcando em Monterrico – Praia na Guatemala
Um lugar muito humilde, tal como todos os lugares que conheci na Guatemala, com um certo toque de tropicalismo e pouquíssimos turistas estrangeiros! Boa parte do pessoal que investe alguns dias nessa região costeira da Guatemala vem com objetivos bem definidos – fugir da turistagem e encontrar paz em uma praia tranquila. Tudo aqui foi muito diferente do visitado até então!
A cidadela consiste em apenas uma rua principal. Nela existem diversos restaurantes populares, alguns hotéis baratos e apenas UM ATM, localizado em uma pequena lojinha de conveniências. Tudo muito simples, rústico e exatamente o que estávamos buscando para encerrar o roteiro guatemalteco.
Primeiras impressões de Monterrico
Encontramos um hotelzinho muito legal, com os quartos com banheiros, e até piscina tinha! Algo em torno dos 10 dólares a diária, mas nosso foco aqui não era ficar em hotel ou perder tempo na piscina – queríamos ver a praia de Monterrico e nos divertir ao menos por alguns breves momentos antes de seguir viagem rumo a El Salvador.
E foi bom ter me informado sobre esse destino com o pessoal de Antígua, eu não queria ter a péssima surpresa de viajar por tanto tempo, flutuar em um barco rio acima dentro de um ônibus para descobrir só no destino que a cor da praia é preta – isso mesmo! A praia é completamente tomada pela cor negra das areias de origem vulcânica desta região da Guatemala!
Nas areias negras de Monterrico
E isso não é tão mal assim! Afinal de contas eu apreciei o pôr do sol mais bonito deste país justamente sentado nas areias dessa praia negra! Foi incrível ver o sol morrendo como uma verdadeira bola de fogo antes de beijar o Oceano Pacífico.
Pôr do Sol em Monterrico – Guatemala
E com esta matéria, encerro os testemunhos de mais um país – passamos pela Guatemala aglutinando o máximo de conhecimento que poderíamos agregar em menos de uma semana neste país da América Central. Visitamos Tikal, a capital do Império Maia, conhecemos a antiga capital da Guatemala, a cidade de Antígua e encerramos o tour em Monterrico. Depois de apreciar esse belo dia, partímos pela manhã seguinte rumo a fronteira com El Salvador, para os últimos 5 dias desta viagem incrível. Em breve vamos compilar um post resumo exclusivamente sobre San Salvador, La Libertad e a praia de El Tunco e assim encerrar com chave de ouro os relatos dessa belíssima viagem mochileira pela Colômbia e América Central.
Sou brasileiro e morei por um tempo na Guatemala.O que mais queria era conhecer as praias do Pacífico.Conheci Monterrico e sempra que dava, aos finais de semana estávamos prontos para aproveitar esse belo lugar com belas pessoas para nos recepcionar.
Obrigado pela visita e por deixar um comentário por aqui Amarildo! Realmente a Guatemala é um dos países mais impressionantes da América Central e merece nova visita 🙂
Adorei seu relato! estou montando meu roteiro, e começo pela Guatemala e finalizo no panamá. Monterrico será minha última cidade na Guatemala e sigo pra El Salvador. Minha dúvida é, temcomo ir direto ou preciso voltar pra Guate?
Gostei do comentário, estava meio perdido, mais agora vou incluir no meu roteiro, Monte Rico, Si Deus quiser, em janeiro… Me vouuu ¡Gracias por tu relato!
VAleu meu amigo, obrigado pelo comentário, vai gostar muito do lugar! Abraço!