Conheça quais são as melhores praias em Cancun. Quando visitei Cancun fiz questão de sair de lá na primeira oportunidade que tive! Não é que não gostei de Cancun, mas sim que existem outras centenas de milhares de atrativos mais interessantes para um viajante experimentado como eu nesta região do Caribe mexicano. Eu queria ir além! Era minha primeira experiência no México e queria conhecer o máximo dos outros lugares paradisíacos que este destino possui, e é claro, fugir um pouco do tradicionalismo de uma viagem até Cancun.

Praias em Cancun

E como fiz a viagem render: foquei um dia e uma noite em Playa del Carmen, e depois me entreguei por 4 dias á Ilha de Cozumel, e sem arrependimento algum voltei para Cancun na véspera do meu voo para Fort Lauderdale. Exatamente isso pessoal – conheci a Zona Hotelera de Cancun na tarde seguinte ao meu voo para os Estados Unidos. Mas eu voltaria a Cancun para mais um dia completo e teria condições de voltar até essa região da cidade – mesmo pois tudo parece que acontece mesmo é por ali. Há ainda algumas vantagens em ficar no centro, conhecer os locais, encontrar lugares mais baratos para se hospedar, mas no fim das contas, se você quer praia e diversão em Cancun, vai ter que pegar um coletivo e seguir rumo a Zona Hotelera.

De coletivo rumo a Zona Hotelera de Cancun
De coletivo rumo a Zona Hotelera de Cancun

E o mais legal de Cancun é justamente depender do sistema de transporte coletivo, público e baratésimo! Acho que perdi as contas de quantas moedinhas perdi entre meus deslocamentos na Zona Hotelera. Sempre que queria seguir adiante, bastava levantar a mão na beira da avenida de pista dupla e lá estava um motorista de ônibus parando, pronto para me servir, e sempre com um belo sorriso no rosto, pronto para ajudar em qualquer dificuldade. Até parecia que os motoristas ganhavam uma certa comissão por turista que transportassem, pois eles se empenhavam ao máximo para ser amigáveis e lotar as suas conduções.

E ainda bem que em Cancun o transporte público funciona! Não seria mole percorrer os 23 quilômetros de extensão entre a cabeça do “sete” até a sua ponta.

Para quem não entendeu nada, vamos estudar um pouco de geografia: a Zona Hotelera de Cancun, a estrelinha desta cidade mexicana na realidade é distante do centro da cidade e concentra grande parte dos hotéis de alto nível e resorts all-inclusive presentes nesta região. É aqui também que estão as melhores praias e atividades turísticas, bares, discotecas e restaurantes deste destino.

Ela também é popularmente conhecida por Isla Cancún, e é uma pequena língua de terra em forma do número “7”, dividida literalmente do continente pela Lagoa Nichupté, que também possui água salgada. Agora como escolher qual seria a melhor praia em uma distância tão larga? Eu fiz questão de descobrir isso e vou compartilhar logo a seguir!

A praia das discotecas na Zona Hotelera
A praia das discotecas na Zona Hotelera

Ainda enquanto estava no Quetzal Hostel tive ótimas orientações sobre os melhores lugares que poderiam ser explorados facilmente de coletivo na Zona Hotelera. O pessoal foi tão legal que me deram um mapa completíssimo, não só sobre Cancun como também de todos os atrativos da Riviera Maia. Circularam as melhores praias e lá fui eu conhecê-las. A primeira é a da montagem acima, a praia das discotecas!

E logo que me recomendaram uma praia que ficaria nos fundos de uma discoteca logo pensei que seria a mais poluída de Cancun. Eu estava enganado. A praia nesta região tem ondas fortes e alguns lugares são realmente proibídos aos turistas devido às fortes correntes marítimas, mas o lugar é limpíssimo e convenhamos – paradisíaco também!

E ainda me recomendaram outras três praias – Caracol (na cabeça do 7), Gaivota Azul e Chac Mool, todas na parte superior do sete. Ainda não estava satisfeito e queria ir além. Gostei muito do visual tranquilo da Chac Mool mas não conseguia ficar parado até conhecer todas as praias que me foram recomendadas. Vale lembrar também que sempre visitei as praias públicas da Zona Hotelera – existem certas praias privadas, de acesso exclusivo aos hóspedes dos hotéis.

Praia Chac Mool em Cancun
Praia Chac Mool em Cancun

Explorei a região mais alguns minutos, era fim de tarde mas ainda existiam alguns raios de luz do sol que me proporcionaram ótimas fotos! Aproveitei para passear no coletivo público de ponta a ponta na Zona Hotelera e tentei desfrutar ao menos por alguns momentos de todas as praias que me foram recomendadas.

Meu tempo era tão curto que decidi que voltaria a uma das praias que estavam em minha lista no meu retorno a Cancun, seis dias mais tarde. Um lugarzinho especial ficou grafado em meu mapa, a Playa Delfines, a mais linda na minha opinião, mas que conheci na primeira oportunidade de dentro da janelinha do coletivo. Eu ainda tive um tempinho para um pulinho no mar da Playa Marlin.

Final de tarde em praia da Zona Hotelera de Cancun
Final de tarde pelas praias em Cancun – Playa Marlin

E quando voltei dos Estados Unidos, desembarquei em Cancun de manhã, fui até o Mercado 28 comprar uns artesanatos e presentes, almocei, peguei o coletivo e fui direto para o lugar que havia ficado marcado no meu mapa como um must-have a Playa Delfines.

Esta é uma praia pública, que me impressionou bastante pela vista panorâmica que tive ainda dentro do buzão. Avistei as cores turquesas do mar caribenho que banha a costa de Cancun com uma vontade incontrolavel de sair correndo pelas areias da praia e me jogar no mar sem muita pressa, e eu só tinha mais uma tarde.

Playa Delfines, no finalzinho da Zona Hotelera
Praias em Cancun: Playa Delfines, no finalzinho da Zona Hotelera

Esta me pareceu muito a praia com a cara dos locais. Tranquilíssima, com poucos ambulantes, com essa vista impressionantemente panorâmica como nenhuma outra havia me brindado até então – esse era meu lugar. Dediquei meus últimos momentos ensolarados fotografando esta praia e seus arredores, com direito a um belo banho de mar selando a despedida de Cancún. Foi muito bom e merece retorno!

Sobre o #ArribaTour

Esta foi uma excursão solitária realizada entre 23 de maio e 6 de junho do ano de 2012. Nesta oportunidade visitei as cidades mexicanas de Cancun, Playa del Carmen e Cozumel. Foram firmadas diversas parcerias entre este blog e algumas instituições do segmento hoteleiro do México. Experimentamos, com o objetivo de fazer as revisões dos seguintes hotéis: Quetzal Hostel e Hostal Chac Mool em Cancun, Hotel Lunata em Playa del Carmen e Mi Casa en Cozumel. Aos administradores dessas instituições, ficam nossos mais sinceros agradecimentos, por ter-nos recepcionado gentilmente sempre com o seu melhor! Todos os custos com diárias foram cortesia dos hotéis.

Após explorar o México por 7 dias, embarquei em um voo para os Estados Unidos (Fort Lauderdale), e desde esta cidade, em parceria com a Mobility – locadora de veículos, seguimos com nosso tour em uma incrível viagem de ida e volta até Kissimmee, cidade vizinha a Orlando. Aproveitamos nossa viagem a essa região dos Estados Unidos para conhecer o SeaWorld Parks, que também gentilmente ao conhecer nosso intinerários nos enviou os convites para seus parques sem custos adicinais de entrada.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
4 comentários publicados
  1. Fala luiz! Cara, tenho planejado e incluí um dia na cidade de cancún num pequeno tuor de darei no méxico. Não apenas em cancún, mas também em playa del carmen, sendo que gostaria de dar um mergulho mas estarei sozinho. A pergunta é boba mas é boa, como deixar meus pertences na areia e mergulhar? Estou acostumados com as praias do Rio e pra mim isso é impossível. Um abraço.

    1. Olá Samuel, tudo joia?! Obrigado por sua visita e comentário por aqui! Bom, eu mergulhei nas praias de Cancun, Cozumel e Playa del Carmen, sempre deixando meus pertences na areia e nunca tive problemas quanto a isso. Especialmente em Playa del Carmen, fiz questão de deixar tudo de valor no hotel, levei pouquíssimo dinheiro, e a câmera estava junto comigo dentro da água 🙂 Vale a pena o mergulho mas também vale a pena ficar esperto, sempre dê preferência para lugares com menos pessoas e vá tranquilo cara, o México é incrível! Abração e boa viagem!

  2. Olá Luiz! Tudo bem? Uma dúvida: somente algumas praias têm acesso público? Pretendo ficar em um apto no centro, mas agora tenho muita dúvida em relação a isso. Obrigado

    1. Olá Rafael, Obrigado por compartilhar sua dúvida e visitar o blog. Todas as praias de Cancun tem acesso irrestrito, até mesmo as particulares, você pode entrar, se divertir e usufruir dos serviços existentes, porém algumas faixas de areia se restringem aos espaços dos hotéis, mas não há o que temer, vc pode entrar e ficar a vontade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *