Quando visitei a Bahia pela primeira vez e tive a oportunidade de investir parte da minha viagem em um dos melhores destinos deste estado, acabei acertando uma ótima combinação para uma viagem de 7 dias entre Salvador e essas incríveis ilhas que compõem o arquipélago de Tinharé. Na realidade meu objetivo era fugir da correria da capital bahiana e ter a oportunidade de experimentar o Morro por quatro dias completos. Outro destino deste estado que consta em minha bucket list é o arquipélago de Abrolhos, mais ao sul da Bahia, que com certeza figurará em um futuro próximo nas páginas deste diário de bordo, voltemos então ao nosso foco de hoje – as praias do Morro de São Paulo!

Ao desembarcar nesta ilha você não conseguirá contemplar as praias, elas estão do outro lado do cais que desembarcamos. Após vencer os aclives do Morro você terá a oportunidade de contemplar a beleza dessas quatro praias, uma após a outra respectivamente nomeadas como primeira, segunda, terceira e quarta praia. Cada uma tem o seu atrativo principal e sabe agradar a cada pessoa que visita de formas diferentes – eu mesmo amei a Primeira Praia, pois gosto muito de praticar snorkeling. Já existem as pessoas que amam mesmo é relaxar em uma espreguiçadeira na areia, tomar um sol e desfrutar do visual, então poderia recomendar a Segunda Praia. Na terceira praia quando a maré está alta acaba consumindo toda a faixa de praia, mas há aqueles que ainda curtem ficar por ali. Agora se a sua praia é aquela que tem várias piscininhas naturais, lotadas de peixinhos multicoloridos, então a Quarta Praia é a melhor opção. Confira um pouco mais sobre cada uma delas logo a seguir.

Primeira Praia

Primeira Praia - A minha opção em Morro de São Paulo
Primeira Praia – A minha opção em Morro de São Paulo

Ela é a praia que desemboca a tiroleza do Morro. Uma praia um tanto quanto curta, mas que preserva sempre uma faixa de areia, mesmo com a maré muito alta. Tem alguns hotéis com uma vista incrível para o mar, e não é a melhor em estrutura (tal como bares ou cadeiras de praia). Mas para este blogueiro aqui foi como chegar e se sentir em casa. A praia é ótima para quem gosta de ficar horas perdido no meio do mar fazendo snorkel. Em alguns pontos a profundidade é até legalzinha e existe muita vida, muitos corais líndissimos próximos de umas pedras gigantescas, mas tem que ter cuidado, definitivamente não é para principiantes, visto que ás vezes as ondas acabam sendo fortes e podendo te levar para lugares muito distantes de onde começou a mergulhar. Sendo assim, aproveite com moderação e bastante responsabilidade. Agora se é só para ficar na beira da praia, então que tal ir um pouco mais adiante e procurar o seu lugar ao sol na Segunda Praia?

Segunda Praia

Segunda Praia - A mais badalada
Segunda Praia – A mais badalada

Esta é a mais badalada opção para quem curte mesmo é ficar na areia e aproveitar a estrutura. É na Segunda Praia do Morro de São Paulo que boa parte da diversão acontece! Existem vários bares e restaurantes ao estilo pé-na-areia. Basta encontrar o lugar que mais te atrai, seja ele mais pertinho do mar ou mais próximo dos coqueiros na beira da passarela que corta a esta praia de ponta a ponta. Levante o braço e aguarde o garçom para fazer seu pedido, entre eles as mais diversificadas delícias da culinária baiana. No cair da noite é nesta praia que as barracas de batidas são montadas e muitas vezes acontecem até festas ao ar livre com direito a DJ e muita festa noite adentro.

Terceira Praia

Terceira Praia - Morro de São Paulo - Grande passarela, faixa de praia curtinha
Grande passarela, faixa de praia curtinha

Esta praia acaba ficando um pouco apagada quando comparamos com as suas outras irmãs. Quando a maré está baixa ela preserva uma boa faixa de praia, mas quando sobe não existe praia e o mar bate forte na passarela que leva os turistas até a Quarta Praia. Na pontinha desta praia existem uns coqueiros que podem render belas fotos para os casais apaixonados que visitam este destino do Nordeste brasileiro.

Quarta Praia

Piscinas naturais nos corais da Quarta Praia
Piscinas naturais nos corais da Quarta Praia

E finalmente a minha segunda melhor e mais recomendada opção de praia no Morro – a Quarta Praia – quando a maré está baixa os corais maravilham todos os turistas formando verdadeiras piscinas naturais, de diferentes profundidades, lotadas de vida! Simplesmente levante cedo, não esqueça seu equipamento de mergulho (lá eles alugam e é mto caro!), corte as quatro praias caminhando com a felicidade de quem vai passar toda uma manhã explorando as piscinas mais incríveis entre corais que já visitei até então. A água fica realmente muito quente e você pode escolher o melhor lugar para os seus requisitos. Existem as piscinas mais rasas, ótima para quem viaja com crianças, lotada de peixinhos! Eu acabei encontrando várias outras ótimas para quem gosta de mergulhar, com uma profundidade que nunca ultrapassava os 2 metros.

Curtiu essa compilação?! E ainda temos muitas outras dicas legais para quem está viajando para o Morro! Agora se você já visitou esse destino então quem tem que deixar a dica de ouro aqui é você! DÊ VIDA A ESTE BLOG! Use e abuse dos comentários logo a seguir!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *