Um dos passeios mais legais, que realmente me surpreendeu bastante nesta minha última oportunidade em Noronha foi o PRANCHA VIP junto com a galera do Receptivo Atalaia. Já havia realizado o ilhatur, devidamente blogado em uma série de 4 postagens e este seria o primeiro tour à bordo de uma embarcação. O intinerário é bem simples: o transfer passa nas pousadas pegando o pessoal que vai fazer o passeio e parte para o Porto de Santo Antônio. Chegando lá é preciso apresentar o ingresso do Parque Marinho, ou apenas informar o número do CPF. O pessoal da Atalaia faz uma chamada e convida a todos para embarcar em uma embarcação exclusiva para o passeio.

Partindo para mais um passeio em Noronha - Prancha VIP
Partindo para mais um passeio em Noronha – Prancha VIP

Uma vez no barco o capitão e seu assessor fazem a apresentação do passeio, explicando com bastante cautela a todos como funciona a pranchinha VIP: elas são presas a 4 cordas na popa da embarcação, cada qual para um turista, que por sua vez, devem segurar a prancha com as duas mãos da forma mais horizontal possível enquanto são rebocados pelo navio, sendo que é muito fácil para afundar, bastando para isso travar antes a respiração e inclinar a prancha apontando-a para o fundo do mar. É claro que o uso de snorkel e máscara são mais que recomendados e as nadadeiras são dispensáveis.

E assim que fomos saindo da área compreendida ao porto, eis que aconteceu a grande surpresa do dia: um grande cardume de golfinhos-rotadores acompanhou o barco por vários minutos dando um show a parte para todos que estavam a bordo!

Golfinhos nos recepcionando na saída para o passeio em Noronha
Golfinhos nos recepcionando na saída para o passeio em Noronha

Tentei contar quantos eram, mas sinceramente cheguei à conclusão de que era uma tarefa impossível! Eles estavam super saltitantes, a alegria foi geral! E como não estampar belos sorrisos de orelha a orelha estando em Fernando de Noronha!? A beleza da paisagem faz as fotos ficarem incríveis!

Visual inacreditavelmente lindo em Fernando de Noronha
Visual inacreditavelmente lindo em Fernando de Noronha

E enquanto uma turma se diverte fotografando e curtindo o visual, outros são rebocados pela embarcação em uma oportunidade única de conhecer o fundo do mar nas proximidades do porto – há embarcações naufragadas, cardumes das mais variadas espécies, tartarugas e arraias e até a trilha sonora dos golfinhos!

Prancha VIP - vasculhando o fundo do mar
Prancha VIP – vasculhando o fundo do mar

E por mais que pareça difícil, pode apostar que é o tipo de passeio que se pega a manha muito facilmente. Sendo bem sincero eu me senti como se fosse um super homem, ou qualquer super herói que possua a capacidade de voar pelas águas de Noronha em alta velocidade! E quanto mais experiência em mergulho livre, melhor é o passeio! Como não é necessário fazer esforço algum, então bastava inclinar a prancha apontando-a para o fundo e então mergulhava rapidamente entre 5 e 8 metros, necessitando inclusive equalizar os ouvidos. Uma vez no fundo meus prezados, era só apontar a vista para onde houvesse mais vida. Desde que basta ficar estático para economizar o gás preso nos pulmões, quem tem boas habilidades com apnéia pode chegar a ficar vários minutos sendo rebocado no fundo do oceano conhecendo boa parte dos melhores lugares para mergulho livre nas proximidades do Porto Santo Antônio.


Prancha VIP em Fernando de Noronha

E quem ia pegando um pouco mais de experiência com a pranchinha acabava aproveitando melhor o passeio, desde que era possível fazer manobras iradas lá no fundo, como sair pelas diagonais, ou ser rebocado olhando para cima, uma das manobras mais legal na minha opinião.

O passeio da Prancha VIP dura cerca de uma manhã. Como os barcos costumam sair sempre com no máximo 10 pessoas, se todos optarem por ir pra água, então acaba que é possível ser rebocado umas duas vezes, entretanto o maior barato mesmo desse passeio é ter a oportunidade de se deparar com os golfinhos e também pois acaba sendo um combo do passeio de barco. E antes de voltarmos pra perto do porto e ancorarmos para fazer o churrasco, eis que no meio do caminho lá estavam eles novamente 🙂

Mais e mais golfinhos acompanhando a embarcação
Mais e mais golfinhos acompanhando a embarcação

Agora te pergunto prezado leitor, em qual outro destino mesmo é possível mergulhar de prancha VIP e ver tantos golfinhos mergulhando e saltando de uma forma tão incrível quanto em Fernando de Noronha!? Já conheço mais de 20 países e até então apenas consegui obter tal experiência neste fantástico arquipélago brasileiro. E já eram quase meio dia quando o carvão da churrasqueira foi aceso! O cheirinho de brasa formando ia tomando conta da brisa que o mar e aos poucos foram acomodados vários filés de cavala devidamente empacotados em papel alumínio.

Pontos de parada para fotos na Prancha VIP
Pontos de parada para fotos na Prancha VIP

Aí como o peixe cozinha bem rapidinho, logo foi a hora de abastecer a grelha com vários filés de picanha. Enquanto eles assavam a mesa foi posta – salada fresca de tomates, cebolas e azeitonas, pãozinho com pasta de alho assado na churrasqueira e os filés de peixe com bastante limão formaram a combinação ideal para um dos sanduíches mais gostosos de toda minha vida. E tem como não ser delicioso com a vista daquelas?! 😀

Churrascada com peixe e picanha no fim do Prancha VIP
Churrascada com peixe e picanha no fim do Prancha VIP

Bom, e pra finalizar, deixo vocês com eles, a atração a parte neste passeio, os golfinhos rotadores 🙂



Encontro com golfinhos em Noronha



Golfinhos em Fernando de Noronha

Serviço

Atalaia Receptivo
Produto: Ilhatour – Prancha VIP
Endereço: Rua Eurico Cavalcanti de Albuquerque – Alameda Boldró – s/n
Fernando de Noronha/PE CEP:53990-000 | Telefone: 081 3619-1328
E-mail: [email protected] | Site:atalaia-noronha.com.br
Para valores dos passeios entre em contato e mencione que viu esta matéria!
Este passeio foi uma cortesia do Atalaia Receptivo ao Blog Boa Viagem

Euforonha
euforonha Triboju Pousada da Carmô Dolphin Receptivo Atalaia Atlantis Travel Pousada do Zé Maria Pousada da Filó Pousada Estrela do Mar Econoronha e Parque Nacional Marinho Secretaria de Turismo do Pernambuco ICMBIO e Projeto TAMAR

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *