Enfim depois de muita ralação durante o último mês, chegamos ao desejado dia de colocar no ar uma nova versão do Blog Boa Viagem. A idéia era fazer um facelift no visual das matérias, da página inicial, das categorias e corrigir uma série de detalhes na estrutura do blog. Eu já tinha muita vontade de dedicar um pouco mais ao desenvolvimento de uma estrutura visual mais atrativa para as matérias sem precisar sair muito da temática que o blog já possui desde seu lançamento em 2009.

Sempre que criava uma matéria, me sentia amarrado pelo layout de 1000 pixels de largura, e ainda mais inibido a postar com uma imagem de capa de no máximo 600 pixels para ilustrar as chamadas para cada post, era definitivamente frustrante. Veja bem, imagem não é tudo mas é quase 100% 😀 e ainda mais prum blog de viagens, elas conseguem descrever como ninguém os lugares, paisagens e visuais que as minhas lentes conseguem capturar. Foi aí que surgiu a idéia: vamos valorizar as imagens! E eis que apartir dessa decisão, mais idéias foram surgindo e o pequeno facelift se transformou em uma profunda reestruturação que vai continuar a acontecer durante os próximos meses aqui nesse blog de viagens.

O que mudou e como mudou

Enquanto não estou viajando, ainda com os pés no mundo real, trabalho em uma empresa que desenvolve projetos para a internet e boa parte dos meus insights acontecem primeiro por aqui! As idéias de novas interfaces, de estruturas para novos projetos, classes em javascript, blocos e engrenagens em CSS criadas para o Boa Viagem se transformam em pequenas peças importantes que aplico para novos projetos. Justamente por esses motivos o nosso visual se adapta tão bem ás novas tendências do desenvolvimento para a internet: este blog é o grande gestor dos meus protótipos e se dá certo aqui, acabo utilizando para outros projetos. É fundamental que CEOs de empresas de internet mantenham projetos como esses para expandir o nível das aplicações de novas tecnologias e conseguindo aperfeiçoar na prática as nossas habilidades na arte de programar para a internet.

1 – Valorização das imagens

Para cada experiência existe aquela foto que ficou perfeita e que acaba marcando a história de determinada situação vivida em uma viagem. Eu sentia falta que o layout me permitisse colocar uma foto mais larga e que colocasse literalmente em destaque o tema abordado no blog. A solução foi criar um bloco de introdução da matéria com a foto utilizando toda a largura da página e com o título, descrição introdutória, categorias e data de publicação escritos sob a foto de capa, tendência nos grandes portais da internet mundial.

2 – Nova Página Inicial

Esta é uma das páginas âncora do blog, está entre as 5 mais visitadas e merece atenção redobrada. Reestruturei aplicando foco no conteúdo e cortando tudo que não fosse relacionado com as matérias. Ainda mantemos blocos com anúncios patrocinados e chamadas para os conteúdos das redes sociais que mais pratico (twitter, facebook e instagram), mas o objetivo é estar cada vez mais ativo nas redes e esses blocos vão acabar mudando um pouco com o passar do tempo. Mantive o bloco com posts por países, que acaba ajudando bastante quem quer ir direto ao conteúdo do país que está buscando. Além do mais a última matéria virá gigante em destaque no topo da home, seguida por um slider com as 4 últimas matérias. Há também outro slider para a galeria de fotos (que vamos falar um pouco mais abaixo) e uma chamada para as últimas matérias comentadas.

3 – Categorias mais importantes com imagens em destaque

Agora quando o visitante navegar pelas categorias do blog, encontrará algumas fotos em destaque e uma lista com as principais tags utilizadas nas matérias daquela categoria.

4 – Melhorias no CSS/JS/PHP

A folha de estilos do blog foi reescrita do zero de modo que fiz questão de integrar melhorias para aumentar a velocidade de carregamento das páginas, usando e abusando de heranças entre as classes. Outra vantagem foi utilizar sprites integrando as imagens e aplicando-as como planos de fundo de elementos html, buscando máxima perfomance. Além disso atualizamos as classes utilizadas nos sliders das galerias de fotos e últimas matérias diminuindo o consumo de memória durante a visita ao blog. Fiz várias, dezenas de melhorias no htaccess do blog, que agora tem um controle de cache nativo do PHP (APC) e que como backend possui uma ferramenta nativa de casa, tudo para fazer as páginas carregarem mais rápido. O sistema de comentários do blog foi reescrito e está tinindo de lindo, com direito ao suporte do gravatar, resposta rápida e um layout mais consistente;

5 – Integração de conteúdos

Decidi integrar os conteúdos com a ajuda das categorias do blog, ou seja, agora as matérias estão ligadas nas galerias pelas categorias – isso permitiu que nas páginas das categorias o visitante também tivesse a opção de ver uma relação com as últimas galerias publicadas. Além do mais decidi criar as entradas necessárias nos posts para que eles apresentasem as suas tags, bem como nas páginas das categorias. Quando clicadas levam para uma página exclusiva que lista todas as matérias vinculadas por palavra-chave, bom pro SEO e bom pro visitante que descobre vínculos inusitados entre as matérias.

Quais os próximos passos?

Viajar, viajar e viajar mais! Não há condições de um blog de viagens sobreviver sem a essência básica maior de sua existência: compartilhar informações frescas, exclusivas e interessantes sobre os destinos visitados pelo editor deste diário de bordo. Mas enquanto não viajo, aproveito parte do meu tempo livre para poder otimizar ao máximo as coisas por aqui, sendo assim compartilho com vocês um pouco das ações que ainda desejo tomar para estruturar e turbinar cada vez mais o Blog Boa Viagem:

  • Atividade nas redes sociais:nos próximos dias vamos expandir nossos níveis de atuação nas nossas redes sociais e estabelecer nosso campo também em outras redes que têm tudo haver com nosso nível de conteúdos (tais como 500px, pinterest e uma valorização do G+!);
  • Layout responsivo, acessibilidade para dispositivos móveis: vamos lançar novas páginas do blog exclusivamente modeladas para dispositivos móveis (celulares, smartphones e tablets), além do que está nos planos lançar uma versão dos nossos conteúdos em novas e diferentes plataformas (cheiro de novidades no ar!?);
  • Velocidade acima de tudo e foco no conteúdo: quero um blog rápido, sem bugs e com foco nos conteúdos – eles são a alma de todas essas engrenagens então preciso que as páginas e scripts possam responder efetivamente ás solicitações que são feitas;
  • Ações alternativas: estamos supitando de novas idéias e temos altas idéias alternativas para produção de conteúdos relacionados a viagem para colocar em prática nos próximos dias;
  • Editorial a prova de bala: nosso editorial está mais incrível do que nunca: ainda há muito a falar sobre Noronha, Sudeste da Ásia, Havaí, roadtrip pela California, Grand Canyon e Vegas, putz mal posso esperar pra compartilhar todos os detalhes dos momentos que tenho vivido. Além disso estou pensando em começar a escrever uma nova área de tecnologia aplicada aos blogs de turismo aqui no Boa Viagem, não é justo ser especialista em uma área profissionalmente falando e não compartihar um pouco daquilo que você tem domínio (a felicidade só é completa quando compartilhada 😉

E o que você leitor, me diz disso hein?! Tem alguma idéia pra me dar?! Gosta do blog? Então vai lá e deixa um belo comentário pra eu saber que não estou escrevendo para as moscas cibernéticas! Aguarde e confie ô da poltrona!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados
  1. Luiz, gostei das mudanças! Estou reestruturando o meu blog também, mas com a ajuda de outra pessoa, já que não domino alguns aspectos de programação. Muito bom o novo visual, e como você disse, as fotos em tamanho maior dão um impacto muito legal. Well done!

    1. Obrigado por visitar e comentar aqui no blog Pedro! Ainda faltam muitos ajustes que vamos corrigindo aos poucos no decorrer do dia, mas em síntese boa parte das melhorias já estão no ar e a todo vapor! Fique de olho no blog nas próximas semanas, acompanhe nossas atualizações e continue manifestando a sua opinião! Grande abraço parceiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *