Quando viajo para lugares em que a culinária é considerada atração a parte, faço questão de dar prioridade para os restaurantes frequentados pelos locais. Isso tem me feito degustar iguarias únicas ao redor do mundo! Fugir um pouco da rota turística pode fazer muito bem para o paladar e principalmente para o bolso – os restaurantes feitos para os locais costumam sempre ter em seu cardápio ótimas alternativas, comida boa e barata, é disso que estamos falando nessa matéria!

Especificamente na Ilha de Cozumel visitei dois restaurantes que valem muito a pena ser mencionados por aqui! Ambos estão localizados na região central de San Miguel de Cozumel e a qualidade das refeições é a grande sacada desses mexicanos: povo que come muitíssimo bem por minha própria comprovação!

A comprovação vai além deste blogueiro e passa a ser de toda uma comunidade viajante – ambos possuem certificação de qualidade do tripadvisor e são realmente dois must-have em uma viagem até a Isla Bonita mexicana. Não pensem vocês que fomos convidados para as belas refeições apresentadas neste post – aqui o jabá é 0800 e foi garimpado com muita cautela in loco para poder informar vocês aqui do que verdadeiramente vale a pena quando o assunto é comida mexicana em Cozumel!

La Mission

Minha primeira indicação foi o lugar que fiz minha última refeição na Ilha de Cozumel – o restaurante La Mission. Este não é definitivamente o mais local dos restaurantes – serve comida internacional e tem foco nos turistas, mas que façamos justiça ao que é bom – este foi o melhor restaurante que visitei no México. Os preços não são lá tão aos padrões mexicanos – o menu vem em dólares ( e a conta também ), os preços estão mais para os praticados no Brasil do que em uma ilha mexicana, mas quando chega o seu pedido você consegue entender os motivos pelos quais os preços são um pouco mais salgados.

La Mission - restaurante em Cozumel - Mexico
La Mission – restaurante mexicano tradicional

Como já não tinha mais muito tempo para apreciar uma bela refeição, resolvi fazer o meu pedido com base na instrução de um dos garçons – ele me recomendou um prato que vem um pouco do melhor da comida mexicana. Alguns minutos depois de realizar o pedido veio um belo prato coloridão, com arroz, carne assada, feijão (ao tutu) em uma espécie de doritos, uma deliciosa tortilla recheada com queijo, uma panqueca de carne ao molho branco e até uma pamonha tinha, tradicional, enrolada na palha. Valeu os 17 reais! ;D

O La Mission fica em um lugar muito estratégico de Cozumel – na Rua Adolfo Rosado Salas entre a rua 5 e a avenida Rafael E. Melgas, a avenida do cais, bem no centrão de San Miguel

Los Otates

Agora estamos falando de comida de verdade – o Los Otates é o meu tipo de restaurante – simples, barato e delicioso! Demorei muito para conseguir encontrar esse lugar que me foi muito bem recomendado por um pessoal que conheci na Mi Casa en Cozumel. A primeira vez que fui ao Los Otates estavam fechando, já era tarde da noite (tipo umas 3 da madrugada) – de tanto falarem bem resolvi almoçar lá no outro dia.

Los Otates - comida mexicana em Cozumel
Los Otates – comida mexicana em Cozumel

O pedido mais recomendado da casa são os Tacos al Pastor, que não passam de tradicionais tacos com carne preparada no que nós brasileiros conhecemos por churrasco grego – realmente muito simples e deliciosíssimo – a carne é primeira assada, depois vai para a chapa e são acrescentadas cebolas, cebolinhas, cheiro verde e coentro. Limão, molhos de pimenta e guacamole acompanham as três tortilhas recheadas que o cliente come com as mãos mesmo!

E ainda aproveitando a oportunidade eu fiz questão de pedir um burrito! Até então só havia comido burrito nos Estados Unidos e uma vez em um restaurante de comida mexicana aqui no Brasil. Meus amigos que fantástica pedida – o burrito vem lotadíssimo e é muito delicioso!

Gostei tanto que voltei mais duas vezes (para um jantar e outro almoço) no Los Otates! Um recinto realmente familiar e bastante frequentado por turistas e locais. Comida barata, garçons muito legais e até internet grátis você encontrará ao visitar este lugar! Valeu a minha visita e valerá com certeza o meu retorno quando visitar Cozumel novamente! O Los Otates fica na Avenida 15. Basta seguir a rua do Pizza Hut até esta avenida e virar para a esquerda.

 

Sobre o #ArribaTour

Esta foi uma excursão solitária realizada entre 23 de maio e 6 de junho do ano de 2012. Nesta oportunidade visitei as cidades mexicanas de Cancun, Playa del Carmen e Cozumel. Foram firmadas diversas parcerias entre este blog e algumas instituições do segmento hoteleiro do México. Experimentamos, com o objetivo de fazer as revisões dos seguintes hotéis: Quetzal Hostel e Hostal Chac Mool em Cancun, Hotel Lunata em Playa del Carmen e Mi Casa en Cozumel. Aos administradores dessas instituições, ficam nossos mais sinceros agradecimentos, por ter-nos recepcionado gentilmente sempre com o seu melhor! Todos os custos com diárias foram cortesia dos hotéis.

Após explorar o México por 7 dias, embarquei em um voo para os Estados Unidos (Fort Lauderdale), e desde esta cidade, em parceria com a Mobility – locadora de veículos, seguimos com nosso tour em uma incrível viagem de ida e volta até Kissimmee, cidade vizinha a Orlando. Aproveitamos nossa viagem a essa região dos Estados Unidos para conhecer o SeaWorld Parks, que também gentilmente ao conhecer nosso intinerários nos enviou os convites para seus parques sem custos adicinais de entrada.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *