Depois de passar pelo complexo fronteirístico Los Libertadores, seguimos rumo a Viña del Mar, lugar onde a gente queria passar o Reveillon no Chile. Além de muito turística, Viña é uma cidade bastante desenvolvida e com a forte cultura chilena expressa em quase todos os detalhes. viña del Mar é conectada diretamente a Valparaíso, estão estratégicamente posicionadas no litoral pacífico chileno, distando apenas 9 kilometros uma da outra.

Rua em Viña del Mar

Rua de comércio em Viña del Mar

Igreja em Viña del Mar

Igreja em Viña del Mar

Como não possuíamos hospedagem em Viña e chegariamos praticamente 1 dia antes do reveillon, acabamos por nos entregar a sorte de conhecer um argentino “buena onda” que nos conseguiu um lugar a um custo mais acessível.

É impressionante como as estadias triplicam de valor no Chile, e especificamente nestas duas cidades, no fim do ano. Pesquisamos antes de comprar a passagem em Mendoza mas não encontramos nada que fosse mais economico que 60,00 dolares a diária. Entregamos-nos a sorte e confiamos no amigo que fizemos no ônibus e acabamos hospedados em uma letítima “habitacion” chilena, onde os únicos estrangeiros erámos nós (e nosso amigo argentino).

A maioria dos hóspedes eram de Santiago e valem muito a pena ficar lá. Pagamos 18.000 pesos chilenos por dia por pessoa(cerca de 30 U$), como ficamos 2 dias, o total de nossa hospedagem ficou em 36.000 pesos por pessoa. Ou seja, passamos o reveillon no Chile, em Viña del Mar, e pagamos uma média de 100 R$ cada.

Acreditem, foi o MAIS economico que conseguimos para os padrões do Chile. Tudo lá é muito caro! Uma cerveja em garrafa quente em um supermercado custa em média 1800 pesos (U$ 3,60 | R$ 6,50). Daí conseguimos ver o quanto foi barato nossa estadia, e o melhor!, a profundidade que conseguimos emergir na cultura tão rica deste país em apenas 7 dias de viagem só foi alcançada por termos conseguido ficar em uma hospedagem chilena, rodeado de chilenos por todos os lados.

Pub em Viña del Mar - Noites agitadas!

Pub em Viña del Mar – Noites agitadas!

Palco do reveillon em Valparaíso

Palco do reveillon em Valparaíso

A fama do reveillon em Valparaíso é conhecida em toda a América Latina. Ali existe a queima de fogos que é considerada por eles como a maior de todas do continente, superando até mesmo os fogos do Rio de Janeiro (será?!, eles dizem…). A concentração acontece por volta das 21:00 horas quando o sol está se pondo. É muito interessante observar como o fuso horário é interessante. Quanto mais ao sul no verão, mais luz do dia temos!

O sol se põe em média as 21:00 nessa região do Chile, e em Punta Arenas, na região Austral, o sol chega a se por em dezembro por volta das 23:00 horas! Ou seja, no verão os dias são mais longos, as noites são mais curtas, e no inverno acontece o inverso: as noites são mais longas e os dias mais curtos. Foi montado um gigante palco em frente ao monumento de 21 de maio de 1879, homenagem a “Arturo Prat”, e se estende pela madrugada nas ruas de Valparaiso.

Reveillon em Valparaíso

Reveillon em Valparaíso

Não sei se essa é a maior queima de fogos da América, a verdade é que tudo é muito maravilhoso. A queima acontece ao redor da orla marítima que liga Viña del Mar a Valparaíso por mais de 30 minutos contínuos, e é realmente impressionante. É um reveillon em família, com a badalação das pubs, das boates, das ruas lotadas por mais de 1 milhão e meio de chilenos e turistas de todas as partes do planeta. Passamos o reveillon em Viña del Mar, “caminando por las calles” com nossos amigos e conhecendo a cada passo mais e mais detalhes do verdadeiro espírito chileno de se confraternizar uma data tão importante quanto a virada do ano 2010.

Lua e fogos de artifício em Valparaíso

Lua e fogos de artifício em Valparaíso

Reveillon pelas ruas do Chile

Reveillon pelas ruas do Chile

Rua lotada em Valparaíso para o ano novo

Rua lotada em Valparaíso para o ano novo

Fim de Ano no Chile - Valparaíso

Fim de Ano no Chile – Valparaíso

Depois da virada do ano, já no dia 1º de Janeiro de 2010, paramos para almoçar um delicioso pescado antes de embarcar para Santiago. É impressionante como a gastronomia chilena é rica e saudavel. Somente estando lá para entender o porque de não permitirem a entrada de alimentos de origem animal/frutas no país. Em nosso albergue haviam árvores com ameixas de várias cores e tamanhos e os frutos do mar são fenomenais! Se você for no Chile tem que comer pescado! É o país líder em exportações desta iguaria na América e se for no Chile e não experimentar o salmão ou a truta, você não pode considerar que visitou este país.

Almoçando no Chile

Almoçando no Chile

Comendo antes de embarcar para Santiago

Comendo antes de embarcar para Santiago

Depois de nos fartarmos com a deliciosa culinária chilena, viajamos rumo a Santiago para nosso vôo que partiria ás 22:00 horas rumo a Punta Arenas. No próximo capítulo desse relato, compartilharei com vocês como é voar na LAN Chile, a cia Aerea que está dominando a América. Aqui você pode clicar e conhecer o Parque Nacional Torres del Paine.

Eu no reveillon 2010 de Valparaíso no Chile

Eu no reveillon 2010 de Valparaíso no Chile

Rua em Viña del Mar
Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
13 comentários publicados
  1. Oi, tudo bem? Estou indo para o Chile no fim do ano. Você poderia me falar o nome do albergue que ficaram em Valparaíso? Adorei o texto – fiquei mais ansiosa!

    1. Olá Malu! Tudo bem com vc!? Primeiramente muito agradecidos ficamos por seu comentário! 

      Posteriormente eu queria mencionar que o meu caso em Valparaíso e Viña del Mar foi totalmente diferente de tudo o que já passei!

      Embarquei para o reveillon em Viña e Valparaíso sem albergue, informação, ou até mesmo reserva de hotel. Fui literalmente torcendo pela sorte de econtrar algo em conta. No meu caminho de Mendoza para Viña conheci um argentino que me indicou um albergue-casa de família EXTRA econômico e salvou meu reveillon! Ele tinha tudo pra dar errado….

  2. Olá estarei dia 31 em santiago e  passarei a virada em valparaiso..gostaria de dicas…roupa ..o que vestir e tdo mais  kkkk

     

    1 vez ^,~

  3. Oieee chegarei em Santiago dia 25 e passarei a virada em Valparaiso. Gostaria de algumas de transporte, roupa, comida, segurança etc..tudo o q puder ajudar…rsrs.

    P.S: aDOREI O BLOG

  4. oi tudo bem? desculpa mais nao sei o seu nome.

    ja li sua pagina qse que toda! Voce viaja muito! hehe bom eu estou querendo passar o ano novo agora em algum pais diferente… Meu objetivo é conhecer novos paises, e ainda estou no inicio da minha pesquisa, nao sei se chile ou peru ou panama… nao sei ainda! so coloquei que esse ano seria america, o que já abrange mta coisa né? Bom como só vamos em amigas, e gostamos de farra, teria que ser um lugar onde teria alguma coisa legal p/ se fazer no dia 31. Sera que voce pode me ajudar? como voce já foi pra muitos lugares onde vc recomenda? 

    desde já agradeço.

    Camila

  5. Oi, gostei de suas informações e gostaria de saber se a festa de reveillon é em valparaíso ou viña del mar? o que temos prá fazer lá após a virada do ano? pergunto pois passarei o ano novo no chile.

    1. Olá! A festa acontece em ambas as cidades! Eu comecei vendo os fogos em Valparaíso e depois saí caminhando pelas ruas noite adentro! Foi muito divertido estar junto com os chilenos e não me preocupei muito em encontrar um bom lugar pra ficar, desde que gosto dessa interação nas ruas, mas para quem quer se planejar melhor, pode ser legal encontrar uma boa boate para virar a noite (existem várias tanto em Viña quanto em Valparaíso)

  6. Olá!

    Também estarei em Santiago na virada do ano, e gostaria de passar o reveillon em Vina ou Valparaiso. Alguém sabe como é o transporte saindo de Santiago, na noite de reveillon? Tipo, tem ônibus, taxi, van, carro pra alugar, estacionamento, engarrafamento???

    Obrigada!

    1. Olá Flávia! Obrigado pela visita e por comentar no BOAVIAGEM. Bem, para isso é simples! Existem vários ônibus que partem praticamente de hora em hora de Santiago a Viña e Valparaíso. A viagem é curtinha (cerca de 2 horas) e as estradas são lindíssimas! Só recomendo que planeje antes para não ter problema por conta do fim do ano (os chilenos descem em peso de Santiago para essas cidades). Bom, acho que é isso! Se tiver mais alguma dúvida deixe um novo comentário, e depois de experimentar esse reveillon, deixo aqui o convite para que você volte e complemente essa matéria relatando as suas impressões! Grande abraço e tenha uma BOAVIAGEM!

  7. Olá! Devo passar o reveillon em Santiago. E como vc, não tenho ideia de onde me hospedar, pois estou indo tbm sem reserva e talz. Vc poderia passar o endereço da hospedaria chilena que vc ficou? Grata!

    1. Olá Sônia, obrigado por sua visita e comentário aqui no BOAVIAGEM. Infelizmente não possuo mais o contato do pessoal e sequer sei se eles ainda prestam esse serviço de hospedagem. É bom se planejar e reservar seu hotel antes, desde que a cidade pode estar lotada e com isso os preços de tudo acabam ficando mais salgados. Tenha uma BOAVIAGEM e depois de ver como foi o reveillon, deixo aqui também o convite para que você volte a deixar um novo comentário relatando a sua experiência por lá! 

  8. Ol!! Estou indo passar o reveillon 2014 em Valparaíso!! Amei as informações de seu blog. Quando retornar, farei comentários. Obrigada!!! Feliz Natal e 2015 com muitas realizações!! Carminha

  9. Boa tarde, queria saber se você recomenda alguma Hotel/resort para passarmos o ano novo? Pois queremos ir com duas crianças (uma de 4 anos e outra se 6 meses). Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *