Com os corações ainda encantados pela beleza do passeio de contemplação da revoada dos guarás que fizemos no Delta do Parnaíba, continuamos nossa viagem explorando os principais marcos do roteiro que une Ceará, Piauí e Maranhão na famosa Rota das Emoções. Nosso próximo destino agora já seria em terras maranhenses, a próxima cidade base para nossas explorações é também considerada como portal de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, porém para chegar até lá ainda precisaríamos viajar o dia inteiro, nos deslocando em caminhonetes 4×4 pelas praias e utilizando embarcações para chegar até Barreirinhas navegando pelo Rio Preguiças.

Quem faz a Rota em mais tempo consegue desfrutar melhor dos atrativos existentes nesses estados brasileiros. Existem quilômetros e mais quilômetros de praias completamente desertas conectando o Piauí ao Maranhão. Nós viajamos de Parnaíba até a cidade de Tutóia, outro portal para as explorações no Delta e mais adiante até Paulino Neves, onde substituímos a VAN pelo “toyoteiro” para enfim visitar os Pequenos Lençóis, viajando pela Praia de Caburé, antes ainda de alcançar o Rio Preguiças.

Rota das Emoções: do Piauí ao Maranhão
Rota das Emoções: do Piauí ao Maranhão

Trocamos de condução embarcando em uma lancha a motor que oficialmente nos levaria até a cidade de Barreirinhas cruzando a magnitude do Rio Preguiças, mas sempre parando nos melhores vilarejos para conhecer um pouco mais das paisagens e culturas locais. O primeiro ponto visitado foi em Mandacaru, lugar onde existe o Farol Preguiças (ou Farol de Mandacaru), mantido pela Marinha do Brasil e que aceita a visitação dos turistas que optam por obter a vista privilegiada lá do topo; dali é possível contemplar as belezas proporcionadas pelos contrastes da mata verde nativa com as dunas dos lençóis e a cor escura do rio.


Belos lugares no deslocamento até Barreirinhas

Seguimos com nosso passeio pelo Rio Preguiças rumo a Barreirinhas parando sempre nos melhores lugares disponíveis para a exploração turística na região. Fomos convidados a conhecer as Dunas de Vassouras, lugar onde é possível ancorar a lancha e aproveitar a estrutura oferecida por pequenos refúgios de lazer à beira do rio, com bebidas, comidas, passeios nas dunas e ainda ter a oportunidade de interagir com a fauna local. Alguns minutos de descanso e seguimos com nossa navegação pelos braços deste formidável rio conhecendo melhor as ilhas, igarapés e mangues tão tradicionais nesta região do nosso país.

Macacos, dunas e descanso no Rio Preguiças
Macacos, dunas e descanso no Rio Preguiças

A chegada de barco até Barreirinhas foi épica! Realmente muito emocionante ter sido introduzido a esse lugar dessa maneira; chegar a esta cidade em uma embarcação pelo rio me proporcionou excelentes primeiras impressões! O Preguiças forma uma prainha nesta cidade, onde vários habitantes locais costumam se encontrar no final do dia para tomar um banho de rio, apreciar o pôr do sol, jogar futebol e conversa fora!

Chegada a Barreirinhas no Maranhão
Chegada a Barreirinhas no Maranhão

Mal havíamos desembarcado no Portal para os Lençóis Maranhenses e fomos convidados a conhecer uma comunidade local próxima a Barreirinhas renomada pela produção de farinha de mandioca e por preservar os costumes mais antigos do povo maranhense que habita a foz do Rio Preguiças.

Navegando pelo Rio Preguiças no estado do Maranhão
Navegando pelo Rio Preguiças no estado do Maranhão

Enquanto boa parte do meu grupo apreciava as explicações do guia nativo sobre a produção artesanal de farinha de mandioca, acabei me atendo a outros detalhes que realçaram minha atenção enquanto nas proximidades de Barreirinhas. Povo de sorriso marcante, de uma humildade singular e beleza inconfundível, optei por registrar alguns momentos pelas feições de felicidade expressas por cada um dos locais que tive a tremenda oportunidade de conhecer e interagir.

Beleza no semblante do povo maranhense
Beleza no semblante do povo maranhense

Cheguei ao Maranhão com meu coração repleto de encanto pelas belezas que vivenciei no Piauí e no Ceará, porém agora meu espírito encontrava conforto em cada sorriso, cada palavra amável que recebia ao conhecer algumas das pessoas humildes que vivem suas rotinas às margens do Preguiças. Nosso final de dia ficou novamente marcado por mais um pôr do sol espetacular e a ansiedade de saber que um dos destinos da minha lista de desejos (#bucketlist) no Brasil estava muito próximo de ser conhecido, desde que na manhã seguinte nos preparamos para conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Pôr do sol no Rio Preguiças
Pôr do sol no Rio Preguiças

A seguir você pode conferir um vídeo com os melhores momentos da nossa viagem entre o Piauí e o Maranhão e logo após deixo o link para a galeria com as melhores fotos em alta resolução que registrei durante minha estadia em mais este belíssimo estado do nordeste brasileiro.


Rota das Emoções rumo a Barreirinhas/MA

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *