Foram dias incríveis de exploração turística, reconhecimento de lugares paradisíacos e de tremendo aprendizado! Hoje venho até aqui para compartilhar com vocês sobre algumas das principais novidades reconheci nos últimos dias viajando pelo mundo afora. Para iniciar essa série de novas matérias, focaremos em um dos mais surpreendentes roteiros turísticos que executamos recentemente, bem acessível a todos nós brasileiros, vamos falar sobre a Rota da Baleia Franca!?

Na matéria anterior, apresentamos o Festival Gastronômico da Baleia Franca, evento que integrou o Festival Nacional da Baleia Franca (que aconteceu entre 23 e 30 de setembro) e o Seminário Científico da Baleia Franca (que aconteceu entre 21 e 23 de setembro). A Rota da Baleia Franca é um agrupamento de destinos turísticos que se complementam mutuamente e estão localizados a apenas 70 quilômetros de distância da cidade de Florianópolis.

Sem dúvidas esta pode ser uma sugestão ideal para quem deseja explorar o sul do Brasil conhecendo roteiros de ecoturismo paradisíacos, fartando-se da rica gastronomia regional, explorando cidades coloniais centenárias e de quebra ainda tendo a oportunidade de observar as Baleias Franca dando espetáculo bem próximo à orla das principais praias.

Rota da Baleia Franca

Avistamento de baleias no sul de Santa Catarina
Avistamento de Baleias Franca no litoral sul catarinense

Caso tenha a oportunidade de realizar este roteiro nas terras sul catarinenses, esteja preparado para estar exposto a caminhadas agradáveis em trilhas à beira mar para observação de baleias; você também encontrará praias que são de fato espetaculares, muita história, cultura e tradicionalismo combinando com algumas das paisagens mais deslumbrantes do sul de nossa nação.

O Projeto Rota da Baleia Franca foi idealizado pelo SEBRAE em parceria com os municípios litorâneos de Laguna, Imbituba e Garopaba. Esta foi uma brilhante iniciativa que objetiva o fortalecimento e a profissionalização de pequenos negócios voltados ao turismo, presentes nesta região do país, de forma a fomentar a economia regional durante a baixa temporada.

São mais de 300 empreendimentos que receberam a capacitação de alto nível oferecida pelo SEBRAE de Santa Catarina, estando agora mais do que aptos a oferecer melhores condições na prestatividade de seus serviços aos turistas que optam por conhecer um pouco mais do sul deste estado maravilhoso.

A Baleia Franca

Rota da Baleia Franca
Avistamento de baleias no sul de Santa Catarina

Esses fantásticos mamíferos migram entre os meses de julho a novembro para as praias que compõem a Rota da Baleia Franca em busca de águas mais calmas, quentes e protegidas, trilhando o refúgio ideal para acasalamento, parto e criação de filhotes nos primeiros meses de vida. Para você ter uma noção ainda mais ampla do tamanho desses animais, as fêmeas podem atingir mais de 17 metros (cerca de 60 toneladas de peso!)

Com hábitos costeiros e com características dóceis, foram apelidadas como baleias franca (de fácil captura). Elas possuem algumas características singulares que as diferem de outros indivíduos, tais como as calosidades no alto e nas laterias da cabeça e a configuração de suas nadadeiras (elas não possuem a nadadeira dorsal).

Laguna, Garopaba e Imbituba

Laguna, Garopaba e Imbituba
Casa de Anita Garibaldi em Laguna, cidade âncora na Rota da Baleia Franca, junto com Garopaba e Imbituba

Caso você ainda não tenha conhecido alguns dos lugares que vou citar logo a seguir, faça questão de organizar a sua agenda de viagens e inclua esses destinos em seus próximos itinerários! Cada uma dessas cidades possuem atrativos únicos que se complementam em um roteiro interessante, não muito longo e de fácil execução. Garopaba possui como grande atrativo a exuberante natureza presente em meio aos ares de cidadezinha do interior que ainda apresenta traços marcantes do tradicionalismo das antigas vilas de pescadores. Além do ecoturismo e do avistamento de baleias, as praias de Garopaba são um convite irrecusável à pratica de esportes aquáticos de aventura, tais como o surfe, o sandboard, mergulho e passeios de barco.

Imbituba é considerada a Capital Nacional da Baleia Franca, possui algumas das praias mais lindas do Brasil (9 praias, entre elas a Praia do Rosa, uma das 30 baías mais lindas do mundo). Aqui você poderá realizar diversas atividades de ecoturismo, tais como cavalgadas, trilhas, surfe, passeios de barco e até paraquedismo. Também recomendamos uma passadinha pelo Museu da Baleia e o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, lugares onde é possível adquirir singular conhecimento no assunto. Complementando o roteiro turístico da Baleia Franca no estado de Santa Catarina, está a belíssima cidade de Laguna, patrimônio nacional tombado pelo IPHAN, possuindo mais de 600 prédios coloniais em seu Centro Histórico. Vamos abordar as maravilhas de cada uma dessas belíssimas cidades, que visitamos in loco, nas matérias que serão publicadas nos próximos dias, não deixe de acompanhar de pertinho 😉

Como chegar, hospedagens e restaurantes

Hospedagens, Restaurantes, Atividades Turítiscas
Excelentes alternativas de hospedagens, restaurantes de nível elevado e atividades turísticas

Para realizar a Rota da Baleia Franca, o ponto de partida pode ser qualquer um dos principais aeroportos que servem o estado de Santa Catarina. Você pode chegar pelo Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, localizado em Jaguaruna, ou pelo principal aeroporto desse estado, o Hercílio Luz, localizado em Florianópolis. Atualmente existem cerca de 5 cias aéreas que operam voos regularmente para os dois aeroportos entre várias capitais brasileiras. Uma vez nos aeroportos, você pode alugar um veículo para fazer tudo ao seu tempo, ou então optar pelo serviço de tours exclusivos oferecidos pela Casa Verde Tour, uma das principais operadoras especializadas do roteiro em questão. Você também poderá realizar passeios com outras agências de turismo, tais como a Ingaia Ecoturismo, Oceano Turismo, RZ Turismo (Garopaba) / Turismo Vida Sol e Mar (Imbituba) / Sem Fronteiras Turismo (Laguna)

Os visitantes estarão bem servidos com alternativas de acomodações de muito bom gosto, capazes de atender a qualquer perfil financeiro. Para se ter uma ideia global da oferta de hospedagens, nas cidades que compõem o roteiro existem aproximadamente 2 mil leitos distribuídos entre cerca de 50 pousadas, hotéis, resorts, hostels entre outros. Se o seu assunto é comer bem, pagando preços justos por isso, então pode preparar sua bagagem tranquilo rumo a Floripa, se visitar o post anterior vai conseguir entender um pouco sobre as maravilhas da culinária sul catarinense, em breve também vamos abordar esse assunto em posts mais exclusivos.

Atividades turísticas e a observação de Baleias Franca

Observação da Baleia Franca
Observação de Baleias Franca no litoral sul de Santa Catarina

O roteiro ficou legal né?! Pra você ter uma ideia sobre as distâncias, dá pra ir de Floripa até Laguna (a cidade mais longe) em pouco mais de 1 hora de viagem, distante apenas 120 quilômetros da capital de Santa Catarina. Garopaba e Imbituba ficam mais perto, a apenas 90 quilômetros. Você pode optar pela hospedagem em uma das cidades e partir para passeios rápidos ou longos nos outros atrativos turísticos.

A sensacional integração proporcionada pela Rota da Baleia Franca na temporada que vai de junho a novembro traz benefícios em vias de mãos duplas não somente para prestadores de serviços, alternativas de hospedagens e restaurantes. Ela fomenta o desenvolvimento da economia regional, conseguindo entregar um produto de altíssimo nível aos visitantes que optarem por construir momentos agradáveis em algumas das cidades mais desenvolvidas a nível turístico do sul de nosso Brasil.

Para começar a planejar a sua viagem já!

Percorrendo cidades catarinenses em busca da baleia franca
Descobrindo lugares paradisíacos ao percorrer cidades do sul catarinense em busca da baleia franca

Enquanto em várias regiões diferentes do nosso país o turismo tende a se descentralizar, provocando disputas egocêntricas pela moeda do mesmo turista, o sul do país dá um verdadeiro espetáculo em integração, estrutura e bom atendimento ao visitante. Encontramos qualidade de sobra em todos os tópicos diretamente relacionados ao turismo nas cidades de Imbituba, Garopaba, Laguna (e de quebra ainda conhecemos as termas de Gravatal). Podemos afirmar sem sombra de dúvidas que estes lugares estão muito bem estruturados para receber qualquer tipo de visitante, seja o mochileiro que explora destinos com orçamento limitado ou até mesmo o viajante de luxo com alto poder aquisitivo. Estes são destinos para voltar sempre ao longo de toda a vida.

Serviço

Rota da Baleia Franca
Roteiro turístico concebido pelo SEBRAE/SC, pelas prefeituras e empreendedores das cidades de de Laguna / Imbituba / Garopaba – Temporada da Baleia Franca – junho a novembro
facebook.com/rotadabaleiafranca / instagram.com/rotadabaleiafranca
Esta viagem foi realizada por Luiz Jr. Fernandes a convite do SEBRAE/SC.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *