O roteiro desta viagem ao Peru virou de cabeça para baixo! Sim, literalmente, ele virou de ponta cabeça. Quando comecei a planejar esta viagem, queria deixar Machu Picchu e Cuzco por último e voltar desta cidade no meu útlimo dia de viagem direto para Lima, só para voltar ao Brasil. Pois bem, de repente, duas semanas atrás eu inverti meu roteiro turístico no Peru. Coloquei Machu Picchu e Cuzco em primeiro plano, já que essa seria literalmente a cereja em cima do meu bolo 🙂

Por que adiar o melhor para o final!? Esta era a pergunta pertinente em minha mente. Então comprei na semana passada um trecho (one-way) por U$ 90,00 na TACA e vou voar no dia 10 próximo de Lima para Cuzco e invertertendo assim o que eu tinha planejado no início de uma forma totalmente feliz. Sim, vou para Cuzco direto depois de ter visitado Lima e vou aproveitar para explorar ao máximo as possibilidades turísticas mochileiras ao redor daquela cidade. Muito além de Machu Picchu, Cuzco possui uma infinidade de atrativos para um viajante solo. Durante esse período de planejamento conheci várias pessoas de diversas nacionalidades que já visitaram o Peru e especificamente Cuzco por várias vezes e sequer chegaram a conhecer Machu Picchu! Sim, esta cidade está muito além daquilo que todos nós considerariamos como clichê em uma viagem ao Peru: conhecer o sítio arqueológico mais famoso da América do Sul.

Tenho vários lugares marcados como “must have” em Cuzco, mais ainda não defini exatamente quanto tempo vou gastar por ali, ou o que vou visitar além de Machu Picchu. Creio que Ollamtaytambo também é obrigatório, assim como tantas outras impressionantes construções e legados da era Inka que existirão por ali ao alcance de alguns soles. Creio que seria interessante gastar uns cinco dias ou mais em Cuzco e tentar desfrutar do fim de semana (somente o sábado) ainda em Cuzco para depois partir urgentemente para Puno e Copacabana (se é que vai sobrar tempo assim para Nazca lá no final).

Sendo assim, já entendeu como vai ser né!? Desde Cuzco, vamos voltar mochilando pelas cidades mais interessantes do sul do Peru. Arequipa e Nazca são duas pérolas nesta viagem, assim como Ica e o oásis de Huacachina também o são e não deverão ser desprezados nesse tour de volta a Lima. Também existem em meu roteiro outros stop-overs em Pisco, para visitar as Islas Ballestras e Paracas, mas sinceramente, eu estou achando o tempo que eu tenho (17 dias) muitíssimo apertado para tanto o que ver e fazer! Vamos otimizar o tempo e tentar aproveitar para conhecer o máximo do Peru e é claro, compartilhar (em tempo real, se Deus assim me abrilhantar….) tudo com os leitores deste excepcional recinto.

Oasis Huacachina - Ica - Peru
Oasis Huacachina – Ica – Peru

Alguém aí tem dicas? Sugestões!? Podem ser críticas também, o que vale é a sua interação comigo na caixa de comentários abaixo! 😀

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *