Ao falar em Morro de São Paulo, duas palavras saltam facilmente a memória: beleza e simpatia. A começar pela foto de capa desta postagem, que traz o viajante aqui relaxando sem muita pressa em uma das piscinas naturais que são formadas diariamente na Quarta Praia. Este seria um dos lugares que recomendaria instantâneamente qualquer pessoa que me perguntasse quais seriam os lugares imperdíveis nesta pérola do Arquipélago de Tinharé. Mas os must-have não param por aí!

É obrigatório também ao menos um mergulho em cada uma das quatro praias! Cada uma ao seu estilo, todas possuem como singularidade o fato de abrilhantarem a paisagem do Morro. E não somente de praias viverá o turista que visitar esta preciosidade do turismo baiano! É preciso dar uma chance ao vilarejo, explorar suas vielas e conhecer seus marcos históricos, dentre eles importantes legados, tais como a Fonte Grande, construída em 1746 durante o Brasil Colônia, antigo ponto de encontro dos moradores para tradicionais banhos coletivos.

Monumentos históricos do Morro de São Paulo
Apreciar os monumentos históricos é de lei!

É necessário também mencionar que vale muito a pena investir alguns bons momentos apreciando a arquitetura da Igreja Nossa Senhora da Luz, que fica bem na entrada do vilarejo, um verdadeiro patrimônio histórico, apesar de ainda não ter sido tombada.

Acredito também que outro lugar imperdível em Morro de São Paulo seria o mirante da Tiroleza, de onde podem ser observadas as praias e boa parte da vila, nesse lugar também é possível ter uma visão privilegiada do pôr do sol (saiba quais são os melhores lugares!). Então acredite! Mesmo que não vá ter a coragem de descer, faça questão de subir até o mirante para apreciar a maravilhosa vista e tirar uma boa foto assim como consegui 😀

Mirante da Tiroleza no Morro de São Paulo
Mirante da Tiroleza no Morro de São Paulo

Não é difícil para um turista de primeira viagem encontrar os lugares realmente imperdíveis de Morro de São Paulo! Acredito que viajando para esse destino em um período de 3 dias a 5 dias o turista será capaz de visitar até mais de uma vez os lugares que estamos propondo como realmente imperdíveis. Outro marco histórico que pode ser avistado logo na chegada, e que também merece um tempo exclusivo para ser explorado é a Fortaleza de Tapirandu, verdadeiro postal do Morro! Reserve bons momentos para caminhar por seus paredões, fotografar suas muralhas e até recomendaria um fim de tarde por ali!

Fortaleza de Tapirandu no Morro de São Paulo
Fortaleza de Tapirandu no Morro de São Paulo

Fato é que existem vários outros marcos históricos que merecem muito a visita dos turistas, tais como um passeio até o Farol do Morro, visitar o cemitério, a Cortina entre São Paulo e Conceição, os Fortes de São Luiz, Zimbeiro e o Forte de São Paulo. Com um pouco mais de tempo eu teria também conhecido a cachoeira que fica no meio da Ilha, mas é preciso investir ao menos uma tarde para realizar a trilha.

Considero também imperdível assistir ao pôr do sol usufruindo da estrutura proporcionada pela Toca do Morcego, um barzinho que mais parece lounge, situado em um ponto estratégico do Morro. Além de som descolado, os visitantes podem desfrutar de bons momentos no fim do dia, relaxar em um dos sofás e pufs, pedir um aperitivo e relaxar apreciando o espetáculo.

Pôr do Sol na Toca do Morcego
Pôr do Sol na Toca do Morcego

E finalmente, depois do dia fim de cada dia, o legal no Morro é perder-se pelas ladeiras que ligam as quatro praias e o vilarejo. Na pracinha do centro do vilarejo os locais expõem seus artesanatos e recepcionam com alegria os turistas que se interessam pelos artigos. Outro programa imperdível nas noites do Morro é escolher uma barraca de batida de frutas e se refrescar com a combinação que você indicar como ideal!


Banquinhas com artesanatos e batida de frutas na praça central do Morro de São Paulo

Conhece o Morro de São Paulo!? Qual é o seu programa imperdível neste destino turístico do nordeste brasileiro?! Abrilhante a beleza dessa matéria com tudo aquilo que você pensa sobre esse lugar logo a seguir na caixa de comentários 😉

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
3 comentários publicados
  1. Nossa, quando você foi lá a Fortaleza de Tapirandu ainda era no formato original. Ela foi toda ‘destruida’ agora. Colocaram cimento por cima! Acabaram com a história do lugar. 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *