Hoje acordei de novo com vontade de voltar pra Noronha. E sempre que eu acordo com essa vontade, quem é você leitor! Parece que todos os dias bate aquele desejo de estar em contato com a natureza, poder acordar bem cedinho e dar um mergulho na Praia do Cachorro, ou então dar uma corrida da Vila dos Remédios até o Mirante do Sancho ahh Noronha, eu não cansaria de viver todos os dias da minha vida por seus becos, vielas, mirantes e praias 🙂

Na matéria de hoje, vamos compartilhar 4 roteiros para quem está de passagem marcada pra uma das ilhas mais lindas do mundo. São pequenas sugestões do que fazer, onde comer, o que visitar para que você consiga ter uma viagem otimizada, conseguindo conhecer os lugares que realmente não podem ficar de fora da lista de quem já esteve na terra da “euforonha”. Vamos lá então?! O que posso fazer de melhor em Noronha com 3, 5, 7 e 10 dias?! Eu conto logo a seguir!

Roteiro de 3 dias em Fernando de Noronha

Roteiro de 3 dias em Noronha
Snorkel na Praia da Baía dos Porcos em um dia lindíssimo

O que fazer em Noronha com apenas 3 dias na ilha?! Contando que os voos só chegam em Noronha a ponto de conseguirmos curtir o final do dia, é realmente um pecado reservar tão pouco tempo para conhecer um destino repleto de atividades como é Noronha. No primeiro dia não dá muito tempo de fazer nada. Não tem como visitar os principais pontos turísticos em apenas meio período, porém é o dia para focar e conhecer a Vila dos Remédios, centro urbano do arquipélago, e as praias mais próximas: Cachorro, do Meio e Conceição. No primeiro dia completo eu recomendaria o Ilhatur, que é uma espécie de tour guiado oferecido pela maioria das agências de turismo e passeios presentes em Noronha. Neste passeio é possível conhecer os principais pontos turísticos da ilha, conhecer a história por trás de alguns deles e depois com certeza focar para visitar o que mais gostou nos dias seguintes. A grande vantagem do ilhatour é poder ser objetivo, não perder tempo indo de um lugar pro outro sem saber o que fazer, os guias são super atenciosos e acompanham até mesmo debaixo d’água.

Com mais dois dias completos na ilha e já conhecendo praticamente os principais pontos turísticos, você pode dedicar um dos períodos do dia para conseguir voltar ao lugar que você mais curtiu, além do que pode escolher um dos dois dias para sair para mergulhar. Os mergulhos embarcados são feitos sempre saindo pelas manhãs (ou então mergulhos noturnos), sendo que esta é uma atividade que pode consumir a manhã inteira, então se deseja mergulhar é bom deixar um dia separado para isso (e de preferência dois dias antes do seu voo de volta). Outras atividades que eu acredito que podem ser interessantes no roteiro de 3 dias são: trilha curta pro Atalaia (tem que fazer agendamento no ICMBio antes hein!), mergulho com snorkel na Baía do Sueste e um passeio nos arredores do porto. O roteiro de 3 dias é realmente muito apertado e sem dúvidas não é o tempo suficiente para conseguir conhecer todos os atrativos que Noronha oferece. Para comer, eu acredito que uma boa alternativa pode ser o Restaurante Mergulhão (próximo ao porto), pode ser uma ótima alternativa para um jantar romântico com o cair do sol 😉

Sugestão de Pousadas: Eco Pousada Teju Açu

Roteiro de 5 dias em Fernando de Noronha

Roteiro de 5 dias em Noronha
Baía do Sancho, uma das praias mais lindas do planeta

Com 5 dias já podemos conhecer mais lugares e fazer atividades de dia completo sem medo de perder a hora de ir pro aeroporto. Escolha um bom lugar para o primeiro pôr do sol, eu acho que bons lugares são o mirante do Boldró, o Forte N. S. Conceição e sem dúvidas, o Restaurante Mergulhão. No segundo dia, opte pelo ilhatour ou então alugue um buggy para conseguir conhecer a ilha na sua velocidade. Os veículos podem ser encontrados nas imediações da pracinha central da Vila dos Remédios e o custo da diária costuma variar conforme as temporadas do ano. Eu recomendo conhecer no primeiro dia: Praia do Leão e Sueste (mergulhando com snorkel), as praias nas imediações do porto (se quiser também pode mergulhar nos naufrágios do porto com snorkel), as praias que veem depois do Morro do Bico: Boldró, Bode, Americanos, Cacimba do Padre e a Baía dos Porcos (com paradinha pra snorkel). Como pode ver, somente nesse parágrafo consegui lotar todo seu itinerário do primeiro dia, por isso eu acho que o ilhatour é bom para quem está com pouco tempo na ilha.

No segundo dia, eu sempre volto ao lugar que mais gostei. Recomendo escolher entre a Praia do Porto e a Praia do Sancho para passar o dia inteiro. A dica é ligar pra Quentinha do Valdênio / (081) 3619-1872 / e ter sua refeição na beira da praia mesmo. Eles entregam em qualquer lugar da ilha e você evita a pernada até o restaurante. Pode ser uma opção interessante também passar o dia inteiro na Cacimba/Baía dos Porcos, já que por ali tem a tradicional barraquinha das Gêmeas, onde é possível inclusive pedir um peixe completo preparado na folha da bananeira com acompanhamentos. Esta é apenas uma das alternativas que podem ser distribuídas por dois ou mais dias.

Com 5 dias na ilha também é possível investir nos mergulhos: pode ser interessante para os amadores fazer um mergulho partindo da praia do Porto (com o Bodão ou com o Cabeção), ou ainda investir nos mergulhos embarcados com a Atlantis, a melhor operadora de mergulhos embarcados que existe em Noronha. Duas manhãs de mergulho deixam duas tardes livres 😉 Uma delas você pode mandar para uma caminhada nas imediações da Praia do Boldró, estendendo tranquilamente a caminhada até a Cacimba. Já a outra tarde eu investiria em qualquer barzinho (quem sabe o Bar do Cachorro), ou ainda apenas apreciando a beleza das praias urbanas, caminhando sem pressa da Praia do Cachorro até a Praia da Conceição. Os 5 dias não são ainda a melhor janela de tempo para Noronha, mas com certeza você vai conseguir se divertir bem!

Sugestão de Pousada: Pousada da Carmô

Roteiro de 7 dias em Fernando de Noronha

Coral em formato de coração na Baía dos Porcos
Coral em formato de coração na Baía dos Porcos

Este é o roteiro mais recomendado para Fernando de Noronha em minha opinião. Uma semana é o tempo suficiente para conhecer a grande maioria das praias, fazer algumas trilhas e ir além na experiência gastronômica. No primeiro dia, logo depois do desembarque e checkin, o lance é ir para as praias urbanas e ser introduzido ao Cachorro, do Meio e Conceição. Ver o pôr do sol no Forte N. S. Conceição. Finalizar o dia comendo em algum restaurantezinho no centro da ilha (pode ser a comida por kg de alto nível do restaurante Flamboyant por exemplo).

No segundo dia, um dia completo e livre, a dica é aproveitar para contratar um passeio que dure o dia todo: pode ser a pranchinha sub VIP com churrasco no final, pode ser mergulho com cilindro embarcado para ver as cavernas submersas de Noronha, pode também ser o ilhatour para conhecer os melhores lugares, ou ainda contratar um buggy e correr sem rumo pelas rodovias que cortam a ilha de fora a fora. O segundo dia completo tem que ser de imersão também! Se arrume pela manhã com mantimentos e vá passar um dia com o pé atolado na areia: escolha entre Sueste, Sancho, Cacimba ou Praia do Porto para fazer o dia de farofa 😉 Encerre o dia assistindo ao pôr do sol no Forte do Boldró e depois escolha um bom restaurante para desfrutar da culinária regional (se você der sorte, na quarta e no sábado pode ser uma boa pedida encarar o Festival Gastronômico do Zé Maria).

Alternativas interessantes para o quarto e quinto dias podem ser: passeio de barco com a equipe do Receptivo Atalaia, fazer algumas das trilhas de Noronha: trilha dos Abreus, a trilha longa do Atalaia, Trilha do Capim Açu. Você também pode tirar o dia para ir em busca de algumas das piscinas naturais de Noronha: conhecer o Buraco do Galego na Praia do Cachorro, as piscinas naturais que se formam na Ilha da Conceição, as piscina natural do Atalaia, entre tantas outras.

Quem vai pra Noronha com mais tempo na agenda acaba conseguindo curtir a vida no estilo local, no tempo dos ilhéus, tudo acontece mais devagar…, tome tempo para pensar na vida, para apreciar os pequenos detalhes desta ilha maravilhosa, para tentar interagir com os locais, gaste tempo caminhando na Vila dos Remédios, pare para tomar um sacolé (picolé no saquinho) e conversar com as pessoas – nesta ilha é possível escutar conversas mirabolantes de pescadores que foram atacados por polvos gigantes ou de presidiários que foram soltos e nunca saíram da prisão.

Com sete dias em Noronha você poderá experimentar diversos restaurantes diferentes, vale a pena fazer uma relação dos melhores e sair conferindo um por um! Eu recomendaria muito uma visita à Pousada Teju Açu, que possui um restaurante próprio cozinhando alimentos produzidos organicamente em seu próprio quintal. Outro lugar fantástico para comer em Noronha é o Restaurante Beijupirá, sem dúvidas alguns dos pratos mais incríveis da ilha são produzidos neste recinto. Pra quem curte ficar de bobeira em um barzinho tomando uma cerveja e comendo quitutes, o Restaurante da Pousada Zé Maria é a opção ideal, preços justos por uma qualidade irrevogável.

Sugestão de Pousada: Pousada Estrela do Mar

Roteiro de 10 dias em Fernando de Noronha

Roteiro de Viagem em Noronha para 10 dias
Sol se pondo na Praia do Cachorro

O roteiro de 10 dias em Noronha é praticamente a melhor opção se compararmos o custo com o benefício. Isso pois até a famosa TPA (Taxa de preservação ambiental), que é cobrada diariamente por pessoa que visita o arquipélago costuma ser mais econômica, proporcionalmente falando para quem fica por 10 dias, ou seja, quem fica menos paga um pouco a mais nessa taxa. Porém os custos com hospedagem e alimentação podem inviabilizar um pouco a longa estadia no paraíso.

Em um roteiro com tantos dias é possível viver como um local. Você será conhecido pelas pessoas, que te chamarão pelo seu próprio nome, você criará vínculos de amizade, desfrutará de noitadas regadas a muito reggae, forró e música eletrônica na Pizzaria Muzenza. Com tantos dias é possível reservar alguns dias completos para curtir as praias, assim como foi recomendado nos roteiros anteriores, porém o grande diferencial é que você terá mais tempo para voltar aos lugares que realmente te marcaram. Eu aproveitaria 3 dias seguidos de mergulho livre no Sancho com total tranquilidade.

Com tanto tempo no itinerário, é possível reservar dias completos para mergulhar embarcado, pode inclusive marcar mergulhos noturnos sem medo de sacrificar as noitadas com a farra animada no centro da Vila dos Remédios. Eu recomendaria a você contratar um guia experiente para te levar em lugares de difícil acesso (e até por que não dizer – lugares secretos!). Pros mais aventureiros as trilhas podem ser estendidas: é possível fazer muito com esse tempo, tal como a trilha do Piquinho, que dá 90% de visão panorâmica da ilha, ou ainda a Trilha do Capim Açu, que leva mais tempo, mais longa e cansativa, além do que é possível tomar o seu tempo para fazer a sua própria trilha em Noronha, conhecer os principais mirantes e desfrutar sem correria de uma das ilhas mais lindas do planeta.

Ampliando o tempo livre é possível comparecer com certeza ao evento de culinária mais badalado da ilha: o Festival Gastronômico da Pousada Zé Maria, visto que eles sempre fazem os festivais nas quartas e sábados. Eu também não deixaria de dar um pulinho no restaurante do Dolphin Hotel para conhecer o melhor peixe na telha que é servido em Noronha. Outras coisinhas que dá pra comer pelo caminho em Noronha estão nos pasteizinhos da feirinha de sábado na praça central da Vila dos Remédios, ou uma tapioca da Babalu (veja mais sobre lanches rápidos e baratos em Noronha).

Sugestão de Pousada: Pousada da Filó.

Concluindo…

Seja com 3, 5, 7 ou 10 dias, Noronha é um destino imperdível. Não deixe que a oportunidade passar, se tiver condições, vá para Noronha e tente ficar o máximo que conseguir, você com certeza não se arrependerá. Se você já foi e acredita que podemos incrementar ainda mais esses roteiros, então deixe as suas sugestões na caixa de comentários que vem logo a seguir 😉

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados
  1. Bom dia, Luiz. Adorei o artigo sobre Fernando de Noronha. O roteiro para aquela ilha paradisíaca é meu sonho de consumo, e um propósito. Certamente vou programar uma viagem de férias com a família para lá. Mas, antes de mais nada, quero esclarecer que sou cadeirante e adoro lugares onde a natureza se destaca. É um contrassenso, considerando que a cadeira de rodas é totalmente incompatível com lugares paradisíacos como Fernando de Noronha. Gosto de natureza, acampar e banho de rio. Sou gipeira e foi devido a um acidente na estrada que fiquei paraplégica. Não conheço muitos lugares bucólicos fora do Estado do Amapá, mas aqui, há o que é de melhor em se falando de natureza intacta: Cachoeira de Santo António, em Laranjal do Jari, Parque Nacional do Cabo Orange, na Cidade de Oiapoque, Cachoeira da Pedra Preta, Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, na Cidade de Serra do Navio, sem falar nas trilhas maravilhosas e acidentadas em torno desses lugares, etc. Devo lembrar que visitei esses lugares, antes do acidente. O Brasil é incipiente em turismo adaptado, eu só ouvi falar da cidade de Socorro, no Estado de São Paulo, divisa com Minas Gerais, referência Nacional em turismo adaptado para pessoas com deficiência. Mas, em Fernando de Noronha, é possível fazer um passeio nesse sentido? É possível fazer turismo adaptado em Fernando de Noronha? O que você poderia sugerir? Obrigada por sua atenção. Izabel Frota.

    1. Olá Izabel, muito obrigado pela sua visita ao blog e por deixar seu comentário! Noronha já foi bem mais inacessível para os deficientes físicos. Até antes do trabalho executado pela Econoronha nos últimos anos, era praticamente impossível ver as principais belezas do arquipélago com cadeira rodas, porém hoje Noronha possui realmente uma excelente estrutura com relação a trilhas acessíveis. Para quem vai visitar o Sancho e o Pico Dois Irmãos, que são duas das principais atrações naturais deste arquipélago, existem trilhas totalmente acessíveis a cadeirantes que lhe levarão tranquilamente até os principais mirantes. Não é possível até então descer até o Sancho, pois isso se dá por uma escada que existe entre uma fenda nas rochas das falésias, porém é possível tranquilamente passear e conhecer os melhores lugares. É claro que ainda existem muitas adapatações a serem construidas ainda, porém é bom ver que um lugar tão remoto (e paradisíaco) já possua trilhas acessíveis. Se você quiser pisar na areia e desfrutar do banho de mar, você também terá muita facilidade para conhecer a Praia do Sueste (a residência das tartarugas em Noronha) e tomar uma bebida gelada enquanto sente o poder do sol do nordeste brasileiro na Praia do Porto, que também é fácil de ser visitada por cadeirantes. Acredito que um lugar lindo como Noronha realmente é difícil de se estruturar para o turismo de acessibilidade, porém já vejo excelentes benefícios neste sentido, pode ir tranquila que você vai se apaixonar assim como sou apaixonado 😉 Abração e muito obrigado mais uma vez por sua visita e comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *