Assim como todos os viajantes do planeta, não sou diferente: amo me perder por mercados locais. Definitivamente esta é a melhor forma de conhecer quais as mercadorias mais comercializadas pelos habitantes de uma determinada cidade, bem como uma excelente oportunidade para encontrar souvenirs, presentes, comida barata e pechinchas em geral.

Quando visitei o Vietnã fiz questão de visitar qualquer tipo de aglomerado comercial que visse pela frente. Tanto em Hanói quanto em Ho Chi Minh City (HCMC), sempre fazia questão de caminhar entre feirantes, de entrar em centros comerciais, sempre buscando aprofundar meus conhecimentos sobre a cultura local e principalmente sobre como é que os vietnamitas do século XXI levam suas vidas adiante. Os mercados são fontes inesgotáveis de conhecimento viajante, seja para comprar, para comer ou simplesmente para praticar a velha técnica do people watching que tanto aprecio.

O mercado da vez encontra-se muito bem localizado no coração de HCMC, o Cho Ben Thanh Market é uma atração turística bastante popular não somente entre quem visita esta grande metrópole mas como também pela população local em geral, e se tem algo interessante no Sudeste da Ásia, esse algo chama-se: agregar conhecimento – visitar mercados é uma atração grátis, divertida e que pode render excelentes recordações do país visitado. Só é preciso um esforcinho adicional caso você vá visitar esse mercado, desde que são tantos produtos, uma infinidade de mercadorias que preenchem com muitas cores qualquer foto que você venha a tirar lá dentro 😀

Saigon Market - O lugar para fazer compras em Ho Chi Minh City
Saigon Market – O lugar para fazer compras em Ho Chi Minh City

Literalmente infinidade de produtos, chega ser complicado encontrar algo para comprar. Caso você seja adepto a frutas secas então este é o local ideal, custo baixo, variedade extraordinária, assim é Ho Chi Minh. Mas não pense que são apenas frutas secas, condimentos, temperos e especiarias em geral que podem ser encontrados por aqui não; também é fácil achar bancas nas quais os vendedores se perdem em meio a caixas e frascos de perfumes – originias ou não, mas estão sempre por ali – camisetas com a foice + martelo – sapatos, mochilas e bolsas – artigos para decoração – sinceramente caro leitor? É muito difícil sair dali sem deixar alguns Dongs espalhados nas mãos dos vendedores ávidos, perspicazes, que fazem questão de te intimar a comprar sempre com um belo sorriso no rosto.

E eu cheguei a mencionar no parágrafo anterior a palavra originais, não foi mesmo? Pois é, tema polêmico quando o assunto é a velha Saigon. Ambulantes estão por todos os cantos do centro dessa metrópole, oferecendo desde pilhas de livros Lonely Planet descaradamente xerocados até “cópias idênticas” de mochilas ou blusões da North Face. É possível encontrar lojas de sapatos e botas para trilhas com nomes e marcas mundialmente conhecidas, tais como Solomon, Merrel ou ainda Timberland a um custo irrisoriamente mais acessível do que até mesmo nos Estados Unidos. Original ou cópia perfeita? Isso ainda é uma grande dúvida na minha mente, mas uma coisa era fato: as botas de trilha eram vendidas sem as caixas originais; os motivos disso, os vendedores não souberam responder em inglês!

Ben Thanh Market - Ho Chi Minh City
Ben Thanh Market – Ho Chi Minh City

Mas não é só de supérfulos e quinquilharias em geral que vive o Ben Than Market, pelo contrário! Se você caminhar com calma e sem pressa no meio dos gritos estridentes dos comerciantes, e procurar pelos detalhes, vai conseguir encontrar alguns artigos de porcelana fina, ideal para a decoração da sua residência! Quer um souvenir dessa viagem melhor do que esse? Enfim, vai visitar Ho Chi Minh? Não deixe de visitar esse fantástico ponto turístico que está ali firme no centrão dessa metrópole desde o ano de 1914, sobreviveu a Guerra do Vietnã aos massacres com o agente laranja e está ali pronto para receber seus visitantes: definitivamente um lugar que tem muita história pra contar.

Só pra frisar, este local é uma das principais atrações noturnas em Ho Chi Minh City, fica localizado bem no centro da cidade, no Distrito 1, especificamente no final da rua de compras Le Loi, pode valer também muito a pena dar um rolé por essa rua e encontrar as promoções malucas, só não me venha questionar se os produtos são originias ok?! Uma vez cansado da correria, dos berros e principalmente do assédio dos vendedores, voltei para o hotel caminhando pelo Mercado de Flores, em busca de alguns detalhes interessantes desta grande cidade. O que eu encontrei? Muito tráfego pelas ruas (o que é normal nesse continente), flores de lótus e arroz colorido. Se eu experimentei o arroz? É claro que não horas! Eu não queria borrar as minhas calças no dia seguinte haha 😀

Passeio noturno por Ho Chi Minh City
Passeio noturno por Ho Chi Minh City

Nos próximos capítulos dessa odisséia no Vietnã, vocês serão convidados a passear de barco pelo Delta do Rio Mekong, um dos mais importantes rios para o continente asiático! Não vai perder né não?! Te espero aqui amanhã novamente!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *