Ponto forte da visita em Barbados, a mais oriental ilha caribenha, são justamente a oportunidade de realizar esportes aquáticos. Se você já é um visitante frequente aqui no Blog Boa Viagem, então sabe que amamos nos aventurar água abaixo. Recentemente visitamos este destino paradisíaco no Caribe e aproveitamos para realizar um tour bem interessante – visitaríamos a costa noroeste de Barbados para fazer um free dive com as tartarugas. É um passeio rápido mas que realmente é imperdível. De todos os lugares visitados no mundo, nunca havia conhecido um destino com tanta acessibilidade á fauna marinha.

Depois de navegar rumo ao norte da Ilha de Barbados, sempre na Costa Oeste, avistamos lugares sensacionais – vários resorts, casarões construídos á beira mar, e diversos lugares no próprio oceano que simplesmente insistiam em nos convidar para um mergulho! A cor da água, em tons multi-azulados e a transparência que permitia ver o fundo do oceano em boa parte desse pequeno deslocamento nos advertiam do que estava por vir – era o melhor passeio da viagem.

Praias da Costa Oeste de Barbados - Caribe!
Praias da Costa Oeste de Barbados – Caribe!

Alguns 15 minutos depois e estávamos próximos da praia Six Men’s. O gentil capitão avisou para nos preparamos para o snorkel enquanto ele preparava o “tira-gosto” para as nossas companheiras de mergulho.

Quando dei por conta, estava o capitão a lançar iscas de peixe na água. De repente, uma a uma elas foram chegando, calmas, tranquilas, abocanhando os pedaços de peixe lançados ao mar. Estava pronta a cena perfeita para um mergulho livre, só com o snorkel e as tartarugas de Barbados.

Tartarugas de Barbados
As tartarugas chegaram próximas a nossa embarcação

Foi muita sorte a minha ter chegado a Barbados e ter a certeza de que possuia uma câmera a prova d’água que garantiria o conteúdo a ser compartilhado aqui no Blog. Se você são realmente frequentes por aqui, já devem saber que meu gear se afogou em Cozumel, enquanto fazia meu primeiro snorkelling tour. Viajamos com uma Nikon a prova d’água, que também estava afogada! Chegamos a Barbados e ela simplesmente voltou a funcionar! Sim, estávamos predestinados a ter as fotos fantásticas dessa matéria!

Quando o capião deu o aval, entrei na água calmamente – não queria espantar as melhores amigas desse passeio! E lá estavam elas, lindas, transmitindo uma paz sem igual! Haviam de 4 a 6 tartarugas quando entrei na água, todas ávidas por um pouco de comida – então o perigo era levar uma mordida, mas era só ficar longe da boca delas 😀

Visitando as tartarugas em seu habitat natural
Visitando as tartarugas de Barbados em seu habitat natural

O ponto alto é quando você toca as tartarugas – são hiper dóceis, gostam de interagir! Nadei por vários minutos junto a uma delas, fazendo a mesma trajetória! O legal também é ver que até crianças acompanhadas por adultos podem fazer um mergulho desse tipo – a profundidade era próxima aos 4 metros, muito tranquilo para quem possui experiência com mergulhos free dive em alto mar.

Tartarugas marinhas da costa oeste de Barbados
Tartarugas marinhas da costa oeste de Barbados

São basicamente duas espécies de tartarugas que podem ser observadas em um passeio como esse – o mais interessante é justamente essa acessibilidade! Tive o tempo necessário para conseguir registrar closes incríveis (como os da montagem a seguir) – para quem gosta de fazer fotos aquáticas, sabem bem da dificuldade em fazer boas fotos com uma câmera compacta – as tartarugas pareciam fazer poses para os disparos 😀

Conseguimos registrar diversas fotos aquáticas das tartarugas
Conseguimos registrar diversas fotos aquáticas das tartarugas

Pela primeira vez em minha vida tive a oportunidade de mergulhar com tartarugas marinhas – de acompanhá-las em seus mergulhos, um passeio sensacional, imperdível e ultra recomendado por este blogueiro que vos escreve. A sensação de liberdade experimentada ao acompanhá-las em sua trajetória foi indescritível.

Nadando e encostando nas tartarugas de Barbados
Nadando e encostando nas tartarugas de Barbados

Este passeio foi realizado graças aos serviços fantásticos oferecidos pelo Elite Island The Club Barbados – exatamente meus amigos – este, e vários outros passeios e esportes aquáticos estão inclusos no valor da hospedagem para os clientes deste magnífico Resort All Inclusive em Barbados. Apenas para constar, fizemos uma pequisa rápida pelos valores para um passeio como esse e chegamos a seguinte conclusão – grande maioria dos tours realizados, em lancha ou catamarã, para nadar com as tartarugas não custam menos de U$ 60, chegando várias vezes a U$ 100, para viagens mais exclusivas (com um grupo menor de pessoas). Caso você não esteja hospedado em um hotel/resort que ofereça esse serviço, então não se preocupe – Barbados está cheia de empresas que realizam este serviço e os passeios aos barcos naufragados.

Esta foi uma viagem realizada no princípio do mês de setembro/2012 em que combinamos a oportunidade de voltar a Nova York com três dias incríveis de exploração acima e abaixo do nível do mar em Barbados, a ilha mais oriental do Caribe, servida por voos diretos semanais partindo do Aeroporto de Guarulhos em São Paulo. Como parceiros para a realização desta viagem, contamos com a hospedagem e todos os serviços do Resort All Inclusive Elite Island The Club, localizado em St. James na belíssima costa oeste barbadiana. Uma vez nos Estados Unidos firmamos parceria com a locadora de veículos HERTZ, que gentilmente nos ofereceu uma proposta de review dos serviços de locação de veículos em Nova York, proporcionando-me uma nova e completa experiência de imersão nas vias que conectam os 5 boroughs da Big Apple!

Hospedagem em Barbados locação de veículos em Nova York

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
1 comentário publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *