Nosso city tour pela cidade histórica de Guanajuato, principal destino no roteiro considerado como coração cultural mexicano, levou-nos a conhecer um dos principais marcos urbanos desta capital de mineiros, o icônico Teatro Juárez, que teve sua edificação no fim do século XIX em uma das principais regiões desta metrópole tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Esta é uma das principais construções de Guanajuato, mais do que uma casa de eventos, o Teatro Juárez é considerado coração urbano, principal ponto de referência para turitas e habitantes locais. Desde sua fundação se transformou rapidamente na sede das principais manifestações artísticas e culturais da região. Com uma imponente fachada repleta de adornos e detalhes que remetem ao século passado, este é o principal ponto de encontro da juventude universitária que se aglomera nas escadarias ao final de cada dia para jogar conversa fora.

Teatro Juarez no coração de Guanajuato
Teatro Juarez no coração de Guanajuato

Aberto para visitações durante os dias da semana, os turistas que visitam Guanajuato possuem a oportunidade de adentrar esse edifício de tremenda simbologia cultural através de uma escadaria de pedra enquanto é possível contemplar majestosas escutluras de leões em bronze. Em uma das paredes sobressaía um grande quadro a óleo com o escudo da Santa Fé de Guanajuato, porém o lugar que mais impressiona é realmente o salão de espetáculos, o palco e as centenas de milhares de detalhes que podem ser admirados apenas com um olhar ao redor deste belíssimo ambiente. O auditório tem cinco níveis, com grades de ferro; no hall de entrada existem alguns móveis com tapeçaria bordada em vermelho e dourado.

Belíssimo interior do Teatro Juarez em Guanajuato
Belíssimo interior do Teatro Juarez em Guanajuato

Depois de explorar com calma o ambiente principal do Teatro Juárez, imaginando ali como deveriam ser grandiosos os eventos de época com casa cheia, voltamos a contemplar as áreas alternativas desta edificação. Subimos outro rol de escadas para encontrar um ambiente conhecido como a antiga área para fumantes, restrito apenas às autoridades e personalidades de maior renome no século XIX.

Nesta área também é possível se impressionar com as oito pilastras bases sob as quais repousam esculturas de bronze: Dante, de Camões e Gretoy Mozart, entre tantas outras. Complementam a decoração deste espaço, esculturas de bronze alojadas em pontos estratégicos desta área, que vez ou outra demonstravam-se como elementos macábros e sombrios.

Alguns detalhes na decoração arquitetônica do Teatro Juarez
Alguns detalhes na decoração arquitetônica do Teatro Juarez

Atualmente, além de ponto de encontro para a juventude e principal referência arquitetônica no Centro Histórico de Guanajuato, o Teatro Juárez é o principal endereço de várias atividades artísticas, como teatro, balé, concertos de música, pintura e exposições fotográficas. A seguir eu compartilho com você um vídeo com alguns dos melhores momentos registrados dentro e fora deste marco municipal no coração cultural do México.


Flashes do Teatro Juárez em Guanajuato/México

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
1 comentário publicado
  1. Obrigada pelo conteúdo. Estou criando um canal e precisava
    dessas dicas. Agora sei o que fazer. Bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *