Nos últimos posts de nossa série inédita sobre Guanajuato e suas cidades históricas, falamos sobre as deliciosas iguarias que tivemos a oportunidade de experimentar durante 5 dias incríveis neste roteiro considerado coração cultural mexicano. A primeira matéria ficou de dar água na boca, recomendo fortemente que você não o leia se estiver com fome! Além disso também já documentamos a experiência que obtivemos em nosso dia livre neste Patrimônio da Humanidade, admiramos a bela vista obtida desde alguns dos melhores mirantes, assistimos a um espetacular pôr do sol e também tivemos a oportunidade de ver o acender das luzes desta cidade histórica secular, foi de tirar o fôlego!

Em nosso último dia completo de explorações pelas ruas de Guanajuato nossa agenda estava bem intensa. Primeiramente tomamos um café da manhã reforçado e partimos para a primeira parada do dia, um templo católico em homenagem a São Caetano, edificado ainda no século XVIII e que persiste como um dos edifícios religiosos mais tradicionais e surpreendentes no coração mexicano.

Visitando um Templo Católico em Guanajuato
Visitando um Templo Católico em Guanajuato

Uma construção verdadeiramente monumental que foi financiada pela renda de uma das minas mais produtivas (e lucrativas) do planeta, que em sua arquitetura nos remete às raízes do estilo considerado como “barroco mexicano”, utilizando basicamente uma pedra rosada que leva o nome de canteira. O templo nunca foi finalizado. Pelas fotos da montagem anterior você pode perceber que faltam ainda o um dos relógios (no topo à direita), bem como a segunda torre do campanário.

Templo de San Cayetano / Guanajuato / MX
Templo de San Cayetano / Guanajuato / MX

É impossível não balbuciar alguns sussurros em menção à surpreendente vista do altar deste templo construído em homenagem ao patrono das minas de Guanajuato, São Caetano. Avancei vagarosamente até uma das salas laterais onde era possível ver as imagens de alguns santos católicos em um ambiente com adornos belíssimos. Mais adiante, ao chegar nos pés do altar, fiquei perplexo tentando compreender um pouco da arte apresentada pelos três lados desta belíssima construção.

Interior de um dos templos mais belos de Guanajuato
Interior de um dos templos mais belos de Guanajuato

As fotos conseguem expressar um pouco da grandiosidade deste templo católico em Guanajuato, porém perceba através da foto seguinte que realmente é possível se perder nos detalhes apresentados pelos adornos do altar…, são vários retábulos trabalhados em cor dourada, um púlpito com decorações em marfim, detalhes em madeira e várias pinturas do século XIX.

Detalhes impressionantes no altar do Templo de São Caetano
Detalhes impressionantes no altar do Templo de São Caetano

A seguir você pode conferir alguns dos melhores momentos de nossa exploração do templo dedicado a São Caetano em Guanajuato. E logo a seguir você também pode conferir a galeria com as melhores fotos desse nosso dia de passeios na capital do coração cultural mexicano. Depois de conhecer esta igreja nós partimos para a exploração de algumas minas extratoras de minérios, que atualmente são verdadeiros marcos turísticos, porém que outrora já colocaram esta cidade no mapa das minas mais produtoras de prata e ouro no mundo.


Templo de São Caetano em Guanajuato – México

Luiz Jr. Fernandes viajou para o México com todas as despesas pagas a convite da Secretaria de Turismo do estado de Guanajuato – MEXICO

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *