Logo em nosso primeiro dia de viagem na paradisíaca ilha de Zanzibar, localizada na costa leste africana – Tanzânia – fomos convidados por Sabry Juma, responsável pela empresa Zanzibar Car Hire, a realizar um dos mais tradicionais passeios que a Stone Town pode oferecer a seus visitantes: o Spice Tour. Esta é uma espécie de “city-tour” que dá a possibilidade aos turistas de experimentar os sabores, cheiros, cores e a intensidade dos mercados e feiras mais pitorescas desta pequena capital.

Na primeira parte do Spice Tour, nós caminhamos pelas ruas de comércio intenso no centro da Stone Town, interagimos com os locais, paramos em vários estabelecimentos comerciais, conhecemos a riqueza da pesca de camarões e lagostas, tomamos café com algumas personalidades e até conhecemos uma escola de ensino fundamental. Na segunda etapa, nós focamos nos tesouros da Stone Town: as pessoas! Conversamos com muitos feirantes, paramos para falar com as crianças e jovens que conversavam inglês fluentemente e compreendemos um pouco mais sobre a arcaica arquitetura local que ostenta alguns dos portais mais robustos do planeta.

Feirante e suas mercadorias em Zanzibar - Tanzânia
Feirante e suas mercadorias em Zanzibar – Tanzânia

Impressionante compreender que a posição geográfica estratégia de Zanzibar transformou-a em um dos polos econômicos/comerciais mais prósperos do sudeste africano. A variedade de frutas, verduras, legumes, peixes, carnes e especiarias é realmente de impressionar, bem diferente do que vivenciamos na Zâmbia e no Malawi até então. Nesse “spice-tour” fomos expostos a sabores intensos, a um visual quase sempre muito colorido, fosse pelos turbantes das feirantes ou ainda pela cor de suas mercadorias.

Especiarias e feirante em Zanzibar
Especiarias e feirante em Zanzibar

Dois lugares que não podem nunca faltar na viagem ateé a Stone Town: o mercado de peixes (visto no post anterior) e o mercado de frutas, verduras e especiarias. Além de serem ótimos lugares para imersão cultural e contatos imediatos com os nativos, nesses lugares é possível comprar ótimas recordações, tal como alguns dos saquinhos de condimentos e temperos de Zanzibar.

Caminhar por esses mercados faz com que o viajante obtenha pleno entendimento com relação ao sabor único da culinária local. Aqui os cheiros e sabores podem ser encontrados por praticamente todos os lados, um MIX de produtos como baunilha, cominho, alho em pó, pimenta do reino, cravo e canela, noz-moscada e outros tantos podem ser adquiridos em vendedores ambulantes, tendas dos feirantes e principalmente na comida de rua. E por falar em comida, Sabry nos levou até uma senhora que nos preparou o MIX de Zanzibar 🙂

O Mix de Zanzibar, caldo delicioso!
O MIX de Zanzibar, caldo delicioso!

O Zanzibar MIX é uma das mais famosas comidas de rua da Tanzânia, especialmente em Zanzibar e Dar Es Salaam. Qualquer um que já foi um dia para a Tanzânia, provavelmente teve a oportunidade de experimentar este prato delicioso da forma mais simples possível, vendido em quase todas as esquinas dessas cidades.

O “MIX” é composto por uma tigela com uma espécie de sopa suave e picante à base de farinha cozida com limão e manga, com pequenos cubos de batatas, seguido por batatas fritas crocantes e um purêzinho de batatas, uma colher de leite de coco, uma pitada de curry vermelho e um concentrado feito à base de mandioca. Estômago cheio, hora de ir caminhar pelas ruelas de Stone Town novamente, dessa vez com uma grande surpresa logo após os primeiros passos: um grupo de garotas muçulmanas caminhava lentamente…

Meninas mulçumanas em seu caminho para a escola
Meninas muçulmanas em seu caminho para a escola

Caminhar por essas ruas é mais do que uma experiência de imersão cultural! Tentamos interagir com as garotas, da mesma forma Sabry questionou algumas coisas para elas na língua local, entretanto elas não fizeram questão de posar para nossas fotos, a propósito elas são bem rudes com relação a câmeras…, visto que são altamente assediadas por turistas que querem levar o registro fotográfico – é bem comum vê-las cobrindo o rosto ao passar próximas de um grupo de turistas.

As ruas e portões de Stone Town
As ruas e portões de Stone Town

Em nosso caminho pelas ruas de Stone Town, nos perdemos em tamanha grandiosidade arquitetônica – edifícios estruturados de forma rústica, com seus portões de madeira maciça e adornos pontiagudos. Entre um portal e outro, eis que sempre conseguíamos nos surpreender com a beleza excêntrica de mulheres muçulmanas caminhando vagarosamente pelas vielas, seguindo o rumo de sua rotina diária.

Ruas da Stone Town
Ruas da Stone Town

O dia estava lindo e eu começava a dar sinais de que precisava conhecer outros lugares em Stone Town, mais especificamente as praias de Zanzibar. Então Sabry fez questão de nos acompanhar até a pracinha próxima ao cais para contar as histórias da fundação da cidade e recomendar uma próxima atividade: pular no oceano curtindo o pôr do sol, assunto da nossa próxima matéria sobre este fantástico destino tanzaniano.

Praia, praça e algumas paisagens de Zanzibar
Praia, praça e algumas paisagens de Zanzibar

Nosso “spice-tour” poderia ter se prolongado por praticamente todo resto do dia – existe um oceano em terra de cultura, aprendizado e imersão cultural, entretanto nosso tempo curtíssimo nos colocou em movimento antes do que esperávamos. Nosso passeio acabou aqui, mas continuou posteriormente logo antes do final do dia. Quer saber o que mais fizemos em Zanzibar? Então não deixe de acompanhar nossas próximas matérias!

http://www.youtube.com/v/PRjZcbmXOuM
Spice Tour em Zanzibar

Serviço

Spice Tour em Zanzibar
Sabry Juma | Zanzibar Car Hire | [email protected] | +255 777 414 044
Luiz Jr. Fernandes e sua equipe realizaram este passeio por cortesia de Zanzibar Car Hire

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *