Fala galera, tudo na paz?! Aqui nesta matéria de hoje, nós compartilhamos com vocês uma lista de países que exigem a vacina de febre amarela no momento da imigração. Fiquem de olho pois já vi muita gente ficar sem poder ir na viagem por falta do documento de identificação internacional de vacinação contra a febre amarela.

Este documento pode ser adquirido em aeroportos bastando para isso mostrar sua carteira de vacinação comum constando a data e lote de vacinação que você obteve no momento que foi vacinado.

Vacina de febre amarela

1. Viagem no Brasil
O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra febre amarela para quem vai para regiões onde a doença ainda apresenta caráter endêmico: Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

2. Prazo de validade
Dez anos

3. Quanto tomar
Pelo menos dez dias antes do embarque. Este é o período necessário para que a vacina faça efeito.

4. Quem não deve tomar
A vacina não deve ser tomada por grávidas, crianças com menos de seis meses, pessoas alérgicas a proteína de ovo, portadoras de imunodeficiência, contaminadas pelo vírus HIV ou que estejam usando medicamentos quimioterápicos ou a base de corticosteróides. Um documento atestando os motivos da impossibilidade de se imunizar deve ser levado pelo viajante.

5. Onde tomar
A vacina contra febre amarela pode ser tomada gratuitamente na Saúde dos Portos dos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30, e de Cumbica, em Guarulhos, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Caso o passageiro tenha se vacinado em postos públicos de saúde, ele terá de trocar o comprovante por um outro internacional no departamento de Saúde dos Portos.

6. Veja os países que exigem vacina:

A
Afeganistão, África do Sul, Albânia , Angola, Antígua e Barbuda, Antilhas Holandesas, Arábia Saudita, Argélia, Austrália

B
Bahamas, Bangladesh, Barbados, Belize, Benin, Bolívia, Brasil, Brunei, Burkina Fasso, Burundi, Butão

C
Cabo Verde, Camarões, Camboja, Cazaquistão, Chade, China, Cingapura, Colômbia, Congo

D
Djibuti, Dominica

E
Egito, El Salvador, Equador, Eritréia , Etiópia

F
Fiji, Filipinas

G
Gabão, Gâmbia, Gana, Granada, Grécia, Guadalupe, Guatemala, Guiana, Guiana Francesa, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial

H
Haiti, Honduras

I
Ilha de Pitcairn, Ilhas Salomão, Índia, Indonésia, Iraque

J
Jamaica, Jordânia

L
Laos, Lesoto, Líbano, Libéria, Líbia

M
Madagascar, Malásia, Malaui, Maldivas, Mali, Malta, Maurício, Mauritânia, México, Moçambique, Myanma

N
Namíbia, Nauru, Nepal, Nicarágua, Níger, Nigéria, Niue, Nova Caledônia

O
Omã

P
Panamá, Papua-Nova Guiné, Paquistão, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa, Palau, Portugal

Q
Quênia

R
República Centro-Africana, Reunião, Ruanda

S
Samoa Americana, Samoa Ocidental, Santa Helena, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Tomé e Príncipe, São Vicente e Granadinas, Senegal, Serra Leoa, Seychelles, Síria, Somália, Sri Lanka, Suazilândia, Sudão, Suriname

T
Tailândia, Tanzânia, Togo, Tonga, Trinidad e Tobago

U
Uganda

V
Venezuela, Vietnã

Z
Zaire, Zimbábue

É válido lembrar que esses dados podem variar conforme o tempo/acontecimentos individuais de cada país. Utilize essa lista como uma referência básica dos países que exigem o cartão internacional de vacinação e esteja em dia com suas vacinas antes de suas viagens internacionais.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
3 comentários publicados
  1. Estou indo pra Itália e já tomei a vacina da febre amarela,mais vou fazer escala em Portugal ….será que tenho que fazer esse certificado internacional? E aonde que eu faço,estou em Ribeirão Preto!! Por favor aguardo informações,obrigado!!

  2. Vou pra Montevidéu e não está na lista mas a agência de viagem disse que eles estão exigindo,Correto ou não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *