Olá gente! Tudo bom com vocês?! Espero que sim! Tem ficado cada vez mais difícil viajar com dólar alto né?! Ontem o dólar bateu mais uma vez o recorde em seu valor diante ao nosso pobre real.

Tem ficado especialmente mais complicado ir além e conhecer outros países, ainda mais quando o Ministro da Economia acredita que viagens internacionais é coisa pra “gente rica“.

Quais os melhores destinos para viajar com dólar alto?!

Hoje eu venho até aqui para te dar um ânimo! Uma motivação a mais para que você venha a acreditar que SIM! Ainda é possível viajar com dólar alto, mesmo que ele venha batendo recordes em seu valor dia após dia!

Quero te dar uma visão geral de que é possível continuar viajando para destinos em todos os continentes do Planeta esquivando do dólar alto e tentando maximizar as oportunidades de conhecer destinos exóticos e fora da caixa.

10 opções de destinos para viajar com dólar alto

Por mais que você viaje para um lugar que independe do dólar, ele sempre vai te assombrar: sua fatura do cartão de crédito está atrelada a ele. Qualquer saque em moedas locais vai também ser primeiro convertido para o dólar para depois ser lançado na sua fatura.

A gente fica com essa sensação de impotência, sem saber como lidar com a situação, entretanto tenha muita calma nessa hora, pega uma pipoca e vem conferir comigo quais são os 10 destinos que eu recomendo para viajar com o dólar alto:

1 – Peru

País lindíssimo, diverso e próximo ao Brasil. O Peru é o primeiro da lista: você pode fazer viagens bem diferentes se planejar corretamente seu tempo nesta nação sul-americana.

Viajar com dólar alto para o Peru
Viajar com dólar alto para o Peru

Dá pra curtir praia em Trujillo e Lima, pode fazer turismo de arqueologia, visitando Cusco e Machu Picchu, pode até ir além e conhecer um dos maiores canyons do mundo, ao visitar Arequipa, Chivay e o Canyon del Colca.

Então já sabe né: surgiu promoção de passagem aérea pra Lima, não pense duas vezes, emita logo a sua e vá ser feliz em uma terra onde a cotação da moeda local é praticamente idêntica ao real brasileiro.

2 – Bolívia

Dá até pra estender a viagem para o Peru e dar uma passadinha na Bolívia, um dos países das Américas com a moeda mais desvalorizada frente ao dólar.

Viajar com dólar alto para a Bolívia
Viajar com dólar alto para a Bolívia

E o que dá pra fazer na Bolívia?! Gente do céu! Tanta coisa que pode até ser necessário viver uma vida inteira por lá para conseguir fazer de tudo um pouco!

Eu começaria pela capital La Paz, conheceria as montanhas ao redor e seguiria em uma road trip na Bolívia até chegar a Copacabana, localizada às margens do Lago Titicaca, já na fronteira com o Peru.

Você também pode fazer o inverso, descer desde Lima até Puno, que é a cidade às margens do Titicaca do lado peruano da fronteira.

Dali você segue viagem, cruza para Copacabana e aproveita logo para conhecer a Isla del Sol, onde é possível ver um Palácio Inca e as ruínas de Chincana.

Pode seguir sua viagem indo a lugares de fato espetaculares, tais como o Deserto de Sal de Uyuni,, um dos maiores do mundo.

3 – Argentina

Tá vendo como ainda há esperança para nós?! Pois a América do Sul é a melhor pedida em épocas de dólar caro. Não dá para pensar duas vezes ao comparar as maravilhas que podem ser contempladas em nosso continente, ainda mais sabendo que o precinho vai ser mais camarada do que se a gente for pra “Disneylandia“…

Real desvalorizado? Bora para a Argentina
Viajar com dólar alto para a Argentina

Outro lugar que eu gosto muito, está bem pertinho de nós e tem atrações espetaculares é a Argentina! Eu já visitei altos lugares na Argentina que podem valer a pena em épocas de dólar caro.

Dentre todos os lugares que visitei, o que eu mais gostei foi a região da Patagônia – El Calafate e Perito Moreno, apesar dela ser um pouquinho mais cara do que outros destinos no país hermano.

4 – México

Rapaz (ou moça!), agora se você quiser conhecer um lugar do tipo BBB (bão, bunito e barato!) então posso te recomendar o México, eles estão na mesma barca que a gente, com a moeda desvalorizada frente ao dólar.

Viajar com dólar alto para o México
Viajar com dólar alto para o México

E o México tem destinos espetaculares, eu poderia citar vários: Guanajuato, Cidade do México, Riviera Maya. Tem de praia a montanha com o incremento das ruínas maias presentes em vários estados mexicanos.

Então se rolar uma passagem barata já sabe né! Manda ver pro México hermano(a)

5 – Irã

Você pode também tocar o fo*a-se e mandar ver pro Irã (kkk)

Eu visitei esse país o ano passado e posso te afirmar com toda a certeza do mundo: o Irã tem uma das moedas mais desvalorizadas do mundo frente ao dólar.

Viajar com o dólar alto para o Irã
Viajar com o dólar alto para o Irã

Se você chegar com uma nota de 100 dólares nas ruas de Teerã, não vai conseguir trocá-la facilmente em uma casa de câmbio, contudo o mercado negro corre solto nas ruas centrais da cidade.

Você vai sempre ver alguns homens com buchas e mais buchas de dinheiro prontos para trocar moeda forte bem no meio da rua.

Percebi que com pouco dinheiro é possível fazer muito no Irã. Apesar do país vira e volta estar envolvido em algumas polêmicas internacionais, eu ainda acredito que ali estão algumas das cidades mais incríveis do Oriente Médio.

6 – Maldivas

Quer dar pinta e viajar com dólar alto então vá logo à forra e mande uma viagem pras Maldivas.

Sinceramente eu visitei algumas ilhas desse país espetacular recentemente e tenho segurança ao afirmar que é possível fazer uma viagem barata nas Maldivas mesmo em épocas de dólar acima dos 4,30.

Maldivas é barato para viajar em ilhas locais
Maldivas é barato para viajar com o dólar alto

Tem que saber fazer né! Você pode até ir adiante e ficar em uma ilha all-inclusive, isso não vai ser nada barato.

Agora se ficar em uma ilha local, hospedado em uma pousadinha mais simples, sem dúvidas vai conseguir fazer uma viagem mais barato do que até mesmo em qualquer destino de praia aqui no próprio Brasil.

O problema mesmo são os voos né, super caros, mas uma hora vai que aparece uma promo, né não?!

7 – Tailândia

Tá aí outro destino que não desaponta quando o assunto é fugir de lugares caros com dólar alto.

Eu já fui algumas vezes pra Tailândia e posso te garantir que se ficar hospedado em lugares menos badalados, vai conseguir reduzir o custo de vida ao máximo, se brincar fica mais barato até mesmo do que viver aqui no Brasil.

Tailândia pode ser uma alternativa interessante para épocas de real desvalorizado
Tailândia pode ser uma alternativa interessante para épocas de real desvalorizado

Lembro bem que para cada 1 bath tailandês eu precisava investir 15 centavos de real. Fazendo as contas dá pra perceber o tanto que a gente pode ficar se sentindo rico em um país como esse, concorda?

Com mil reais eu consigo comprar 7147,87 da moeda local da Tailândia, isso dá um saborzinho de multiplicação de grana né não?! Pode ser só uma impressão quando a gente começa a encarar os preços de tudo vinculado ao turismo, o que se intensifica ainda mais em destinos mais badalados.

8 – Tanzânia e Zanzibar

Ta aí um destino fora dos roteiros tradicionais de turismo internacional que também pode estar em evidência nessa época de dólar alto: a Tanzânia possui algumas das paisagens mais espetaculares presentes no leste da África!

Tanzânia, destino para se surpreender na África
Tanzânia, destino para se surpreender na África

Terra do Monte Kilimanjaro e também da ilha paradisíaca de Zanzibar, foi na Tanzânia que eu consegui encontrar refeições completas a 2 dólares.

9 – Espanha

Ando acreditando que até mesmo a Europa tá mais barata do que os destinos dos Estados Unidos, é mole ou quer mais?!

Pois em Madri é possível tomar uma taçona de chope por 1 euro e ainda levar o tira gosto de brinde (chope com tapas no Museu do Jamon, por exemplo).

Gostei demais de viajar na Espanha
Gostei demais de viajar na Espanha, mesmo com o dólar alto

E não é barato só para beber e comer não senhor(a). Também encontrei lugares para ficar hospedado em quarto privado via Airbnb por meros 100 reais na diária (e isso em Barcelona!)

Além de ser um país repleto de atrativos turísticos incríveis, alguns destinos europeus são de fato muito econômicos para se viver ou turistar!

Uma vez na Europa evite muitos deslocamentos e maximize seu tempo conhecendo os destinos que escolheu, sem dúvidas o custo da viagem vai ficar bem interessante.

10 – Brasil!

Já que o dólar tá alto então bora explorar um pouco mais a nossa própria pátria amada, concorda?!

O Brasil é repleto de atrações espetaculares de norte a sul e pode ser a principal pedida para quem está afim de viajar com dólar alto.

Viajar pelo Brasil
Viajar pelo Brasil com o dólar alto

Conheço vários destinos no norte, sul, nordeste e centro-oeste do Brasil e posso afirmar que é possível fazer viagens mais baratas e ter sossego na fatura do cartão de crédito sem lançamentos em moedas internacionais enquanto está viajando.

Pode ser que fora do Brasil, em alguns dos outros destinos relacionados por aqui você vá encontrar preços mais atrativos para tudo: seja um passeio, ou para se hospedar e até mesmo para desfrutar de refeições completas em restaurantes renomados.

Acontece que em tempos de dólar muito alto, pode ser difícil viajar de avião e até mesmo fazer umas comprinhas no duty free, já que tudo anda tão caro acho que a melhor dica que eu poderia deixar aqui registrada é a seguinte: em tempos de dólar alto, bora viajar pelo Brasil!

Bônus – Canadá

Tá, você não se convenceu e quer um bônus?! Pois toma: vá conhecer o Canadá!

Eu voltei de lá recentemente, conheci Vancouver e fiz bons amigos por lá, percebi que pode ser um destino bem interessante em tempos de dólar muito caro, já que dá pra fazer experiências interessantes, tanto quanto nos Estados Unidos e ainda por cima desfrutar dos benefícios de se viajar em um país desenvolvido.

Ponte suspensa no Rio Capilano
Ponte suspensa no Rio Capilano

Concluindo…

Você já tem viagem marcada para algum destino e está com medo dessa alta repentina e descontrolada do dólar? Acha que isso vai estragar seus planos?! Conhece algum destino que ainda é possível ser visitado sem destroçar a conta no banco? Conta pra gente aí nos comentários vai!

Abração e até a próxima!


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *