Estou hoje distante apenas 30 dias de mais uma intensa jornada em minha vida. Minha vida nos últimos meses deu uma certa reviravolta que tem me privado bastante de produzir mais artigos aqui para o blog. Com o ano acabando e minhas merecidas férias chegando, vou tentar voltar à rotina e continuar a publicar mais artigos sobre meu mochilão na América Central e outras várias mini viagens dentro do Brasil. Também teremos várias publicações sobre o Paraguai, Argentina e Foz do Iguaçu, desde que nos últimos 6 meses visitei-os por duas vezes 😀

Bom, além de tentar reorganizar completamente minha vida profissional, tenho tentado conciliar o tempo que me vai faltando para poder planejar como vai ser a viagem. Para ser sincero meu progresso desde que comprei o ticket não foi tão satisfatório, não comprei mais nada, não reservei nada, mais tenho estudado bastante sobre o Peru e lido em vários lugares na internet diversas informações sobre meu próximo destino.

Algo já é certo, tenho decidido como vai ser o roteiro da viagem. Por ser minha primeira visita às terras peruanas, creio que a melhor opção é fazer o chamada tour do Peru Arqueológico e conhecer as principais e mais fascinantes facetas da cultura inca no Peru, assim como cheguei a conhecer a cultura Maia na Guatemala.

Minha lista de favoritos está realmente gigantesca com relação a este tema. Tantos lugares, informações e pessoas que já conheci só me asseguram a certeza que fiz um excelente negócio ao adquirir aquela passagem de promoção da LAN para Lima. Tenho observado também que na blogosfera turística brasileira também existem várias pessoas que visitarão o Peru no próximo mês de janeiro de 2011 e seria realmente muito interessante encontrar com alguém que conhece o blog viajando na mesma época que eu 🙂

Gostaria de registrar aqui no Boa Viagem alguns dos recursos muito interessantes que tenho colhido e que estão sendo muito úteis para formar a minha opinião sobre o que deve ser mais proveitoso para esta viagem.

Alguns links que valem a pena:

Alguns álbuns do Picassa que me dão inspiração e GANAS DE CONOCER!

SOBRE O ROTEIRO


View PERU e ECUADOR in a larger map

Serão 17 dias desde a chegada até a partida de volta. É impossível conhecer bem vários lugares em tão pouco tempo, sendo assim, vou aproveitar para disfrutar do melhor de cada lugar sem me preocupar com o tempo que isso levará. Existem os lugares que quero muito conhecer e existem aqueles que vou torcer para superarem minhas expectativas e vou ficando pelo tempo que achar que vale a pena. Tentando definir o roteiro seria basicamente o seguinte:

Chegar a Lima e ficar por lá por 2 dias para conhecer os melhores lugares e encontrar com alguns conhecidos que ando fazendo via internet (créditos para o couch surfing e facebook). Em Lima ainda não defini os lugares que quero visitar, mais assim que o fizer vou com certeza compartilhar por aqui (e sugestões são sempre muito bem vindas nos comentários!). Após Lima eu visitaria a cidade de Pisco para conhecer a Reserva Nacional de Paracas e as Ilhas Ballestras. No dia seguinte visitaria ICA e com certeza quero conhecer Huacachina (creio que vale a pena gastar mais de um dia aqui), a partir daqui, o próximo destino: sobrevoo nas Linhas de Nazca, um dia para as linhas e depois rumo a Arequipa. Todos falam muito bem sobre esta cidade então não sei quanto tempo gastaria por ali e ainda não sei praticamente nada sobre o que fazer e ver ali (ainda tenho muito trabalho de casa para fazer…). Próximo destino é conhecer o Lago Titicaca, a cidade de Puno e as fantásticas ilhas de Uros e Taquile, também se tiver um tempo sobrando creio que vale muito a pena dar uma esticada até Copacabana, no lado boliviano do Titicaca e talvés por que não dar uma esticada até a fantástica Nuestra Señora de La Paz, capital da Bolívia, mas creio que será um desvio muito penoso para a volta ao roteiro peruano com a cidade de Cusco como próximo destino ( seria uma boa idéia encontrar um voo barato de La Paz para Cusco?!, idéias e mais idéias burbulham em meus pensamentos! )

Finalmente em Cusco, chegarei até lá bem no final de minha viagem, já prestes a voltar a Lima, mais tentarei chegar o quanto antes para tentar desfrutar ao menos de quatro dias completos nessa cidade (de preferência, creio que meu último fim de semana dessa viagem acabará aqui.) Estarei visitando Machu Pichu, o vale sagrado dos Incas e tudo o que Cusco tem para oferecer e estaremos em época de chuvas (mês de janeiro do ano passado aconteceu uma inundação violenta em Aguas Calientes), mesmo assim creio que ir até o Peru e não conhecer Cusco é como visitar o Brasil e deixar de ir ao Rio de Janeiro: é uma viagem incompleta e corrijam-me por favor se eu estiver errado!

De Cusco voarei de volta a Lima para meu regresso ao Brasil, duas semanas depois de minha chegada à capital peruana. Dúvidas existem aos milhares: qual hostel ficar, o que visitar em cada cidade, o que não deixar de degustar de forma alguma, o que modificar para melhorar o roteiro, milhares de indagações! Pois bem, com o passar dos dias, talvés não tenha tanta disponibilidade para estar compartilhando em tempo real de minhas idéias, dúvidas e conclusões sobre o planejamento desse meu mochilão “solitário”, mas com o passar dos dias a normalidade vai ir tomando conta ( ou nãaao!! ) da minha vida e eu vou voltando a todo vapor com o Blog Boa viagem.


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
7 comentários publicados
  1. Lendo sobre a sua tao aguardada viagem para lima, estou tambem muito anciosa para fazer a minha primeira viagem sozinha, tenho muitas duvidas, inseguranças, curiosidades nao me faltam…

    Caso queira compartilhar comigo suas descobertas, ficarei muito feliz!

     

    1. Olá Lia! Tudo joia com vc!?

      Que bom saber que você sofre dos mesmos sentimentos que eu! Também nunca fiz uma viagem internacional como essa que estou prestes a embarcar e realmente existe um grande misto de dúvidas, inseguranças e muitas curiosidades em minha mente sobre o que vai de fato acontecer nessa viagem.

      Pois bem, eu prometo atualizar o blog com todas as novidades e você promete voltar aqui sempre e deixar seus comentários 😀 Que tal hein!?

      Bom, mais uma vez obrigado por seu comentário e continue visitando este humilde recinto para maiores informações sobre essa e muitas outras viagens que realizo 😉

  2. Olá, entrei por acaso nesse site e vi esse seu relato. Estive no Peru em maio e gostei tanto que estou retornando agora no inicio de janeiro/2011. O Peru é um país tão diferente que vc se surpreende a cada lugar que vc vá. Fui a Chancay e hopedei no Castillo de Chancay que descobri tb por acaso pq não consta dos circuitos turísticos. Segui para Huacho para conhecer a Ciudad Sagrada de Caral ( vc se sente no Egito). Cusco nos lembra Ouro Preto, Machu Picchu realmente é um lugar mágico, principalmente quando vc ouve a história contada pelos guias. Aguas Calientes é a cidadela mais incrível que já conheci em toda minha vida, me senti numa cidadezinha de brinquedo ou numa miniatura de cidade. O Valle Sagrado tem paisagens campestres singelas e inebriantes, principalmente quando vistas do alto das ruinas de Pisac. Mas prepare o bolso pq o turismo p/ Machu Picchu é mto caro mas mto organizado (exploração americana), ao contrário do restante do Peru. A gastronomia peruana tb me agradou bastante: Arroz Chauffa, Occopa a la Arequipeña, Mazamora Morada, Lúcuma, Cuy ao forno, entre outras. Desta vez pretendo ir a Arequipa, Valle del Colca e o circuito Paracas.

    Boa viagem pra nós!!!!!!!

    1. Olá Sheila! Tudo bem com você!?
      Amei o comentário que você nos deixou! Me trouxe inspiração para visitar Huacho e a cidade sagrada de Caral!
      Pois bem, ainda tenho muitas dúvidas! Estou trabalhando em um novo roteiro no qual quero detalhar os lugares que quero visitar pelos dias que passarei no Peru e com certeza vou compartilhar aqui! Amei suas dicas e espero ter o tempo de conhecer tudo o que estou planejando!

      Muito obrigado por sua visita e volte sempre! 😉

  3.     Olá pessoal. Olá mochileiros.

       Estou planejando ir ao Peru em meados de Agosto e Setembro, os que puderem orientar sobre o que devemos fazer com antecedência e o que não devemos fazer será de grande ajuda. Estou a ir sozinho, o frio na barriga já toma conta de mim. rsrsrsrs

      Agradeço a ajuda e para quem for comente o que sabe para trocarmos irformações para que a viajem seja a mais proveitosa possível. Abraço

     

    msn: julianoaugusto@msn.com

    email: nanoguto@yahoo.com.br

  4. Prezado Luiz. Já fiz a sua viagem. Saimos de Lima de ônibus (excelentes) e fomos para Nasca. Depois Arequipa (cidade branca), linda demais. Puno com seu Titicaca (repare nas crianças. São super rosadas. Deve ser a oxigenação) e o trajeto Puno/ Cusco não pudemos ir de trem (greve) e fomos em um onibus de turismo parando em alguns locais para excelentes visitas. Cusco é indescritível. Boa viagem, bons pisco souers. excelente blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *