Nesta matéria vou te contar dicas e detalhes sobre a Vila dos Remédios em Fernando de Noronha. Chegar em Fernando de Noronha é um momento mágico para os turistas que ainda estão dentro do avião, se aproximando daquele paraíso. Lá de cima é possível avistar a costa leste do arquipélago, a Praia do Cachorro, do Meio e inclusive o Pico, apenas algumas das paisagens destas ilhas. Logo ao desembarcar, os visitantes que não pagaram a Taxa de Preservação Ambiental pegam a fila para o pagamento (que muitas vezes está lotada) e os que pagaram pela internet possuem uma fila exclusiva para comprovar o pagamento. Feito isso é só recolher a bagagem e ir buscar o seu transfer.

Sempre que precisava de deslocamento em Noronha eu aguardava o no ponto mais próximo e em alguns minutos o coletivo estava lá. Ganhei muitas caronas e caminhei a pé bastante, sempre que foi necessário. Uma vez decidido o transfer, a primeira parada de todo turista é sua alternativa de hospedagem.

Foto Aérea Fernando de Noronha
Ainda no avião chegando em Noronha

Na minha oportunidade fiquei hospedado na casa de Dona Maria de Gouvêia, na Vila dos Remédios, essa matéria explorará um pouco dos detalhes e destaques desta região da ilha de Fernando de Noronha. Comecei a explorar essa parte da ilha exatamente alguns minutos depois de desembarcar na casa da Dona Maria. O primeiro lugar a conhecer foi o centro da Vila dos Remédios, o Forte, a Igreja e as duas praias mais próximas da vila – a Praia do Meio e a do Cachorro. Existem vários turistas que também decidem se hospedar em outras regiões de Fernando de Noronha, tal como na Vila do 30, outro tradicional recinto de boas alternativas de hospedagem, mas como eu já estava por ali, já eram mais de 4 da tarde, eu decidi ficar na região, explorar um pouco do que havia ali por perto e planejar o próximo dia!

Praça do Cruzeiro, centrinho da Vila dos Remédios
Praça do Cruzeiro, centrinho da Vila dos Remédios

Sem muita pressa saí pelo centrinho da Vila dos Remédios, mas eu sabia que acabaria voltando pra explorá-lo com mais tempo, eu queria mesmo era me jogar naquele Oceano Pacífico que estava extremamente convidativo depois das horas de voo até desembarcar em Noronha! A melhor praia pra quem quer ficar ali por perto da Vila dos Remédios é a Praia do Meio e da Conceição, elas ficam entre o Pico e Praia do Cachorro. Ali o turista também vai encontrar o Bar do Meio, point de altas festas, luais e muita diversão nesse lado da ilha!

Praia do Cachorro - pertinho da Vila dos Remédios
Praia do Cachorro – pertinho da Vila dos Remédios

No dia que cheguei estava acontecendo uma pré-festa de reveillon (era dia 30 de dezembro!), muita gente bonita, um ambiente impressionante, visual agradável a todo momento e eu fiquei por ali até acabar o dia! Recomendo fortemente esse lugar pra quem gosta de assistir ao pôr do sol! Fui recepcionado com um fim de dia espetacular!

Fim de dia com o Pico de Noronha em destaque na Praia da Conceição
Fim de dia com o Pico de Noronha em destaque na Praia da Conceição

No outro dia, de manhãzinha saí para fazer uns mergulhos livres. Queria conhecer mais as belezas de Noronha e acabei indo parar logo no Sueste (que por sinal é assunto do próximo post!). Entre um passeio e outro, eu sempre aproveitava os momentos de descanso na casa de Dona Maria para poder conhecer melhor os marcos históricos e lugares interessantes que os locais iam mencionando ser importantes!

Combinei vários momentos de descanso entre os passeios mais distantes para explorar melhor as belezas históricas que existem nas proximidades da Vila dos Remédios. Recomecei meus passeios pelo centro histórico da vila, caminhando calmamente pelas ladeiras de pedra da Praça do Cruzeiro. O primeiro ponto de parada foi a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, que fica localizada exatamente no centro desta praça. Este é o principal templo católico de Noronha. As missas acontecem todas as quartas, quintas, sábados e domingos.

Igreja Nossa Senhora dos Remédios - Fernando de Noronha
Igreja Nossa Senhora dos Remédios – Fernando de Noronha

Esta igreja sofreu algumas restaurações desde o seu ano de fundação (1772) e sua arquitetura original encontra-se realmente muito preservada, proporcionando ótimas experiências aos visitantes deste arquipélago que buscam os destaques do turismo religioso nos destinos que visitam.

Ainda focado no centro da Vila dos Remédios em Fernando de Noronha, logo ao lado da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, está o Palácio São Miguel, que funciona até os dias atuais como sede administrativa do arquipélago. Construído e fundado alguns anos após a Segunda Guerra Mundial (1947-1948) e ostenta o poderio do exército nacional em sua fachada, com canhões imponentes e belos vitrais adornando sua arquitetura ao estilo colonial.

Palácio São Miguel, sede administrativa de Noronha
Palácio São Miguel, sede administrativa de Noronha

E caminhando sem muito destino você encontrará detalhes surpreendentes na Vila dos Remédios, tal como a dramática cena das ruínas que ilustram a montagem anterior. Bem ao lado do Palácio estavam ali posando para minhas lentes, algumas paredes de antigas construções que persistem em estar ali firmes, sólidas mesmo com o passar dos anos.

Depois de registrar fotos incríveis no centro histórico administrativo do arquipélago mais famoso do Brasil, fui caminhar um pouco pelas praias próximas da Vila dos Remédios. Eu não tinha muita pressa e aproveitei para me refrescar nas águas da praia da Conceição, que apesar do mar agitado estava deliciosamente convidativa para um mergulho.

Praia da Conceição em Fernando de Noronha
Detalhes da Praia da Conceição

Esta é uma das praias de mais fácil acesso e que os turistas que estão hospedados na Vila dos Remédios mais acabam frequentando. Isso pois ela é a melhor para o banho, sendo que as outras duas que estão próximas, a Praia do Cachorro e do Meio não são tão legais para que gosta de curtir uma praia com a faixa de areia bem larga. As outras duas praias possuem uma costa com muitas pedras, pode ser perigoso em dias com mar agitado, então opte pela Conceição quando estiver na Vila dos Remédios com pressa para tomar um banho de mar (foi a primeira praia que eu me joguei logo no dia que cheguei!)

Na montagem a seguir, vocês podem conferir uma foto da Praia do Meio, que é uma prainha bem curtinha que se encontra entre a Praia do Cachorro e Conceição. Alguns turistas se arriscam com a maré cheia, mas a grande maioria prefere mesmo a vizinha (e a vista do Pico é sensacional para quem está dentro do mar!). Já a segunda foto complementa um pouco o visual da Praia da Conceição.

Praia do Meio e Conceição, Fernando de Noronha
Praia do Meio e Conceição, respectivamente

Depois de um dia desgastante, tomei um belo banho de água doce na bica da Praia do Cachorro, com um belo visual desta praia no fim do dia. Após o banho, resolvi caminhar mais uma vez pelas redondezas para conferir como o visual se transforma com o cair da noite e a bela iluminação local!

Vila dos Remédios e sua bela iluminação noturna
Vila dos Remédios e sua bela iluminação noturna

Fotografei novamente os canhões, caminhei pelas pracinhas, me perdi por alguns momentos no tempo em que Noronha era mais uma sede colonial. Em alguns momentos acreditava que estava em um outro destino, que me parecia tão remoto quanto o tempo em que vivíamos como colônia portuguesa. É fácil se perder pelos caminhos do tempo caminhando pelas ruas de Fernando de Noronha! Se durante o dia você tem tantas belezas naturais para contemplar, a dica para a noite é aproveitar os momentos para conhecer um pouco mais sobre a história desse fantástico destino turístico brasileiro.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados
    1. Valeu pelo comentário/visita e parceria Rafael! Acredite, eu tenho posts impressionantes para publicar nos próximos dias sobre a intensidade natural de Fernando de Noronha! Grande abraço e volte sempre ao Blog Boa Viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *