Além de ótimo destino internacional, a Colômbia guarda algumas características únicas na região metropolitana de Bogotá. Marinheiro de primeira viagem que fui na Colômbia, acabei por analisar algumas das curiosidades que mais me chamaram a atenção nesta explendorosa cidade. Algumas destas curiosidades são realmente muito interessantes, e me foram apresentadas em momentos bastante inusitados, e marcaram a minha estadia neste lugar.

Algo que é bastante utilizado em Bogotá, mas que você não verá com tanta frequência em Brasília, São Paulo, ou muito menos no Rio de Janeiro, são as chamadas por minutos através de celulares. Por toda a Colômbia e com uma influência muito forte na própria Bogotá, pessoas ficam com vários telefones celulares pindurados em suas cinturas nas ruas e avenidas de Bogotá realizando chamadas cobradas por minuto. Os preços variam de oferta para oferta e foi realmente muito interessante ver as pessoas conversando em um telefone preso a outra pessoa, rodeando-a como em um orelhão. A vantagem é justamente a variação da tarifa cobrada nos orelhões e o custo mais acessível do minuto no telefone alugado. A todo momento nos grandes centros escuta-se o grito de “llamadas” seguido pelo valor praticado na tarifa. Eu quis ligar para o Brasil, mas infelizmente eles só realizam chamadas locais.

Chamadas por minuto no centro de Bogotá

Chamadas por minuto no centro de Bogotá

Outro detalhe que me chamou bastante atenção, logo na minha primeira noite em Bogotá foi o Chichá! Ela é uma bebida típica, bastante tradicional na Colômbia. É uma bebida fermentada, que antigamente era produzida por indíos andinos. Seu preparo é polêmico! Garotas mascam milho e cospem tudo em um caldeirão de água fervida. Depois de fermentada, a bebida está pronta para ser servida. Eles também utilizam mandioca ou frutas. A que eu experimentei era feita de mandioca, um gosto muito forte, com um certo teor alcoolico, mais que era obrigação ser experimentada por qualquer extrangeiro que visitasse as tavernas da Candelaria. Se você quiser, pode comprar fiado, desde que tenha 89 de idade e que vá com seu pai 😉

Chicha Bebida Tipica Colombiana

Chicha Bebida Tipica Colombiana

 Bem no centro de Bogotá, próximo a Plaza Bolívar, existem várias pessoas que trabalham fazendo apresentações, desafiando o público e tentando ganhar um bom dinheiro. Foi interessante ver uma corrida de hamsters bem no meio da capital em um fim de tarde de domingo. Várias pessoas em um grande círculo para apreciar e apostar no ratinho que iria para a casa correta!

 

Corrida de Hamsters em Bogotá

Corrida de Hamsters em Bogotá

Mas a minha grande surpresa mesmo foi enquanto almoçava em um restaurante do centro de Bogotá. Ao me dirigir ao banheiro encontrei em todos os mictórios algum tipo de erva que teria por finalidade dissipar o odor forte da urina do banheiro. Estranho não!? Você entra para urinar e encontra o mictório entupido por um chumaço gigante de folhas.

Ervas no mictório colombiano

Ervas no mictório colombiano

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
3 comentários publicados
  1. Olá Luiz. Gostei muito das tuas dicas sobre Bogotá e Cartagena. Iremos visitar, também pela primeira vez em novembro/16 Estas curiosidades são super interessantes pois não se encontra por aí e muito bem reportadas. Abraço

  2. O domingo em Bogotá é imperdivel no centro da cidadei . o mercado das Pulgas no centro, perto do museu do Ouro é fánmtástico, melhor que o de Usaquen. A comida boa e barata , pode ser provada nos !asaderos ! restaurantes populares. Sucos como Feijoa ( ferroa a pronuncia ) Curuba , apesar no nome é delicioso , frutas vendidas na rua são deliciosas, podem ser comidas sem susto . super limpas. Fuja dos passeios tradicionais… pergunte, sempre tem uma opção barata .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *