Uma das matérias mais lidas do Blog Boa Viagem e sem sombra de dúvidas a que mais ajudou pessoas a viajar foi o relato que registrei sobre a minha experiência tentando tirar um visto de turismo para os Estados Unidos. Hoje vamos falar um pouco sobre o visto de trabalho e como conseguir trabalhar legalmente nos Estados Unidos

Em 3 matérias exclusivas nós registramos o passo-a-passo para agendar o requerimento, elaborar a documentação e preencher o DS160 e posteriormente nós compartilhamos algumas dicas para se dar bem na entrevista.

Visto de trabalho

Depois que consegui o visto de turismo, as portas do planeta pareceram ter se aberto para mim. Ficou bem mais fácil viajar para lugares mais distantes que dependem de uma conexão em solo estado-unidense, sem contar o quão impressionante foi conhecer destinos como a Flórida, Nova York, Califórnia e Havaí.

Acontece que em qualquer projeto com bom fundamento, os meus objetivos com os EUA também evoluíram. Agora eu tenho outro objetivo: conseguir um visto de trabalho para os Estados Unidos.

Quem é que poderia vir a NÃO querer um visto para trabalhar nos EUA? Eu tenho muitos planos em vida e acredito que alguns deles estejam diretamente vinculados com partir para outra nação e tentar desbravar novos desafios.

Sinceramente não vejo melhor alternativa para se dar bem trabalhando fora do Brasil do que conseguindo migrar legalmente para os Estados Unidos, posteriormente conseguindo um green card, ter a oportunidade de tirar os documentos legais (social security number, ID card, drivers license).

Quais seriam as melhores formas de se dar bem nesse tipo de empreitada? Que documentos relacionar? Como requerer o visto? Bom, vou compartilhar aqui alguns dos caminhos que tenho encontrado para conseguir trabalhar legalmente nos Estados Unidos.

Trabalhar em Nova York
Trabalhar em Nova York

1 – Tirar o visto Americano H1B, H2A, H2B e H3 – Trabalho

A melhor forma de conseguir trabalhar legalmente nos Estados Unidos é sem sombra de dúvidas tirar um visto de trabalho americano. O H1B é destinado a pessoas que se encontram em uma profissão especializada. Já o H2A é utilizado por trabalhadores agrícolas sazonais (devem ser bem comuns para os imigrantes latinos que vão aos EUA para trabalhar em fazendas. O H2B destina-se a trabalhadores temporários ou sazonais não agrícolas. Já o H3 é para quem está buscando meios de conseguir um estágio nos Estados Unidos.

Existem ainda diversos outros tipos de visto para trabalhadores específicos, tais como o visto P, para atletas e artistas, ainda o visto O para pessoas com capacidades extraordinárias (acho que me encaixo neste kkkk). Para quem trabalha em grandes empresas e gostaria de ser transferido internacionalmente para os Estados Unidos, então a instituição pode requerer o visto L, que permite ao empregador dos EUA transferir um executivo ou gerente de uma afiliada estrangeira para um dos escritórios nos Estados Unidos

2 – Conseguir um contrato por empregador dos EUA

Com certeza acreditamos que a melhor forma de conseguir trabalhar legalmente nos Estados Unidos é através de um convite da empresa. Primeiramente, antes de entrar com a solicitação de visto de trabalho no Consulado mais próximo, é preciso ter o contato com a instituição que vai ser a contratante e relacionar a documentação básica, além da petição de trabalho – Notice of Action ou Blanket Petition. Conseguir um empregador que se interesse na sua causa é um precedente fundamental, pois ele deverá estar disposto a solicitar um visto de trabalho para você.

3 – Tirar o Green Card

O tão sonhado cartão verde é também chamado oficialmente de United States Permanent Resident Card (“Cartão de Residência Permanente nos Estados Unidos”), este é o único tipo de “visto” sem limitações ou restrições a seus portadores. Eu possuo um visto de turismo, porém sempre que entro nos EUA consigo a permissão para estar em território estado-unidense por no máximo 6 meses. Quem tem o green card fica pelo tempo que desejar e tem praticamente os mesmos direitos que um cidadão norte-americano.

Existem várias formas de se conseguir um green card, entretanto a grande maioria delas é de resultado incerto e em boa parte dos casos pode chegar a demorar vários meses e ser bastante dispendiosa. As opções são: por loteria (o governo dos EUA sorteia entre 50 e 60 mil vistos anuais), parentesco (parentes de cidadãos americanos ou residentes legais podem conseguir o green card após alguns anos), investimento (investidores de novos negócios podem ter direito a requerer o green card), trabalho (em caso de contratação por empresa nativa dos EUA) e casamento (demora 2 anos – para quem casa com um cidadão estado-unidense.)

Detalhes adicionais

Para provar a fluência na língua é necessário fazer o exame TOEFL, uma informação de peso que deve constar no currículo da pessoa que deseja trabalhar nos Estados Unidos. É fundamental falar inglês para conseguir se comunicar com o empregador e dominar as tarefas propostas durante a jornada de trabalho.

Para conseguir trabalhar nos EUA, é preciso primeiro conseguir o emprego. Pode ser frustrante tentar marcar uma entrevista para visto de trabalho sem ter o convite da empresa em mãos, é como um documento pré-requisito. Para isso é preciso ir a luta, elaborar um bom currículo e se cadastrar em canais de busca de emprego.

Já conheci pessoas em diversos destinos ao redor do mundo que conseguiram deixar seus países em busca de melhores oportunidades de vida e para isso não precisaram apelar para a ilegalidade migratória.

Sem dúvidas fazer o certo sempre lhe trará benefícios positivos. Então já tentou o visto pra trabalhar nos EUA? Compartilhe suas dúvidas ou deixe seu relato na caixa de comentários que vem logo a seguir

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados
  1. Estou na mesma situação. Morei nos EUA por 1 ano e meio como turista e depois estudando. Voltei para o Brasil recentemente e quero voltar para trabalhar! Parabéns pela matéria!

  2. Gostaria muito de ir trabalhar em fazendas Americanas.podem me dar dicas de algumas fazendas que contratam estrangeiros,grato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *