Olá amigos e amigas que acompanham diariamente o blog Boa Viagem, tudo joia por aí?! Espero que sim! Estou aqui hoje para compartilhar informações relevantes sobre a cidade de Caldas Novas! Vai chegando o fim do ano e a galera aqui da minha região só pensa em água quente nessa época do ano.

Como não falar mais sobre a cidade que é praticamente o quintal da minha casa?! Localizada a aproximadamente umas 3 horinhas de viagem de carro, boa parte em rodovia duplicada, Caldas Novas é o tipo de lugar que qualquer goiano já visitou mais de uma vez na vida!

Caldas Novas em Goiás
Caldas Novas em Goiás

Eu já escrevi muito sobre Caldas aqui no site. Então antes de seguir adiante, gostaria de compartilhar uma listinha de links com posts que você não pode perder caso seu interesse seja o maior manancial hidro termal que temos à nossa disposição aqui em Goiás. Confira a seguir alguns links relevantes sobre este assunto:

Caldas Novas

A cidade de Caldas Novas é uma cidade goiana que localiza-se próximo à fronteira sudeste do estado, já próxima às cidades do triângulo mineiro. Não é uma cidadezinha muito pequena não hein, tem quase 100.000 habitantes segundo o censo de 2020.

A cidade é conhecida em disparado por conta de ser a maior região com águas quentes (estância hidro termal) do mundo inteiro! Para você ter uma ideia, existe um rio de água quente que brota dos pés da Serra de Caldas com águas de temperaturas elevadíssimas, mais precisamente entre 43° a 70°.

Diante desse cenário fica fácil compreender que a principal fonte de renda desta cidade é o turismo. É a cidade que possui a maior concentração de hotéis, parques aquáticos e atrações para turistas em Goiás. Para você compreender melhor o quão importante é o turismo para Caldas Novas, na alta temporada a cidade já conseguiu receber mais de 500 mil visitantes, o que compreende a 5 vezes mais a quantidade de habitantes!

Hotéis e Parque Aquático em Caldas Novas
Hotéis e Parque Aquático em Caldas Novas

Além deste turismo de hotelaria e águas quentes, Caldas Novas está se despontando como uma cidade adepta a oferecer turismo de aventura e ecoturismo aos seus visitantes, desde que existem dezenas de atividades e atrações que podem ser realizadas às margens do Lago Corumbá e da Serra de Caldas.

Em média Caldas recebe mais de 3 milhões de visitantes ao longo do ano. Seus hotéis possuem dezenas ou quem sabe até centenas de piscinas com águas termais que atraem turistas do Brasil inteiro, principalmente do Distrito Federal, Sudeste e Centro-Oeste.

Vale aqui frisar que a maioria dos hotéis que oferecem esse tipo de entretenimento familiar abastecem suas piscinas com águas extraídas do manancial hidro termal, sendo assim utilizam águas termais naturalmente aquecidas, repletas de sais minerais e componentes relaxantes/revigorantes que são procurados por todos os turistas que elegem Caldas Novas como seu destino de férias no Brasil.

Como é Caldas Novas

Pensa numa cidade “de boa” hahaha, é assim que um goiano descreveria Caldas Novas resumidamente! Caldas é uma cidade tranquila nos dias de semana e um pouco mais agitada nos finais de semana.

Neste momento de pandemia é claro que o movimento na cidade desmoronou, contudo a principal engrenagem econômica no município ainda é o turismo. Existem três bairros que delimitam bem a cidade: a Zona Hoteleira, o setor Central e a região do Lago Corumbá.

Zona Hoteleira em Caldas
Zona Hoteleira em Caldas

A “Zona Hoteleira” de Caldas é um bairro moderno e que conta com gigantescas construções hoteleiras. A grande maioria dos hotéis de grande porte da cidade estão localizados por ali. Também é possível encontrar o Water Park nesta região da cidade, ele fica localizado na avenida de pista dupla que corta toda região hoteleira de Caldas.

Já na região mais central da cidade você vai encontrar hotéis e pousadas menores, mais simples e consequentemente que costumam ser mais econômicas. Ali também localiza-se uma grande concentração de restaurantes, fast-foods, pracinhas, bancos, farmácias e o comércio em geral.

Na região do Lago Corumbá até existem atrações e hotéis interessantes, contudo é um pouco afastado da região mais central. Boa parte das atrações ali são cobradas à parte, tais como passeio de barco e jet ski, entre outras atividades. Não acredito que seja uma atração que possa valer a pena de ser visitada, caso você esteja hospedado na zona hoteleira ou no centro, desde que o deslocamento até essa região é de cerca de 10 quilômetros desde as regiões mais centrais.

Lago Corumbá / Caldas Novas
Lago Corumbá / Caldas Novas

Quais as melhores opções para hospedagem em Caldas Novas

O melhor lugar para obter hospedagem em Caldas Novas é aquele que lhe proporcionará o melhor conforto, café da manhã agradável e alternativas de entretenimento interessantes. Veja que ao visitar Caldas Novas, o “barato” por aqui é escolher um hotel bom e curtir as piscinas e amenidades incluídas nas diárias.

Espero que você entenda que aqui estamos tratando de um tipo de turismo mais familiar, que costuma acontecer em ambientes reservados ou em clubes com acesso pago. Não acredite que você chegará em Caldas Novas e vai conseguir encontrar atividades ao ar livre que envolva “águas quentes” a custo zero pois sinceramente eu já tentei fazer isso e não consegui encontrar nada de legal pra fazer que não fosse fora dos clubes, parques, resorts e hotéis.

Bairro residencial em Caldas Novas
Bairro residencial em Caldas Novas

Sendo assim meu amigo(a): mande ver nas pesquisas, encontre um hotelão legal, é tempo de desfrutar da viagem! Veja que em alguns casos você vai até pode levar mantimentos para sua alternativa de hospedagem, contudo o consumo pode ser restrito ao seu apartamento/quarto apenas. Se você pensa em lotar o carro de cerveja e ir pra Caldas pra se embebedar na piscina de água quente, então preste bem atenção às regras do lugar onde se hospedará para evitar frustrações quando chegar ao destino.

Qual o aeroporto mais próximo

Caldas Novas já conta com seu próprio aeroporto: código CLV. Pode ser também de fácil acesso via Goiânia (GYN) ou Brasília (BSB), contudo se conseguir algo direto pro aeroporto de Caldas então é só sucesso.

Dá pra ir de carro?!

Dá sim! Ainda mais se você estiver nas redondezas. Conheço muita gente de Brasília, Anápolis, Goiânia que vão direto pra lá. Também é atração repeteco pra quem mora em Uberlândia, Uberaba e até BH. Costumamos fazer Goiânia a Caldas Novas em umas duas horas e meia.

O trânsito na cidade é meio tumultuado no centro, já que boa parte das ruas costuma ter mão única e só servem passagem a um carro por vez (as ruas principais do centro não são avenidas). Já na região hoteleira é mais tranquilo. Se você vem de Goiânia pode optar por dois caminhos: BR-153 (entrando na GO-217 antes de Professor Jamil) – rodovia com pedágio – ou então pela GO-342 até Cristianópolis, seguindo posteriormente pela GO-139, que vai cair no trevo entre Caldas e Rio Quente.

Estrada chegando a Caldas Novas
Estrada chegando a Caldas Novas

Quais atrações em Caldas Novas: veja alguns passeios legais

Agora quanto a passear em Caldas Novas, bem…

Poderia te recomendar alguns lugares legais pra ir, ou para se hospedar. Acontece que tudo em Caldas vai acabar girando em torno da sua hospedagem. Se você escolher um hotel com parque aquático bacana, então vai ter atrações relacionadas a isso com mais frequência. Agora se ficar em um AirBnb sem piscina, então pode ser que você tenha que gastar um pouco mais para obter as experiências que Caldas oferece.

Vamos lá, então a seguir eu compartilho com você alguns passeios e atrações para fazer no dia que visitar Caldas Novas. Pode ser que a atração esteja vinculada a um clube, hotel, resort ou à própria cidade mesmo, certo!?

Conhecer o Water Park ou algum parque aquático

Water Park
Water Park

Se você vai em Caldas, então precisa ter um tempo com algum dos parques aquáticos de Caldas Novas. E existem vários: diRoma Acqua Park, Lagoa Termas Parque, Water Park, Clube Privé, Nautico Praia Clube, Caldas Park & Hotel VAcation Club, Lacqua Diroma, ARt Stone e é claro o Hot Park, que fica localizado na cidade vizinha de Rio Quente.

Explorar a Serra de Caldas

Serra de Caldas Novas
Serra de Caldas Novas

Gostei de conhecer a Serra de Caldas Novas, uma atração de contato com a natureza, exploração de trilhas, possibilidade de fazer Mountain Bike e conhecer um museu com informações sobre a fauna e flora do cerrado regional.

Admirar um pôr do sol no Cerrado

Admirar um pôr do sol no Cerrado
Admirar um pôr do sol no Cerrado

Se você vem pra Goiás, meu amigo(a) então tome um tempo pra admirar o pôr do sol em algum lugar. É sério! Alguns dos mais incríveis que já vi na vida foram por aqui. Se você vai de carro, então pode tomar um tempinho pra dirigir entre a cidade de Caldas Novas e o Rio Quente para conseguir registrar fotos ao ar livre com paisagens espetaculares.

Sair pra fazer compras de doces e produtos regionais

Produtos Típicos do Cerrado Goiano
Produtos Típicos do Cerrado Goiano

Uma outra atração muito interessante e praticada por todo mundo que visita a cidade é fazer compras 🙂 E olha, é opção que não acaba mais. Desde roupas e artigos para usar nas piscinas quanto doces e quitutes do Cerrado, aqui as opções são muito variadas e quase sempre é possível encontrar uma lembrancinha barata para levar de volta da viagem.

Fazer uma visita no Santuário Nossa Senhora Salette

Santuário Nossa Senhora Salette
Santuário Nossa Senhora Salette

Um dos lugares interessantes para conhecer nas redondezas de Caldas é o Santuário Nossa Senhora Salette, que fica localizado em uma região imersa à natureza e com uma vista espetacular da cidade.

Dar um pulo na região do Lago Corumbá

Lago Corumbá em Caldas Novas
Lago Corumbá em Caldas Novas

Mesmo estando hospedado no centro ou na zona hoteleira ainda recomendamos dar um pulinho no Lago Corumbá para curtir o visual e quem sabe praticar algumas das atividades oferecidas nas imediações.

Tirar um dia pra ficar de bobeira em uma piscina de hotel

Dia no parque aquático do hotel
Dia no parque aquático do hotel

Se você veio pra Caldas amigo(a), então prepare-se para fazer um turismo focado na hotelaria em seu maior expoente. Aqui as pessoas costumam acordar cedinho, tomar um café da manhã reforçadíssimo (que costuma quase sempre estar incluso no preço da diária) e depois partem para a disputa de um lugar ao sol à beira de uma das piscinas com águas termais.

Visitar a Cachaçaria

Cachaçaria em Caldas Novas
Cachaçaria em Caldas Novas

Lugarzinho bacana pra se conhecer em Caldas é também a Cachaçaria Vale das Águas Quentes, um lugar rústico porém com excelentes alternativas de degustação de aguardentes. Você pode experimentar um pouquinho de cada tipo de pinga que é vendida por ali, e olha, vou te contar um negócio, isso pode ser um belo “start” para uma noite bem agradável em Caldas hahah

Outras coisas interessantes pra fazer em Caldas Novas

  • Visitar a feirinha que acontece na região central: se você ficar mais do que uma noite na cidade, preferencialmente nos finais de semana, pode ser um passeio bem legal de fazer. Existe uma feirinha com uma infinidade de alternativas para alimentação barata em uma das praças principais da cidade. Pode ser uma alternativa boa para complementar as refeições na sua estadia;
  • Passear pelo jardim japonês: Outro lugar bom pra visitar, dá pra ter um contato legal com o ambiente zen que você vai encontrar nesse jardim;
  • Bebericar e petiscar em alguns dos bares da cidade: Como qualquer cidade goiana, Caldas Novas é tomada por “botecos”, bares e restaurantes incríveis. Tome o tempo necessário para explorar os bairros da cidade e encontre o seu cantinho ideal para “tomar uma” e comer um “tira-gosto“!
  • Fazer a viagem ao seu tempo: Acho que ao conhecer essa cidade, o visitante precisa ter em mente que a viagem é pra ser desfrutada e não concorrida! Então tome o tempo necessário para descansar, fazer as atividades que mais lhe agradar e curtir as experiências que sua alternativa de hospedagem pode lhe proporcionar.

Você também pode ver mais dicas sobre a cidade visitando este link aqui -> o que fazer na cidade das águas quentes – Caldas Novas

Qual a melhor época para visitar Caldas Novas

Ano todo. Literalmente!

Eu já fui em Caldas de janeiro a dezembro e posso contar nos dedos as vezes que o tempo não estava legal. É uma cidade onde o céu azul e o sol a pino predominam, contudo veja bem: você está indo pra um lugar repleto de piscinas com águas termais! Então pode ser muito agradável contar com a sorte de conhecer esse belo município goiano com clima nublado, fresco e levemente chuvoso (vai por mim!).

Esse tempinho mais chuvoso você consegue encontrar entre outubro e março. De abril a setembro é inverno seco com temperaturas mais amenas pelas manhãs e finais de dia e calor e sol a pino das 10 às 17.

Vale a pena visitar Caldas Novas?!

Hotéis em Caldas Novas
Hotéis em Caldas Novas

Acredito que sim! Vale a pena sim! Ôh, se vale! kk

Ainda mais se conseguir uma hospedagem bem baratinha em um lugar que te proporcione o máximo de amenidades possíveis (tal como acesso a parques aquáticos, saunas, um apartamento legal, boa localização, etc…)

Concluindo

Esse é o lugar para voltar várias vezes na vida e com certeza ainda não conseguir realizar todas as atividades e oportunidades de experiências que Caldas pode oferecer.

Gostou da matéria?! Já conhece Caldas Novas ou o Rio Quente e região?! Ainda não?! Pois não vá embora sem antes deixar-nos um comentário na caixinha que vem logo à seguir, com certeza complementará brilhantemente nosso post de hoje. Grande abraço e até o próximo!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *