Pois bem, depois de alguns dias sem postar, eu ainda tinha em meu editorial algumas matérias que desde o ano passado estavam prontas para ir ao ar e devido a algumas modificações nas prioridades das postagens, elas acabaram ficando ali esquecidas, mas definitivamente eu devo voltar a falar da Bahia e mais especificamente do Centro Histórico de Salvador, de dois dias que passei na capital baiana depois de voltar de uma semana de descobertas no Arquipélago de Tinharé e seu belíssimo Morro de São Paulo.

Por ficar apenas uma semana em terras baianas, resolvi dedicar mais tempo ao Morro, dar uma esticadinha para conhecer Boipeba e consequentemente fiquei sem ter tanto tempo para explorar com calma Salvador e seus arredores, melhores praias e afins, mas eu já estava consciente que vou acabar voltando a Salvador qualquer dia desses. Em dois dias caminhei muito pelo Centro Histórico e pretendo dividir esses dois dias em duas matérias: nesta primeira vamos falar um pouco sobre os lugares que visitei e na segunda vou recomendar um lugarzinho especial para quem pretende ter um happy hour de primeira bem pertinho do Pelourinho, vamos a um tour por Salvador então?

Vista do Elevador Lacerda, cartão postal de Salvador
Vista lateral do Elevador Lacerda, cartão postal de Salvador

Procurei me hospedar em um hotelzinho bem próximo ao Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo, literalmente na cara do gol dos lugares que procurei explorar com esses dois dias. Dali eu tinha uma bela vista para o Mercado Modelo e uma explêndida visão geral da Cidade Baixa desde a Praça Thomé de Souza, verdadeiro palco para o início das caminhadas.

Desses dois dias, podemos considerar apenas um e meio, desde que eu fiz a viagem de volta do Morro de São Paulo, peguei o ferry, procurei o hotel e fiz checkin, almocei e dei uma descansada para só depois das 3 da tarde começar a explorar o Pelourinho – ao cair da tarde desse primeiro dia adentrei as ruas de pedra de um dos bairros mais famosos do Brasil.

Salvador, Pelourinho e primeiras impressões da capital baiana
Salvador, Pelourinho e primeiras impressões da capital baiana

O bom de visitar Salvador é ter a oportunidade de vivenciar boa parte dos primórdios da história da fundação brasileira – em minha primeira experiência na capital baiana, caminhei num fim de tarde de temperatura agradabilíssima pela Praça da Sé, adentrando vagarosamente os arredores da Praça 15 de Novembro, ou popularemente conhecida por Terreiro de Jesus – ali eu tomei meu tempo para apreciar os detalhes da arquitetura de prédios históricos, tais como a Faculdade de Medicina da Bahia ou ainda a explendorosa Catedral Basilica de Salvador, tudo ali, bem pertinho, sem precisar de táxi, guia ou qualquer adicional.

Passeando pelas ruas de pedra do Pelourinho
Passeando pelas ruas de pedra do Pelourinho

Caminhei até a calada da noite e voltei para o hotel por infinitas recomendações de todas as pessoas que eu ia conhecendo pelo caminho – segundo os próprios locais existem muitas tentativas de assalto durante a noite no Pelourinho, então decidi que o melhor mesmo seria recarregar minhas baterias para o próximo dia.

Ainda de manhã combinei de encontrar com um velho amigo dos tempos de #BlogTurFoz, o Cidilan da Apresentação do blog Se Pluga no Mundo – a idéia era matar um pouco a saudade e caminhar por alguns lugares ali mesmo nas proximidades do Centro Histórico – nada melhor do que um local para me mostrar alguns detalhes que não conseguiria enchergar sozinho, eu buscava otimizar meu tempo de todas as formas!

Centro Histórico de Salvador: O blogueiro Cidilan do Se Pluga no Mundo me mostrando a sua cidade
O blogueiro Cidilan do Se Pluga no Mundo me mostrando a sua cidade

Saimos do mesmo ponto do dia anterior. Fizemos uma breve parada na Praça da Sé para contemplarmos a orla baiana, belíssima em uma manhã de céu azul e muito calor. O Cidilan me levou para visitar outros edíficios históricos e fizemos uma foto clássica que vai ficar guardada para a posteridade bem em frente á Fundação Casa de Jorge Amado, no coração do Pelourinho. O grande barato de conhecer uma nova cidade acompanhado por um amigo que vive nela é ter a oportunidade de ir além do tradicional e descobrir lugares alternativos que não estavam no script! O Cid me levou até uns lugares que eu pensava serem apenas um beco sem saída e quando menos esperava eu ficava impressionado pela beleza da vista, tal como de alguns telhados de casas do Pelourinho.

Depois disso ainda caminhando, decidimos ir visitar outro lugar com uma bela vista panorâmica e com bastante história impregnada em suas paredes – o Forte de Santo Antônio Além do Carmo ou popularmente conhecido por Forte da Capoeira, localizado na praça Barão do Triunfo.

Forte da Capoeira, em Salvador - BA
Forte da Capoeira, em Salvador – BA

Algumas fotos depois e muita conversa posta em dia, me despedi do Cidilan, voltei ao hotel e fui almoçar em qualquer restaurantezinho ali próximo da Praça da Sé. Na parte da tarde dei uma caminhada de leve pelo Mercado Modelo, um lugar até interessante para quem deseja adquirir recordações da Bahia e segui com a tarde de descobertas visitando algumas igrejas do Centro Histórico!

Beleza de Igreja no Centro Histórico de Salvador
Centro Histórico de Salvador: Beleza de Igreja

Tempo muito bem aproveitado, esta cidade deixará saudade no coração do blogueiro aqui! Já estou planejando voltar um dia para investir uma semana descobrindo um pouco mais das melhores praias próximas desta bela capital do nordeste brasileiro. A seguir vem o link com a galeria de fotos desses dois dias de passeios no coração de Salvador!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *