Aqui você vai saber como foi que eu aproveitei uma conexão longa no Panamá. Ao desembarcar na cidade do Panamá, eu ainda tinha minhas dúvidas sobre o que seria o melhor – visitar as eclusas de Miraflores (Canal do Panamá), ou mergulhar na verdadeira experiência panamenha visitando o coração da cidade – Casco Viejo – e desfrutar da visão privilegiada da cidade da cidade do Panamá moderna. A minha outra dúvida era o sobre o custo!

Tinha que ser algo verdadeiramente econômico. E eu não queria ficar em hipótese nenhuma todas as minhas 11 horas perambulando de um lado para o outro dentro do gigantesco duty free shop do Tocumen.

Conexão longa no Panamá

Cheguei no Panamá por volta de 10 horas da manhã e embarcaria novamente ás 9 horas da noite do mesmo dia rumo a Miami. Eu até planejei muita coisa para fazer na capital desse país, mas preferi deixar com que tudo acontecesse na hora em que eu chegasse por lá.

E logo de cara consegui encontrar boas alternativas para a minha voltinha pela Cidade do Panamá – a Copa Airlines tem um serviço de Free Shuttle para o MetroMall, um shopping localizado a cerca de 30 minutos do Aeroporto Internacional de Tocumen, com cerca de 250 lojas e 40 restaurantes. Mas se tinha algo que eu definitivamente não queria fazer por lá, isso era perambular pelas lojas de um shopping center panamenho. Já valeu a carona até o shopping, de lá eu tentaria buscar por melhores opções de lugares para visitar.

Shuttle grátis da Copa Airlines, e de lá táxi rumo a Casco Viejo
Shuttle grátis da Copa Airlines, e de lá táxi rumo a Casco Viejo

E eu ainda tentei fazer a mudança de voo com um agente super gente fina da Copa Airlines no aeroporto.

E até tinha como me colocar em um avião que partiria ainda de manhã para Miami, mas o custo era de meros U$ 150,00, o que ficou totalmente fora de cogitação, pois com muito menos que isso conseguiria passear pelas ruas do Panamá, almoçar uma boa comida, comprar alguns perfumes e bebidas no duty free e eu estaria em Miami de qualquer forma, mais cedo ou mais tarde.

Indo até o Metromall de graça em uma conexão longa no Panamá

De cara ao adentrar na VAN que me levaria até o Metromall, fiz amizade com um mineiro que mora em Brasília e um americano que vivia no Brasil como professor de inglês. Planejamos então pegar o táxi logo ao chegar ao shopping e partir para o Casco Viejo, ou então ás eclusas, mas eu acabei convencendo todo mundo que o melhor seria almoçar no coração do Panamá mesmo, e então conseguimos uma barganha de U$ 10,00 pela corrida de táxi até o Casco Antiguo, pois o meu desejo mesmo era ver Punta Paitilla estando na cidade antiga. E assim foi feito!

A impressionante cidade do Panamá e sua maré
A impressionante cidade do Panamá e sua maré

Algo verdadeiramente impressionante é como a maré age na cidade do Panamá. Veja que o edifício do prédio da foto anterior foi construído sob palafitas, justamente devido a essa instabilidade do oceano na cidade. A vista da cidade desenvolvida é incrível, e estando em Casco Viejo você estará imerso na cidade antiga do Panamá, com ruas, casas, edifícios antigos e sentir essa diferença é fundamental se você visita esse país pela primeira vez.

Na foto a seguir você pode observar a cidade do Panamá desenvolvido no plano de fundo das fotos. E nas fotos mais a seguir, ainda nesse post, você poderá contemplar a verdadeira Ciudad de Panama.

Balboa e amigos em Panamá
Balboa e amigos em Panamá

Simplesmente fantástico! Ou não? Eu não poderia desperdiçar 11 horas em um duty free shop, por mais lunático por compras que eu fosse, e perder a chance de ver a cidade do Panamá assim como a vi dois anos atrás quando mochilava na América Central. Na verdade eu nem me lembrava muito do visual do coração da cidade, e também confesso que na época não tinha uma câmera muito boa para registrar fotos da cidade assim como consegui fazer nessa oportunidade.

Afinal visitar Casco Viejo é regressar no tempo. Para o marinheiro de primeira viagem, é essencial sentir a importância histórica dessa região para a Cidade do Panamá, tanto que este setor foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1997 e é popularmente conhecido entre os habitantes locais como Casco Antiguo ou distrito de San Felipe.

Casco Viejo - Incrível no Panamá
Conhecendo Casco Viejo em uma conexão longa no Panamá

Hey! Casco Viejo é um museu a céu aberto! São mais de 300 anos de história acumulada nas paredes desses edifícios antigos! A verdadeira cidade do Panamá, livre (não totalmente…) das influências dos Estados Unidos está aqui! Enquanto você anda ao longo das estradas pavimentadas com tijolos vermelhos, poderá observar jardins bonitos, renovados edifícios antigos com varandas ornamentadas, elegantes e repletas de plantas.

Casco Viejo Panama City
Casco Viejo Panama City

Seu olhar vai então mudar para os edifícios próximos que mantêm a cultura e história latina estampadas em suas paredes antigas. Muito além de beleza e lugares realmente turísticos, Casco Viejo também possui lugares muito degradados, seja pela ação do tempo, seja pela ação do ser humano e sua desorganização em massa.

Constrastes e mais contrastes da cidade do Panamá
Constastes e mais contrastes da cidade do Panamá

Estando nesse lugar, tome o seu tempo para descobri-lo da sua forma. Caminhe pelas ruas com calma e analise os detalhes que você vai encontrar no seu caminhar, detalhes ás vezes, simples, como as paredes e fachadas dos antigos edifícios que persistem firmes com o decorrer dos anos.

Edifícios antigos na cidade do Panamá
Edifícios feios e antigos na cidade do Panamá

E muitas vezes detalhes complexos, como a força de expressão do artista com seu grafite pelas ruas da cidade.

Ruas de Panama
Ruas de Panama

As ruas são formidáveis e cheias de contrastes! Prepare-se para se ver afrontado á realidade de um país que cresceu com a pressão de possuir um canal que liga dois oceanos cortando seu território. O Panamá é incrível e inspirador! Enquanto escrevia essa matéria, preparei mais duas sobre o Panamá para complementar os relatos do meu mochilão pela América Central. Existem lugares paradísiacos muito além da capital, assim como é Bocas del Toro, ao norte, e San Blas ao sul!

Espere se impressionar pela beleza dos prédios novos dessa cidade. Com uma engenharia inspirada nas mais gigantescas metrópoles do mundo, há quem diga que os edifícios da Cidade do Panamá lembram os mesmos encontrados em Dubai. Abaixo um dos edíficios que mais me chamaram a atenção, em forma de parafuso!

Modernidade da cidade do Panamá
Edifícios lindos e modernos na cidade do Panamá

Bem por ali, nas praças do distrito de San Felipe, você poderá encontrar facilmente vendedores do tradicional chapéu que leva o nome desse país, o chapéu panamá. O custo era de U$ 15,00 por chapéu sem choro neim vela, mas é uma ótima idéia de presente de uma conexão de 11 horas nesta cidade.

O típico chapéu que leva o nome do país
Conexão longa no Panamá: O típico chapéu que leva o nome do país

E depois de tanto passear, a fome apertou e a idéia foi de procurar algo por ali mesmo, que fosse típico e tradicional da cidade do Panamá. Conversando de um lado para o outro, nos recomendaram um ótimo e ecônomico restaurante. Ao custo de apenas U$ 8,00, tivemos direito a uma farta salada de tomate, alface, e legumes diversos, um prato de arroz com peixe e uma bebida á escolha. Tudo muito acessível, uma refeição típicamente tradicional e deliciosa.

Almoço delicioso
Conexão longa no Panamá: Almoço e balboa em Panamá Viejo

E pra acompanhar nada melhor que a velha Balboa, cerveja que leva o nome da moeda local (que também é o dólar). Além de comer uma deliciosa refeição e poder contemplar uma paisagem simplesmente impressionante, você terá condições de admirar edifícios históricos e monumentos aos homens do passado que ajudaram a construir a história por lá.

 

No umbigo da cidade do Panamá
No umbigo da cidade do Panamá

A cada rua que caminhávamos as sensações e novidades se transformavam. Certos edifícios nos convidavam a uma verdadeira viagem no tempo. Imagine se deparar com uma farmácia em um edíficio como o da foto a seguir!

Arquitetura do prédio de uma fármacia
Arquitetura do prédio de uma fármacia do Panamá

Ou ainda adentrar o edifício abaixo para comprar um pãozinho com café!

Prédios no centro da capital
Conexão longa no Panamá: contemplando prédios de Panamá Viejo

A verdade é que a Cidade do Panamá se mostra tão impressionante como no dia em que a visitei pela primeira vez. Cheia de latinidade pelas ruas, tão imponente por seus edifícios modernos, brilhantes, robustos! Analisando os detalhes você observará facilmente que essa cidade não é tão diferente das principais capitais latinas do planeta. Assim como o centro histórico de Bogotá são suas ruas apertadinhas, estreitas, com seus edifícios que remetem facilmente a recordações do século passado, assim como as grandes capitais brasileiras é a parte moderna da cidade, desenvolvida, com prédios incríveis e uma estrutura realmente fenomenal.

A parte desenvolvida da capital
Conexão longa no Panamá: a desenvolvida e moderna cidade do Panamá

Mas assim como todos os países latino-americanos, o Panamá também tem sua modernidade mesclada à sua pobreza e miséria. Da mesma forma que vê-se facilmente gigantescos prédios de bilhares de dólares, também é notável a quantidade de construções fechadas, inacabadas, velhas demais para continuar. Muito além da beleza que chama a atenção inicial dos turistas está a humildade e simplicidade chamada de subdesenvolvida por muitos países ricos mundo a fora. E assim acabou o meu dia no Panamá, entre o velho e o novo, dentro, totalmente imerso no velho, mas sempre de olho no novo! Uma Cidade para se desfrutar por muito mais do que as minhas 11 horas de conexão me permitiram.

Ruas do centro do Panamá
A subdesenvolvida e antiga cidade do Panamá

Encante-se pelo Panamá, encare de frente as opções que relatamos por aqui. Não fique de bobeira em sua conexão no aeroporto quando um mundo de possibilidades ainda existe ao seu alcance de uma forma tão econômica depois da aduana panamenha. E se o seu interesse por essa cidade for realmente muito grande, não deixe de acompanhar nossas próximas atualizações, pois o Panamá e suas belezas estão em nossa pauta de matérias durante todo este mês de julho.

Concluindo

Já teve que fazer uma escala muito longa na Cidade do Panamá?! Conseguiu conhecer mais lugares do que os já mencionados por aqui? Tem alguma super dica para quem está indo e está indeciso se fica no aeroporto mofando no duty free ou se toma a decisão mais acertada da vida e vai conhecer a cultura verdadeira dessa incrível capital latino americana? Pois então use e abuse da nossa caixa de comentários e compartilhe ao máximo todas as informações que não devem ser relevantes em uma experiência como essa!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
22 comentários publicados
  1. Excelente post!

    Faremos escala de 11h no Panamá no final de julho e pensamos exatamente da mesma forma que você.

    O post foi excelente, boas fotos e dicas. Faltou apenas nomear o restaurante (e dizer onde ele fica), dizer como foi a volta para o aeroporto (custo, se foi de ônibus ou taxi), etc… Mais detalhes que possam facilitar a vida de quem vai.

    Na volta, conto como foi nossa experiência se tiver algo a acrescentar a seu post.

    Abraços e obrigada!

    1. Fico muito feliz pela utilidade do post para você Melissa! Era algo como isso que eu precisava ler antes de ir ao Panamá! Pois bem, sobre as suas dúvidas – Voltei direto do centro de Casco Viejo ao aeroporto de taxi pagando apenas 10 dólares! Você tem que regatiar com os taxistas no Casco, a distância é gigantesca e eles colocam hipertaxas para turistas ‘gringos’, mas se falar espanhol, discuta com o taxista e peça desconto sempre! O restaurante eu infelizmente não me recordo do nome, foi fantástico e basta que você pesquise por aquela região, pergunte sobre o melhor e mais econômico restaurante para um típico almoço panamenho para os locais que eu tenho certeza que lhe indicarão o mesmo, foi assim que fiz! 

      Abração, BOA VIAGEM e aguardamos pelo seu feedback e sua experiência compartilhada na volta por aqui!

  2. Farei uma conexão de 12 horas, e quero sair do aeroporto e conhecer a cidade do Panamá, e não sei onde deixar minha bagagem, no aeroporto há algum local??

    1. Olá Itamar, 

      Obrigado por seu comentário! Sobre a bagagem, não se preocupe pois o que você despachou só será retirado no fim da viagem. Você só terá que portar a sua bagagem de mão. No caso se mesmo assim sua bagagem de mão for muito grande para sair com você do aeroporto, então você vai precisar utilizar o serviço de guarda-volumes que tem lá no Tocumen. 

      Agradeço mais uma vez convidando-o para quando voltar mandar seu testemunho, sobre como foi a saída do aeroporto e o que fez enquanto isso! Abração e boa viagem!

      1. Valeu demais pela dica, assim que retornar da viagem em julho darei meu depoimento.

        Muito obrigado!

        abraços e até logo!!

  3. Oi Luiz Jr.!! Vou a cancun e na volta decidi ficar no Panamá por um dia…mas sem idéias do que fazer!! Você esta de parabéns pelos posts… Estou agora conseguindo traçar um pequeno roteiro pra um dia na cidade do Panamá, graças a sua ajuda!! Parabéns mais uma vez!!

    1. Olá Vanessa! Tudo joia? Agradeço mto por sua visita e comentário aqui no blog! Gosto muito de saber que as matérias publicadas aqui ajudam viajantes assim como você a melhorar e definir os rumos das viagens! A Cidade do Panamá é fantástica, você não vai se arrepender de conhecê-la! Fica o convite para voltar e contar aqui a sua experiência! 

      Grande abraço e BOAVIAGEM!

    2. Pode deixar… Vou apenas no inicio do ano…. Mas assim que chegar volto aqui pra contar como foi…

      obrigada!!!

  4. Luiz, minha conexão é de 10hs, fica muito corrido ir até Casco Viejo e cidade nova e voltar ao aeroporto? Tenho receio de perder o voo

    1. Olá Natália Tudo joia?! Obrigado por visitar e comentar aqui no blog. Acho que é um bom tempo para fazer isso tudo sem problemas. É bom começar a voltar pro aeroporto com no mínimo 4 horas para a partida do seu voo, assim terá tempo de sobra para fazer os procedimentos básicos. Em 6 horas você pode conhecer o shopping, visitar Casco Viejo e ver um pouco da Cidade Moderna. Qualquer dúvida volte a perguntar novamente, será um prazer ajudar! Abraços e boa viagem desde já.

  5. Luiz O metromall funciona até que horas? No site da copa está dizendo que as conexões noturnas tem que retirar a mala e despachar no dia seguinte. sabe me informar o custo com guarda volume no aeroporto e a frequencia da van que vai para o shopping?

    1. Olá Cleusa, tudo joia?! Eu já estive algumas vezes no metamos, porém sempre durante o dia, acredito que deve fechar por volta das 10 da noite ou algo assim, é bom consultar no site deles. Eu sinceramente também não sei se eles possuem guarda-volumes lá, porém é outra informação que você terá a certeza visitando o site do próprio aero. Se sua conexão for internacional com a Copa, sua bagagem será marcada até o destino final 😉 Abraços e boa viagem

      1. Tenho 15 d conexão agora em julho de 2016.estive pesquisando o que fazer. há um ônibus turistico por 29 dolares, acho q vou comprar o ticket e visitar o porto, o biomuseu, Casco Antiguo e vou tentar ver o prédio em forma d parafuso e o em forma de vela de barco. Ruim q ao sair do país tem q pagar 40 dolares. isso me foi dito pela copa airlines ontem.

  6. Oi Luis. Vou pra Cartagena e terei uma conexão longa no Panamá e quero visitar a cidade. Acha possível nesse tempo ver o Canal (Miraflores), o casco antiguo, amador causeway e a cinta costeira? Eu te achei fazendo buscas se pegar o taxi no metromall para a cidade seria mais barato. Como vc fez pra voltar? Da cidade pegou outro taxi até o metromall e do metromall pro aeroporto? Abraços

    1. Oi Eduardo, tudo joia?! Obrigado pela visita e por deixar o seu comentário. Lembre-se que a Copa Airlines possui um transfer grátis para longas conexões ligando o Metromall ao Aeroporto, então nesse trecho de ida e volta você não paga nada! A corrida entre o Metromall e o Casco Antiguo vai lhe custar entre 9 e 11 dólares por trecho, pode ser interessante usar um Uber (não sei se funciona por lá…), ou então o velho colectivo (basta questionar nos pontos próximos ao Metromall o destino de cada um dos que passa no ponto). O taxi entre o Casco Viejo e o aeroporto vai te sair quase que uns 50 dólares.

  7. Luiz, Parabéns pelas dicas! Estou indo viajar com conexão de 11h no Panamá. Estou planejando em ir ao Casco Viejo e Metromall. Você acha que se pegarmos o transfer até o Metromall, o taxi fica mais barato até o Casco Viejo? Será que tem transfer as 8h da manhã do aeroporto ao Metromall? Obrigada!

    1. Olá, obrigado pela visita e por deixar um comentário aqui no blog 🙂 Bom sem sombra de dúvidas você pagará menos se fizer isso. Eu me lembro que a corrida era em torno dos 11 dólares do Casco Viejo até o Metromall (e perto dos 50 dólares para a corrida até o aeroporto). Eu não me recordo dos horários, porém me lembro bem que de 30 em 30 minutos tinha transfer disponível 🙂 Abração, boa viagem e mais uma vez obrigado pelo comentário!

  8. Parabéns Luiz, sempre que viajo recorro ao seu blog. Obrigada pelas dicas preciosas. Vou a Costa Rica em abril próximo. Vou usar suas dicas sobre o Panamá. Devo passar 2 dias lá. Abraços

  9. Oi, Luiz! Semana que vem farei uma conexão de 12 horas no Panamá. Quando comprei a passagem, minha intenção era mesmo ficar o maior tempo possível na cidade, para conhecer o Canal e Casco Viejo. Acha que é possível fazer os dois nesse tempo? Qual melhor visitar antes, pensando na logística? Adorei a dica de pegar o transporte free até o Metromall! Já estava pegando mais informações dos ônibus de centavos, já que não quero gastar tanto no transporte e guardar pros atrativos da cidade (além de comida e bebidas locais!) Obrigada,

  10. Olá, seu post já está me ajudando muito. Vou fazer uma escala longa no Panamá justamente para conhecer um pouquinho da cidade. Você sabe o valor do guarda volumes no aeroporto???
    Muito obrigada.

    1. Oi Livia, obrigado por visitar e deixar seu comentário aqui no blog.
      Faz tanto tempo que não visito o Panamá, que não poderia te passar essa informação com certeza. Contudo o que eu sei é que o guarda volumes existe no aeroporto de Tocumen e está localizado numa sala chamada Baggage Storage Consignee. Na época era 5 dólares por mala para até 24hs. Visite o site do aeroporto para confirmar se o preço é o mesmo.
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *