E a velha pergunta que não quer calar: o que fazer em uma conexão longa na Cidade do Panamá? Eu já até respondi essa pergunta uma vez, porém foi preciso voltar ao Panamá recentemente para aprender a responder isso de novo de uma forma diferente. Afinal de contas, podemos ter várias respostas corretas para uma mesma pergunta, concorda? É uma questão de ponto de vista e de fato podemos sim, ter várias viagens completamente diferentes para destinos já visitados.

O que fazer no Panamá em uma conexão de 12 horas? E que sejam 10 horas, ou 8, ainda 6 horas. O que fiz nessa viagem é possível desde que se tenha vontade de conhecer e objetivos a serem cumpridos. Metas. É preciso ter foco para não perder tempo e conseguir desfrutar da viagem da forma mais agradável possível sem estourar o orçamento logo na primeira saidinha do aeroporto.

Nesta última volta ao mundo, realizada entre agosto e setembro desse ano de 2014, partí do Brasil com a Copa Airlines, rumo a uma escala longa na Cidade do Panamá. Foi a minha quinta vez no Panamá e acredite: eu ainda poderia fazer isso outras 5 vezes que seriam todas diferentes :)))) De fato eu amo o Panamá, sua cultura, seu povo e tenho prazer e satisfação em fazer escalas longas nessa nação, porém o que você faria com suas 12 horas de conexão no Panamá?

Partindo para uma volta ao mundo emitida com milhas lifemiles
Partindo para uma volta ao mundo emitida com milhas lifemiles

Eu já fui em praticamente todos os lugares turísticos mais interessantes que a Cidade do Panamá tem a oferecer, tanto a viajantes mochileiros quanto atividades oferecidas a viajantes de alto nível. Já estive hospedado em luxuosos hotéis e por outro lado já consegui me hospedar em guesthouses piolhentas, de fato há um Panamá para ser desfrutado por todos os bolsos. Na minha primeira conexão longa no Panamá , utilizei dos serviços de transfer grátis que conectam o Aeroporto Tocumén e o Shopping Metromall. Ainda no aeroporto consegui fazer alguns amigos que curtiram a idéia e me acompanharam por um passeio no Casco Viejo. Desta vez fiz novamente outros amigos e partimos para um café da manhã panamenho, já que havia desembarcado às 6 da manhã. Depois do café, eles me deram uma carona até o Casco Viejo, lugar que ao menos para mim, é um dos bairros mais aconchegantes em Panamá City.

Primeira parada: Panamá City
Primeira parada: Panamá City

Acontece que Casco Viejo vem se transformando muito rápido e em alguns anos talvés não mais será reconhecida por quem a visitou recentemente. Hoje em dia existe muito dinheiro de turismo correndo pelas artérias desse centro histórico, um dos mais charmosos das cidades latinas que conheço. Descartei o calor escaldante, bem como a umidade sufocante logo nas primeiras horas da manhã e saí pra ver o mar e contemplar a belíssima Cinta Costera, logo nos meus primeiros minutos no Casco Viejo. Mas o charme desse bairro está em caminhar sem rumo por suas ruelas, fotografando os locais em sua vida real e os seus edifícios antigos caindo aos pedaços.

Apreciando os edifícios de Casco Viejo no Panamá
Apreciando os edifícios de Casco Viejo no Panamá

Foi bom caminhar pelas ruas do coração panamenho sem me preocupar com o tempo investido. Eu só queria ver a cidade como os olhos dos locais logo nas primeiras horas de uma ensolarada manhã de domingo. Poucos destinos rendem fotos tão espetaculares quanto as que podem ser registradas caminhando-se por essas ruas, tão charmosas, com os pés no passado porém com os olhos na skyline do futuro.

O que fazer em uma conexão longa na Cidade do Panamá?
O que fazer em uma conexão longa na Cidade do Panamá?

Nesta oportunidade eu fiz questão de focar meus olhos nos edifícios velhos nos arredores do centro histórico. É incrível saber que daqui a alguns anos eles possam estar totalmente reformados, reestruturados, pintados e hospedando algum hotel-boutique ou loja cara de souvenirs. Se por um lado o desenvolvimento turístico no Casco Viejo é bom para o Panamá, por outro lado vejo que o bom para nós turistas, quem sabe não seria aproveitar ao máximo o tempo que ainda temos para explorar essas construções antigas que contrastam de forma tão impressionante com a nova realidade encarada por essa metrópole latina.

Vista da Cinta Costera em Panama City
Vista da Cinta Costera em Panama City

Caminhei entre as várias praças do centro histórico, contemplei edifícios de arquitetura tradicional que em boa parte são sede de orgãos do Governo do Panamá. As várias ruas com meio-fio amarelo e tijolos vermelhos no chão são definitivamente um diferencial agradável para as caminhadas no coração deste país. Eu apenas procurei a melhor pracinha, com a sombra mais agradável e sentei esperando a hora do almoço.

Quando estava perto do meio dia eu já mostrava sinais de cansaço quando decidi voltar para o Metromall. Eu queria comer algo típico e ter várias opções para isso. Eu sabia também que o calor iria apertar durante a tarde e com certeza a melhor opção seria aguardar no ar condicionado. Como eu conheço o Canal do Panamá, já caminhei várias vezes pelo Casco Viejo, mercado dos pescadores, cinta costeira e tantos outros lugares, acabei investindo o final do meu tempo de conexão caminhando pelas lojas do Metromall e encontrando um lugar bom para se comer por ali mesmo.

Centro Histórico, MetroMall e Duty Free Shop no Panamá
Centro Histórico, MetroMall e Duty Free Shop no Panamá

Um detalhe interessante foi o custo do táxi. Se eu tivesse decidido voltar direto do centro histórico para o aeroporto, pagaria facilmente de 30 a 40 dólares pela corrida. Como optei por ir até o Metromall, de onde o Aeroporto de Tocumén possui um transfer grátis de hora em hora, acabei pagando apenas 8 dólares. No final minha conexão de 12 horas no Panamá me custou apenas 13 dólares, simples, barato e enriquecedor. Eu ainda fiz vários vídeos em lugares interessantes no meu caminho por Casco Viejo e acredito que essa é a forma mais verdadeira de transmitir as minhas experiências para vocês, então, deixo a seguir algumas impressões gravadas in loco com dicas valiosas para quem precisa aproveitar o tempo de uma conexão longa para conhecer melhor a Cidade do Panamá !

Vídeos sobre uma conexão longa no Panamá


MetroMall em Panama City


Melhor vista da cidade do Panamá


Conexão longa no Panama


Vista da nova Panamá, desde o Casco Viejo


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
10 comentários publicados
  1. Boa tarde colega, Vi que mencionou na sua matéria que fez conexão de 12 horas e é exatamente o que farei semana que vem. A minha principal preocupação é quanto as bagagens. Você precisou pegar suas malas na esteira e as despachou novamente ou elas já foram direto para seu destino final? Grande abraço!!

    1. Olá Thiago, tudo joia?! Obrigado pela visita e por deixar um comentário. Em boa parte dos voos que estão fazendo conexões longas no Panamá, as bagagens são despachadas até o destino final, então é importante ficar ligado nesse detalhe para poder preparar uma mochila de ataque com o básico que necessitará de utensílios para sua estada no Panamá. Abração e desde já boa viagem!

  2. Oi Luiz, estou indo com meu marido em Jun/2016 para os EUA com uma conexão de 10hs no Panamá. Queremos dar uma volta por lá, conhecer a cidade, mas detalhe: sem gastar muito. Como li que você já teve a experiência de todos os ‘níveis’ de gastos por lá, queria dicas. Fiz contato com alguns taxistas brasileiros por um day tour mas achei caro. Estava mais interessada em um taxi que nos deixasse no centro, em um ponto e tal e a gente se virasse de lá. Não queremos gastar muito messsmo. Me interessei quando você disse que gastou apenas $13 e andou por vários lugares e já anotei a dica de ir até o MetroMall. Agora vou fuçar no seu site. Obrigado

  3. Boas dicas, Luiz. Tenho 12 horas no Panamá em julho e pretendo fazer algo parecido. Como é andar pelas ruas do centro no domingo? Pelas fotos, estava tudo bem vazio… É um ambiente seguro?

  4. Olá Tatiana, obrigado pela visita e por deixar seu comentário. Eu acredito que o Panamá é um país muito seguro para se passear nas zonas mais turísticas, muito bem policiado e com alternativas de qualidade para se conhecer. Achei tudo super tranquilo, não vi problemas em caminhar pelas ruas da capital sozinho, acredito que estava mais vazio pelo passeio que fiz ter sido num domingo de manhã e o povo estava meio sonolento ainda hehehe Abração e boa viagem ao Panamá!

  5. Olá Luís,, obrigado pelas informações, mais estou com duvidas se em 4,5 horas de conexão é possível sair do aeroporto de Panamá e conhecer o shoppong que fica próximo?Obrigado

    1. Oi Fernando, tudo joia?! Obrigado por visitar e comentar aqui no blog. Eu acho que é pouco tempo, pois você deve considerar ao menos duas horas para deslocamento. Pode ser um tempo bom se você quiser apenas esticar as pernas e aproveitar o transfer grátis pro MetroMall, porém acho apertado para ir até Casco Viejo e outras atrações no centro velho da cidade do Panamá, mas para apenas o shopping o tempo é bom. Abraço e boa viagem.

      1. Obrigado Luís mais uma vez pelo retorno e dicas. Na ida para o metromall ou ali por perto é possível ver algum arranha céu? Ou algo mais bacana sem fugir muito do itinerário? Curiosidade. Rs Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *