Ao visitar os dois principais países produtores da folha da coca no planeta, você reflete em um primeiro momento da certeza de adentrar a essa realidade.

Para aqueles que desconhecem o poder e a importância do cultivo desta planta em países como Peru e a Bolívia, pode ser chocante chegar em um hotel e ver um montinho de folhas de coca ao lado de uma garrafa térmica. Sim, é legal utilizar a folha da coca no Peru. E isso principalmente nas cidades do sul e das serras.

Folha da Coca

Em Cuzco é natural ver a folha já ao descer do avião. Na realidade, se você pegar um voo de Lima a Cuzco, uma das opções de bebidas será o mate de coca, ou chá de coca se assim o preferir.

Prezado leitor, analise bem antes de julgar ou criticar essa planta. Quando desembarquei em Cuzco, até então eu não possuia nenhum tipo de experiência com essa planta e realmente pude comprovar sua eficácia no combate aos males da altitude, além de conseguir compreender os principais motivos do contínuo e milenar uso da folha da coca para as populações que habitam as sufocantes altitudes das cordilheiras andinas.

Livre comercialização da folha da coca no Peru
Livre comercialização Coca no Peru

Quanto mais adentrava o território peruano, mais eu conseguia compreender os motivos do uso desta folha. Creio que a plenitude do entendimento veio em Arequipa. Mesmo após ter passado vários dias em Cuzco, ter experimentado a folha in natura, ter consumido muito chá de coca para evitar os tão temidos males provocados pelos 3.700 metros em que Cuzco foi construída, apenas em Arequipa, com as incríveis explicações do guia que tive em minha viagem ao Canyon del Colca, que pude compreender que muito além de facilitar a sobrevivência na altitude, essa planta é fundamental para esse povo como um alimento.

Ótimo guia peruano ensina a importância da folha da Coca
Ótimo guia peruano ensina a importância da folha da Coca

Tradições indígenas Incas diziam que a folha de coca tem um valor espiritual capaz de conectar os humanos com o mundo dos deuses. Desde a origem da palavra que define a folha – “K’oca”, que em Quechua tem o significado de “sagrado”, até a sua utilização como remédio e alimento, a folha de coca teve suas propriedades alteradas com a chegada das colonizações espanholas nas épocas dos descobrimentos e desde então foi tachada como droga alucinógena.

O importante para esse povo é ter a consciência de que folha de coca tem seu uso medicinal e está impregnada em todas as classes sociais, econômicas, espirituais e consumir a folha da coca in natura é hábito familiar.

Chá de Coca utilizado nos Países Andinos
Chá de Coca utilizado nos Países Andinos

Mascar a folha da coca ajuda a amenizar os efeitos dos males provocados pela altitude, tais como dores de cabeça, naúseas, mau-estar, complicações na respiração e muitos outros. O ato de “picchar” coca é comum entre o povo que habita essas altitudes e consiste em manter as folhas mascadas na bochecha, pressionando-as para retirar seu líquido sem necessitar ficar mascando a todo o tempo. Ao visitar o Canyon del Colca, em Arequipa, o guia que nos acompanhou durante o passeio nos ensinou a fantástica tradição milenar de mascar coca da forma na qual os índios andinos o faziam.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.