Fala pessoal, tudo na paz?! Hoje estou aqui para escrever sobre um tema que vai alegrar a sua vida: ilhas do Caribe! Queremos compartilhar detalhes básicos com nossos visitantes que estão planejando uma primeira viagem internacional pro Caribe, dicas básicas mesmo: onde fica o Caribe, mapa do Caribe, regiões do Caribe entre outras informações adicionais.

Acontece que frequentemente venho sendo questionado sobre informações mais básicas, de marinheiros de primeira viagem mesmo! São pessoas que estão se interessando por viagem agora e que direto me perguntam sobre como planejar a sua primeira viagem para o Caribe.

Este post visa trazer uma introdução básica às ilhas do Caribe, bem como compartilhar as dicas e experiências de alguém que já conheceu vários lugares nesse micro continente localizado entre as Américas do Norte, Sul e Central.

Cozumel, ilha no Caribe do México
Cozumel, ilha no Caribe do México

Ilhas do Caribe – Onde fica o Caribe

Primeiro de tudo: onde fica o Caribe?!. Essa pergunta pode ser facilmente respondida se você der uma analisada no mapa do Caribe. Existem ilhas do Caribe que estão localizadas ao norte da Venezuela, Colômbia, Guianas.

O território do Caribe se estende até o sul da América do Norte, há autores que também o chamam de América Central Insular ou ainda Antilhas. Para você ter uma ideia, a parte mais sul dos Estados Unidos fica exatamente a 90 milhas de Cuba, uma das principais ilhas do Caribe.

O Caribe consiste-se por uma região do continente americano que é formada basicamente pelo Mar do Caribe, suas ilhas, estados e países insulares.

O Caribe está localizado na placa tectônica chamada “Placa do Caribe”, que engloba também a parte sul da América Central. Importante mencionar que também são consideradas zonas “caribenhas”, alguns lugares que estão conectados diretamente aos continentes. A seguir nós vamos falar um pouco mais sobre cada uma das principais regiões do Caribe, assim você vai conseguir entender melhor como é a divisão “turística” dessa região espetacular do planeta.

Ilhas do Caribe - Praia em Barbados
Ilhas do Caribe – Praia em Barbados

Regiões do Caribe / Onde fica o Caribe

Quando falamos do Caribe regionalizado, devemos considerar basicamente que esta é uma região formada por diversas ilhas que são países independentes, territórios ultra-marinhos insulares e ilhotas não habitadas. Toda região está localizada no Hemisfério Norte e seu clima é predominantemente tropical ao longo do ano inteiro.

Geograficamente falando, as ilhas do Caribe e seus territórios agrupam-se em duas regiões distintas, são elas as Grandes Antilhas e as Pequenas Antilhas. Há ainda que considerar que existem lugares que são banhados pelo mar do Caribe contudo que não fazem partes de ilhas ou qualquer tipo de território insulares.

Existem praias e regiões incríveis no Caribe que estão em países que pertencem a uma região continental diferente, tal como o México (América do Norte), Panamá, Honduras, Venezuela, Colômbia são exemplos de nações que são agraciadas pelas águas quentes do mar caribenho.

Ilhas do Caribe

A seguir eu compartilho uma relação dos países que fazem parte das Grandes e Pequenas Antilhas e seus territórios insulares que são colônias/partes de outros países:

Pequenas Antilhas: sem dúvidas a parte mais fascinante do Caribe – também mais cara e difícil de visitar, turisticamente falando. Estas ilhas são na verdade uma longa cadeia de arcos vulcânicos – são 18 vulcões espalhados por uma área de 700km de extensão – dispostos ao longo da extremidade oriental do mar caribenho, separando este mar do oceano Atlântico, começando a leste/norte da ilha de Porto Rico, e terminando já próximo da Venezuela, ao sul.

Os países que compõem as Pequenas Antilhas são os seguintes:

  • Antígua e Barbuda
  • Barbados
  • Dominica
  • Granada
  • São Cristóvão e Névis
  • Santa Lúcia
  • São Vicente e Granadinas
  • Trinidad e Tobago

Também existem alguns territórios insulares que são colônias ou partes de outras nações, tais como:

  • Anguila (Colônia Britânica)
  • Saba (Faz parte da Holanda – Antilhas Holandesas)
  • Aruba (Faz parte da Holanda – Antilhas Holandesas)
  • Bonaire (Faz parte da Holanda – Antilhas Holandesas)
  • Curaçao (Faz parte da Holanda – Antilhas Holandesas)
  • Guadalupe (Faz parte da França)
  • Ilhas Virgens (Faz parte dos Estados Unidos)
  • Martinica (Faz parte da França)
  • Montserrat (Colônia Britânica)
  • St. Maarten/Martin
  • St. Barths (Faz parte da França)

 

Ilhas do Caribe - Anguilla

Grandes Antilhas: são as quatro maiores ilhas que se encontram no norte do Caribe. São elas:

Os territórios insulares que fazem parte das Grandes Antilhas são os seguintes:

  • Ilhas Cayman (Colônia Britânica)
  • Ilhas Navassa (Estados Unidos)
  • Porto Rico (Estados Unidos)

Ainda existem algumas ilhas e países que estão conectados diretamente ao território constituído pelo Caribe, mas que geograficamente não fazem parte dele. São os seguintes:

 

San Andrés, uma das ilhas do Caribe mais lindas
San Andrés, uma das ilhas do Caribe mais lindas

Mapa das ilhas do Caribe

Agora que você já sabe mais ou menos como são as subdivisões do Caribe, a seguir eu compartilho com você um mapa das ilhas do Caribe, para que você tenha as condições necessárias de identificar cada país ou território e assim definir quais são os destinos que mais te interessam:

Agora que você já conhece um pouco sobre as informações mais básicas do Caribe, a seguir eu estarei compartilhando dicas dos melhores lugares para visitar no Caribe, os lugares mais econômicos e acessíveis ao nosso bolso brasileiro, algumas das praias mais famosas do Caribe e também as ilhas que eu já visitei e também recomendo que você visite um dia.

Caribe Colombiano

Esta sem dúvidas é uma das regiões do Caribe mais acessíveis para nós brasileiros. O Caribe da Colômbia é composto basicamente por dois destinos principais: as ilhas de San Andrés e Providência.

Com voos diretos partindo do Brasil para Bogotá diariamente, é fácil chegar até ao Caribe da Colômbia com apenas uma conexão. Uma vez na capital da Colômbia é possível comprar um voo econômico que te levará até a belíssima ilha de San Andrés, um verdadeiro paraíso caribenho.

Ilhas do Caribe: San Andrés
Ilhas do Caribe: San Andrés

San Andrés também é uma zona de livre comércio, uma ilha livre de impostos (verdadeiro duty-free no paraíso!). Com estrutura hoteleira satisfatória, atrações naturais espetaculares e uma diversidade ambiental incrível, San Andrés tem se mostrado como um destino no Caribe muito acessível aos orçamentos de viagem dos brasileiros.

Ao visitar San Andrés você também terá a possibilidade de estender sua viagem até uma ilhota pequenina que está distante a mais ou menos umas 4 horas de navegação, seu nome é Providência.

Com perfil mais rústico e menor em extensão territorial do que San Andrés, a ilha de Providência é um dos principais destinos no Caribe para quem deseja mergulhar e viver experiências fenomenais em baixo do nível do mar. Gastronomia espetacular, povo super receptivo e grande variedade de atrações ao ar livre fazem de Providência o completo perfeito para qualquer viagem até o Caribe Colombiano.

Caribe no México: Riviera Maya

Se você quer desfrutar de praias de fato paradisíacas então precisará incluir os destinos da Riviera Maya no México em sua lista de lugares a visitar no Caribe. Além de ser uma outra alternativa mais barata para visitar destinos caribenhos, o México possui incontáveis atrativos que podem se transformar na mais perfeita viagem para o Caribe que nós brasileiros podemos planejar.

Águas cristalinas na costa caribenha do México
Onde fica o Caribe?  Também está no México

As principais cidades que você deve incluir na sua lista na Riviera Maya são Cancun, Playa del Carmen e Tulum. Em uma viagem de 2 semanas é possível conhecer os principais atrativos no Mar do Caribe que são acessíveis por essas cidades. Para visitar a Isla de Mujeres basta pegar um barco partindo da Zona Hoteleira de Cancun. Se o seu destino é a ilha de Cozumel, então basta viajar até Playa del Carmen, que fica localizada a apenas 50 minutos em uma viagem de carro/ônibus de Cancun.

Comida mexicana inexplicavelmente deliciosa. Atrações super econômicas, afazeres para todos os dias de manhã, de tarde e de noite: vá preparado para uma viagem repleta de atrações turísticas, sítios históricos e lugares para visitar durante dia ou noite.

Existem dezenas de posts sobre os destinos no Caribe Mexicano, vá adiante e explore as dicas que nós já compartilhamos sobre Cancun, Tulum e Playa del Carmen!

Destinos do Caribe na América Central

Apesar de não existirem voos frequentes entre outros destinos caribenhos na América Central e os principais aeroportos nacionais, este continente é repleto de pérolas turísticas que podem merecer a sua visita.

No Panamá você consegue visitar San Blás e Bocas del Toro. Já na Costa Rica existem praias maravilhosas próximo a Puerto Viejo. O litoral caribenho na América Central ganha uma turbinada ao chegar em Honduras e Belize, países reconhecidos internacionalmente como destinos para mergulhar com cilindro de altíssimo nível.

Bocas del Toro: região caribenha na América Central
Bocas del Toro: Caribe na América Central

A América Central pode ser uma excelente alternativa para conhecer o Caribe a baixo custo. Ali você encontrará praias super paradisíacas, ilhas e ilhotas a serem exploradas e destinos únicos que podem servir como o refúgio perfeito para a sua viagem de férias no Caribe.

Onde fica o Caribe que eu recomendo

Para encerrar essa matéria que te introduz às ilhas do Caribe eu gostaria também de deixar algumas recomendações para que você possa realizar a sua primeira viagem. Existem ilhas mais complicadas para chegar ou se manter, existem lugares que só podem ser alcançados caso você visite outros destinos antes. Martinica, Santa Lúcia e Dominica podem ser alcançadas por voos partindo dos Estados Unidos, o que complica um pouco a viagem de férias no Caribe, afinal de contas terá que incluir os custos de viajar para outro destino antes.

Eu gosto do Caribe econômico. Gosto de viajar de chinelos no avião e ter a certeza de que não vou precisar de nenhuma calça jeans ou sapatos ao longo da minha viagem. Quero sair com a minha mala cheia de apetrechos para mergulhar, então o meu foco é viajar direto para uma praia sem ter que passar em outro país antes.

Barbados, ilha com águas de tom azul bebê
Barbados, uma das ilhas mais lindas do Caribe

Para isso podem ser ótimos destinos no Caribe as ilhas colombianas de San Andrés e Providência. Também gosto muito da Riviera Maya e vou voltar qualquer hora para Playa del Carmen, dessa vez para passar mais tempo, quem sabe uns dois meses só por ali para conseguir conhecer cada cantinho daquele Caribe mexicano espetacular.

Também gostei muito de conhecer Cuba e Jamaica, dois países completamente diferentes, contudo super carregados com o tempeiro criolo tradicional do Caribe. Agora se você não tem problemas para ir até os Estados Unidos e seu foco é uma viagem no Caribe, meu amigo, não pense duas vezes em conhecer Anguilla, St. Barths, St. Maarten ou ainda o ABC do Caribe – Aruba, Bonaire e Curaçao, que podem ser facilmente alcançados em voos de poucas horas partindo dos principais aeroportos dos Estados Unidos.

Concluindo, o que mais você quer saber sobre as ilhas do Caribe, ou onde fica o Caribe!?

Agora chegou a sua oportunidade de tirar dúvidas sobre o Caribe! Ficou alguma coisa sem ser compreendida?! Tem alguma dificuldade ou dúvida específica sobre essa região do mundo?! Como eu posso te ajudar? Conta pra mim nos comentários vai!

Se você é um expert em Caribe, não passe batido sem deixar um comentário, sem dúvidas a sua impressão vai colaborar grandiosamente para que esta matéria seja uma referência na internet e ajude mais pessoas a tirar o sonho da viagem ao Caribe do planejamento, fazendo-a virar realidade, comente, compartilhe suas impressões na caixa de comentários logo a seguir!


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *