Já que decidiu passar as suas férias no estado de São Paulo, então veja esse post com lugares para viajar em SP! Se você está ansioso para explorar tudo o que o estado tem a oferecer e decidiu começar a se aventurar por esse estado maravilhoso, então não deixe de começar pela capital.

Lá você descobrirá que a cidade possui muitas atrações turísticas, como o Museu de Arte de São Paulo, o Parque do Ibirapuera e o Mercado Municipal. É possível também aproveitar para experimentar a culinária local e ficar encantado com a variedade de opções de comida, desde os tradicionais pratos de comida de rua até os restaurantes sofisticados.

Depois de alguns dias em São Paulo, você pode decidir alugar um carro e explorar outras partes do estado. Visitar Campos do Jordão, conhecida por suas belas paisagens de montanhas e suas construções de estilo alpino. Lá é possível fazer trilhas, visitar fazendas de café e desfrutar do ar fresco e da natureza.

Outra cidade que pode estar em seu itinerário no estado é Santos, situada na costa do estado. Lá dá pra se divertir na praia, mergulhar e fazer passeios de barco. Além disso, é possível visitar o Museu Pelé e aprender mais sobre a história do famoso jogador de futebol.

Quer saber mais sobre o que é possível fazer, quais lugares para viajar em SP e muito mais sobre o estado?! Então siga lendo com a gente, vai ser um prazer te levar pra passear por Sampa.

Onde passear em SP barato?

O estado de São Paulo oferece uma variedade de opções turísticas, incluindo cidades com custos mais baixos para passeios e viagens. Aqui estão algumas das cidades mais baratas para visitar em São Paulo:

  1. Santos – Esta cidade litorânea é conhecida por sua praia de areia branca e águas cristalinas. É uma ótima opção para quem procura um lugar para descansar e curtir a natureza, com preços acessíveis para alimentação e alojamento.
  2. São Carlos – Esta cidade universitária é conhecida por sua vida cultural e científica. Além disso, é uma cidade com bons preços para moradia e alimentação.
  3. Ribeirão Preto – A cidade é conhecida por sua produção de café e oferece boas opções para alimentação e hospedagem com preços acessíveis. A cidade possui vários parque e boas opções de lazer.
  4. São José do Rio Preto – A cidade é um importante polo comercial e industrial do estado, oferecendo boas opções para compras e alimentação a preços acessíveis. Além disso, possui um centro histórico com casarões e igrejas históricas.
  5. Registro – Esta cidade é conhecida por sua produção de frutas e sua bela paisagem com montanhas e rios. Possui boas opções de pousadas e hotéis com preços acessíveis.
  6. Taubaté – A cidade foi conhecida por sua produção de roupas e têxteis na década de 20, que no passado, com a CTI (Companhia Taubaté Industrial), que era uma indústria têxtil de camisas e meias. Como legado dessa época, a cidade obteve o Edifício Félix Guisard, torre com 10 andares e com relógio no topo, que se transformou em símbolo da cidade. Atualmente este prédio emblemático comporta departamentos da Prefeitura Municipal. Além disso, possui um centro histórico com casarões e igrejas históricas.

É importante notar que os preços podem variar dependendo da época do ano, e é sempre recomendável pesquisar e comparar preços antes de reservar sua viagem.

Onde passar um fim de semana no interior de São Paulo?

São Paulo é uma cidade grande e vibrante, mas também tem muitas opções de destinos no interior para um fim de semana tranquilo e agradável. Algumas sugestões incluem:

  1. Campos do Jordão: essa cidade de montanha é conhecida por sua arquitetura alpina e suas temperaturas frias. É uma ótima opção para aqueles que desejam esquiar ou simplesmente apreciar a natureza.
  2. Holambra: é uma cidade conhecida como a capital nacional da floricultura, oferece belos campos de flores e também tem boas opções de restaurantes e hotéis.
  3. Brotas: é considerado um dos principais destinos do turismo de aventura do Brasil, oferecendo atividades como rafting, rapel, tirolesa e arvorismo.
  4. Águas de São Pedro: é uma cidade termal que é famosa pelas suas fontes de água mineral, é uma boa opção para aqueles que desejam relaxar e se recuperar.
  5. São Roque: essa cidade é conhecida por suas vinícolas e oferece degustações de vinhos, passeios de bicicleta pelas vinhas e visitas aos estúdios de arte.
  6. Atibaia: é uma cidade com belas paisagens e muitos parques e trilhas para caminhadas. É também conhecida por sua culinária, especialmente por seus doces e compotas caseiras.

Essas são apenas algumas das opções disponíveis, mas existem muitas outras cidades e vilas no interior de São Paulo que oferecem atrações turísticas e acomodações para um fim de semana agradável.

Onde ir para relaxar em SP?

São Paulo oferece muitas opções para aqueles que desejam relaxar e se cuidar. Alguns exemplos de destinos para spa, águas termais e turismo de luxo incluem:

  1. Águas de São Pedro: essa cidade é conhecida por suas fontes de água mineral e é um popular destino para banhos termais e tratamentos de saúde. Há vários spas e centros de bem-estar que oferecem massagens, tratamentos faciais e outros serviços de relaxamento.
  2. Campos do Jordão: essa cidade de montanha oferece vários spas e resorts de luxo com vistas deslumbrantes. Alguns dos locais oferecem banhos termais, massagens e tratamentos de beleza.
  3. São Paulo: A capital de São Paulo possui opções de Spas e Hotéis de luxo como Grand Hyatt São Paulo, Unique Hotel & Spa, Tivoli Mofarrej São Paulo, entre outros
  4. Serra Negra: é uma cidade conhecida por suas águas termais e oferece vários spas e hotéis com banhos termais, massagens e tratamentos de beleza.
  5. Águas de Lindóia: é uma cidade termal popular e oferece vários spas e hotéis com banhos termais, massagens e tratamentos de bem-estar.

Esses são apenas alguns dos muitos destinos em São Paulo que oferecem opções de spa, águas termais e turismo de luxo. É importante pesquisar e verificar as opções disponíveis e verificar se estão dentro do seu orçamento e preferência.

O que não pode deixar de conhecer em SP?

O estado de São Paulo, no Brasil, é rico em história, cultura e paisagens deslumbrantes, oferecendo uma variedade de lugares interessantes para visitar. Aqui estão alguns dos principais lugares que você não deve deixar de conhecer:

  1. São Paulo – A cidade de São Paulo é a capital do estado e uma das principais metrópoles do país. Com sua rica variedade de arquitetura, gastronomia e vida noturna, é um destino turístico popular. Atrações populares incluem o Parque Ibirapuera, o Teatro Municipal e o Mercado Municipal.
  2. Campos do Jordão – Esta charmosa cidade de montanha é conhecida por sua arquitetura européia e paisagens deslumbrantes. A Vila Capivari é uma das principais atrações turísticas, assim como o Palácio Boa Vista e o Museu de Arte de Campos do Jordão.
  3. Ilhabela – Ilhabela é uma ilha situada no litoral norte de São Paulo, conhecida por suas praias de água cristalina e cachoeiras. É uma popular destinação de verão, com várias opções de esportes aquáticos e caminhadas.
  4. Parque Estadual da Cantareira – O parque é uma das maiores reservas de florestas tropicais do mundo e é uma excelente opção para quem gosta de ecoturismo e caminhadas. O parque abriga uma variedade de espécies animais e vegetais, incluindo orquídeas, bromélias e macacos-prego.
  5. São Bento do Sapucaí – Esta cidade é conhecida por suas paisagens de montanhas e cachoeiras, além de ser famosa por suas festas juninas, com muita música e danças.
  6. São Roque – A cidade é conhecida por sua produção de vinhos e sua arquitetura colonial, com várias igrejas históricas e casarões. A região é famosa por suas vinícolas e pela possibilidade de degustação de vinhos.

Lugares para viajar em SP: Holambra

Holambra é uma cidade situada no interior de São Paulo, conhecida por sua produção de flores e seu charme holandês. É um destino popular para turistas e viajantes que desejam se desconectar da rotina da cidade grande e desfrutar da natureza e da tranquilidade do campo.

Uma das principais atrações de Holambra é a visita às fazendas de flores. Os visitantes podem percorrer os campos de flores coloridos e aprender sobre a produção de flores e plantas. Algumas fazendas oferecem tours guiados e outras possibilidades para compra de flores e plantas.

Holambra em São Paulo
Holambra em São Paulo / Foto por Pixabay

Outra atividade popular em Holambra é a visita ao Museu da Holanda, que conta a história da imigração holandesa para a região e apresenta objetos e fotos da vida cotidiana dos imigrantes. Além disso, há também a possibilidade de visitar a igreja holandesa e o moinho de vento no centro da cidade.

Para os amantes da natureza, Holambra oferece várias trilhas para caminhadas e ciclismo, além de lago para pesca e atividades de lazer. Também há vários restaurantes e lojas na cidade que oferecem comida típica holandesa e artesanato local. Holambra é uma ótima escolha para quem procura um fim de semana tranquilo e relaxante na natureza.

Lugares para viajar em SP: Brotas

Brotas é uma cidade situada no interior de São Paulo, conhecida por sua natureza exuberante e atividades ao ar livre. É um destino popular para turistas e viajantes que desejam se divertir e se desconectar da rotina da cidade grande.

Uma das principais atrações de Brotas é a prática de esportes de aventura, como rapel, tirolesa, rafting e canoagem. As águas cristalinas do rio Jacaré-Pepira são ideais para essas atividades e há várias empresas na cidade que oferecem pacotes e guias especializados. Além disso, existem também trilhas para caminhadas e ciclismo, onde é possível desfrutar da natureza e da vista panorâmica da cidade.

Lugares para viajar em SP: Brotas em São Paulo
Lugares para viajar em SP: Brotas em São Paulo / Foto por Pixabay

Outra atração em Brotas é a visita às cachoeiras e piscinas naturais. A cidade possui várias cachoeiras de diferentes tamanhos e níveis de dificuldade, algumas são possíveis de serem exploradas com acompanhamento de guia. E as piscinas naturais são ótimas para se refrescar e relaxar.

Para os amantes da culinária, Brotas oferece vários restaurantes e lojas que vendem produtos locais, como frutas, verduras e queijos. Além disso, há também a possibilidade de fazer passeios de bicicleta pelas fazendas e degustar os produtos da região. Brotas é uma ótima escolha para quem procura um fim de semana divertido e animado em contato com a natureza.

Lugares para viajar em SP: Bertioga

Bertioga é uma cidade litorânea no estado de São Paulo, Brasil, conhecida por suas belas praias e paisagens naturais. Se você estiver planejando uma viagem para lá, aqui estão algumas dicas sobre o que fazer na cidade:

Uma das principais atividades em Bertioga é desfrutar de suas praias. A Praia de Bertioga é a principal praia da cidade e oferece águas cristalinas e areia branca. A Praia do Itararé é outra opção popular, com ondas perfeitas para o surf. Se você estiver procurando algo mais tranquilo, a Praia do Guaecá é uma ótima opção para relaxar e apreciar a natureza.

Outra atividade popular em Bertioga é a pesca. A cidade é conhecida por sua rica vida marinha, incluindo sardinhas, atuns e dourados. Você pode alugar um barco ou juntar-se a um grupo de pesca organizado para explorar os melhores locais para pescar.

A cidade também tem várias opções de trilhas para caminhadas e ciclismo. A trilha da Pedra da Macela é uma das mais populares, oferecendo vistas deslumbrantes da costa e da natureza. Se você estiver interessado em história, visite o Centro Histórico de Bertioga, onde você pode aprender sobre a história da cidade e ver alguns edifícios históricos.

Lugares para viajar em SP: Ubatuba

Ubatuba é uma cidade litorânea no estado de São Paulo, Brasil, conhecida por sua diversidade de praias e atividades ao ar livre. Se você estiver planejando uma viagem para lá, aqui estão algumas dicas sobre o que fazer na cidade:

Uma das principais atividades em Ubatuba é desfrutar de suas praias. A Praia de Itamambuca é uma das mais populares, com águas cristalinas e areia branca. A Praia do Lázaro é outra opção popular, com uma bela vista do Morro do Gato. Se você estiver procurando algo mais tranquilo, a Praia do Tenório é uma ótima opção para relaxar e apreciar a natureza.

Ubatuba
Ubatuba / Foto por pixabay

Outra atividade popular em Ubatuba é a pesca. A cidade é conhecida por sua rica vida marinha, incluindo sardinhas, atuns e dourados. Você pode alugar um barco ou juntar-se a um grupo de pesca organizado para explorar os melhores locais para pescar.

A cidade também tem várias opções de trilhas para caminhadas e ciclismo. A trilha do Gato é uma das mais populares, oferecendo vistas deslumbrantes da costa e da natureza. Se você estiver interessado em ecoturismo, visite a Ilha Anchieta, onde você pode ver animais selvagens e aves marinhas em seu habitat natural.

Ubatuba também oferece uma variedade de atividades culturais, incluindo teatros, museus e galerias de arte. Um dos principais museus da cidade é o Museu de Arte de Ubatuba, que exibe obras de artistas locais e nacionais. Além disso, a cidade tem uma vida noturna vibrante, com muitos bares e restaurantes para desfrutar.

Lugares para viajar em SP: Campos do Jordão

Campos do Jordão é uma cidade de montanha no estado de São Paulo, Brasil, conhecida por sua arquitetura européia e paisagens deslumbrantes. Se você estiver planejando uma viagem para lá, aqui estão algumas dicas sobre o que fazer na cidade:

Uma das principais atividades em Campos do Jordão é visitar as várias atrações turísticas da cidade. Um dos principais pontos turísticos é a Vila Capivari, uma área com arquitetura europeia e ruas charmosas. Outra atração popular é o Palácio Boa Vista, um belo edifício construído em estilo neobarroco. Se você estiver interessado em arte, visite o Museu de Arte de Campos do Jordão, que exibe obras de artistas locais e nacionais.

Lugares para viajar em SP:Campos do Jordão
Campos do Jordão / Foto por Pixabay

Outra atividade popular em Campos do Jordão é aproveitar as vistas panorâmicas da cidade. O Morro do Elefante é uma das principais atrações, oferecendo vistas deslumbrantes da cidade e da região. Se você estiver procurando algo mais tranquilo, a Estação de Teleférico de Campos do Jordão é uma ótima opção para relaxar e apreciar a natureza.

A cidade também tem várias opções de trilhas para caminhadas e ciclismo. A trilha do Pico do Itapeva é uma das mais populares, oferecendo vistas deslumbrantes da costa e da natureza. Se você estiver interessado em ecoturismo, visite a Estação Ecológica de Campos do Jordão, onde você pode ver animais selvagens e aves marinhas em seu habitat natural.

Campos do Jordão também é conhecida por sua vida noturna vibrante, com muitos bares e restaurantes para desfrutar. A cidade é famosa por seu chocolate quente e fondue, e há muitas opções de restaurantes para experimentar essas especialidades. Além disso, há vários shows musicais e eventos culturais realizados na cidade durante o ano.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
14 comentários publicados
  1. Olá bom dia! Faltou vc falar do Vale Histórico e a linda Serra da Bocaina que é tombada como patrimônio mundial pela UNESCO. Gostei muito da sua reportagem. Parabéns e venha conhecer o vale Histórico Paulista.

  2. Sobre Ubatuba, sou moradora da cidade, acredito que seja melhor rever as indicações. É uma cidade com praias belíssimas, no Lázaro não tem onda para surfar, surf você pode encontrar em Itamambuca que não é tão boa para famílias com crianças, o mar é agitado. Não há uma vasta opção cultural, somente passeios outdoor e fora da temporada de verão a vida noturna praticamente não existe para quem é turista.

  3. Moro em Taubaté há bastante tempo e nunca ouvi falar em indústria textel na cidade.

    1. Olá Madalena, obrigado por passar aqui no blog e deixar um comentário. Na realidade Taubaté foi uma referência da indústria têxtil no passado, tanto que alguns prédios presentes na cidade hoje ainda são um patrimônio histórico construído no apogeu dessa época (década de 20/30). Atualizamos o texto com as informações que você compartilhou, muito obrigado por colaborar com a gente!

  4. Ótima reportagem. Mas mencionaria aínda praia do Guaeca em São Sebastião para quem quer sossego e Maresias para quem quer agito. para quem gosta de festas regionais, entre janeiro e fevereiro acontecem as festas do figo e expogoiaba (Valinhos) da uva em Vinhedo e Jundiaí.
    Aínda na cidade de São Paulo, vale muito uma visita ao novo museu do Ipiranga

  5. Acredito que você deixou de citar a cidade de Cananéia SP, uma cidade pequena com muitas ilhas, praias, Ilha do Cardoso, muitas cachoeiras e seu centro histórico com casarios muito bem conservados. Cananéia é o povoado mais velho do Brasil.

  6. Boa tarde!
    Faltou você citar SÃO LUÍS DO PARAITINGA, SP, que é uma cidade turística e muito tranquila.
    Sem contar com o carnaval de marchinha e sua culinária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *