Olá amigos e amigas que acompanham diariamente o Boa Viagem! Tudo joia?! Tô passando hoje para dar dicas de mergulho em Noronha, especialmente para quem é marinheiro (ou mergulhador) de primeira viagem.

Acontece que Fernando de Noronha é um dos melhores destinos do planeta para praticar mergulho com cilindro em águas abertas e pode ter certeza: você não vai querer chegar na viagem despreparado.

Aqui eu quero compartilhar dicas simples, porém super importantes, para que você tenha mais conforto e qualidade durante todo o processo que vai te fazer afundar nas águas mais cristalinas do Brasil.

Dicas de mergulho em Noronha

Lembro bem da minha primeira vez em Noronha, não tinha sequer certificado e queria mergulhar a todo custo. Eu poderia ter maximizado a minha viagem de maneira surpreendente caso tivesse tomado algumas decisões antes de ir direto ao ponto.

Aqui eu vou deixar registrado um pouco de todas as informações necessárias para que você não precise passar por perrengues ou qualquer tipo de dificuldade ao contratar o seu passeio de mergulho e ver as maravilhas que o Oceano Atlântico reserva a todos que optam por mergulhar nas águas do arquipélago de Noronha.

Procure um lugar de confiança para praticar mergulho em Noronha

A primeira dica que eu posso te recomendar é a seguinte: procure mergulhar com profissionais, com os mais profissionais de preferência. Isso é importante pois vai te dar confiança, vai te levar nos melhores pontos, vai ter a estrutura necessária para que o mergulho seja memorável.

Mergulho em Noronha na Caverna da Sapata
Mergulho em Noronha na Caverna da Sapata

Em Fernando de Noronha eu sempre recomendo a Altantis Divers. Eles são os meus parceiros de sempre, a agência com maior estrutura e com os profissionais mais qualificados em operação na ilha. Eu já mergulhei com a equipe da Atlantis várias vezes, inclusive existem dezenas de posts no blog relatando a grande maioria das experiências que adquirimos juntos. A seguir vou deixar uma lista de links para você ler outras matérias sobre mergulhos com a Atlantis Divers:

Existem outras agências de mergulho em Noronha que também fazem um trabalho super profissional, mas acontece que já tive tantas experiências positivas mergulhando com a galera da Atlantis que não consigo deixar de recomendá-los como a melhor agência para mergulhar em Noronha, vai na fé com eles que é sucesso na certa!

É bom chegar com um certificado

Lembro bem da primeira vez que fui em Noronha e não tinha certificado: eu só poderia fazer um mergulho de cilindro se fosse acompanhado e até 10 metros.

Arraia observada em um mergulho em Noronha
Arraia observada em um mergulho em Noronha

Eu já tinha uma certa experiência com mergulhos, já havia realizado alguns batismos, mas acontece que não é a mesma coisa e quem já mergulha a algum tempo sabe bem a diferença.

Se você não tiver uma certificação de mergulhador em águas abertas, não vai conseguir mergulhar com cilindro sem ser no processo de batismo. Em Noronha regra é regra e ninguém quer ser multado ou ter complicações maiores com segurança e saúde por conta da falta de certificação, concorda?

Então algo que eu recomendo fortemente é que antes de ir mergulhar em Noronha, o melhor mesmo é tirar o certificado de mergulhador “Open Water” ainda antes da viagem, assim você vai ter a certeza absoluta de que vai aproveitar ao máximo a sua viagem de mergulho em Noronha.

Leve seu equipamento pessoal

Se tem algo que eu faço sempre questão é de levar meu equipamento pessoal. Isso inclui a minha máscara de mergulho, que já é adaptada às minhas necessidades, snorkel, nadadeira e roupa de neoprene.

Cardumes lindos presentes em todos os mergulhos que fiz na ilha de Noronha
Cardumes lindos presentes em todos os mergulhos que fiz na ilha de Noronha

Com o seu equipamento pessoal você vai ter mais conforto e confiança no mergulho. Eu acredito que não precisa ter o kit completo com regulador, computador e colete, mas os equipamentos básicos são essenciais para que nada venha a falhar por qualquer tipo de inconveniência com equipamentos básicos.

Se você não tem equipamento, não tem problema! Em Noronha tem pra alugar e comprar. Acredito que alguns tipos de equipamentos são até mais baratos do que no continente, eu achei o preço da Atlantis super justo para máscaras de qualidade e marca renomadas, roupas de neoprene e até nadadeiras.

Não economize nas fotos

Se tem algo que você consegue levar de volta do oceano além das memórias, esse algo são as fotos da experiência. Nesse ponto é importante entender que mesmo você tendo um equipamento legal, pode ser que no fim do mergulho não consiga ter nenhuma foto sua no cartão de memória.

Mergulho de batismo em Noronha
Mergulho de batismo em Noronha

Para isso é importante contratar o serviço de fotografia aquática que é oferecido em Fernando de Noronha pelas principais agências de mergulho presentes na ilha.

Outro ponto positivo para a Atlantis com relação a isso é justamente a parceria de vários anos que eles possuem com a galera da All Angle Imagens, todas as fotos que você contempla nessa matéria foram feitas por eles. Eu até tenho uma GoPro legal, mas as fotos nunca saem com uma qualidade tão profissional quanto as que podem ser compradas da equipe All Angle.

Você não precisa contratar o serviço antes, é super opcional. Em todos os mergulhos embarcados tem sempre a presença de um fotógrafo com equipamento à prova d’água profissional. Aí é só caprichar na pose e passar na loja de mergulho depois do passeio para ver se as fotos ficaram legais e se você vai querer comprar alguma.

Reserve os passeios antecipadamente para fazer mergulho em Noronha

Outro ponto importante para quem está planejando uma viagem de mergulho a Fernando de Noronha é ficar ligado nas reservas. Quase sempre é necessário fazer uma reserva com antecedência para conseguir ser encaixado em uma das embarcações que vão partir para o mar no dia seguinte.

Lugares incríveis podem ser descobertos
Lugares incríveis podem ser descobertos mergulhando em Noronha

Tudo fica muito corrido sem reserva. Você quase nunca vai conseguir chegar e ir fazer mergulho na mesma hora. Sempre vai ser preciso assinar o termo de responsabilidade e organizar os horários de transfer, que quase sempre costuma ser incluído no valor dos mergulhos.

Então se você está planejando uma viagem pra Noronha, não perca a oportunidade de fazer uma reserva antecipadamente, assim você vai garantir o sucesso imediato quando estiver na ilha, não deixe para a última hora essa parte da reserva para evitar complicações no momento da diversão 😀

Esteja pronto para ficar maravilhado com o fundo do mar

Esse é o melhor conselho que eu poderia te dar para garantir o sucesso do seu mergulho em Noronha: vá com a mente aberta, livre de arraigas, para conseguir ampliar as sensações e experiências que vão ser adquiridas no mar.

Noronha é um paraíso clássico, tem animais marinhos presentes sempre em todos os mergulhos, mas você sabe como é, pode ser que no dia do seu mergulho eles esqueceram de mandar uma mensagem de texto para aquela tartarugona aparecer para fazer foto (kkk)

Paraíso
Mergulho em Noronha

Então é preciso ter a mente aberta. Todo mundo fala que Noronha é lindo e em todo mergulho vê animais incríveis, contudo vai que na sua primeira imersão o mar estava um pouco remexido, ou então algo trouxe desconforto. O importante é ter a cabeça feita e preparada para enfrentar possíveis adversidades e continuar tentando.

Concluindo, quer mais dicas sobre mergulho em Noronha?!

Eu já mergulhei várias vezes em Noronha e posso afirmar para você que é um dos lugares mais intocados que ainda existem nos mares do planeta Terra, cada mergulho que eu fiz foi especial, cada imersão me proporcionou momentos únicos de contato com a natureza e que foram responsáveis por algumas das melhores recordações que eu levo comigo desse maravilhoso arquipélago.

Você já mergulhou em Fernando de Noronha? Também conseguiu obter boas memórias assim como eu?! Deixa seu comentário na caixa que vem logo abaixo pra gente papear um pouco mais sobre isso!

Agora se você ainda está planejando a viagem e ficou alguma dúvida, não hesite também em deixar um comentário, vai ser um grande prazer te orientar na melhor decisão para que a sua viagem de mergulho para Fernando de Noronha seja mais do que um sucesso!

Um grande abraço e até a próxima!


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *