Sem dúvidas um dos fatos que talvés mais conseguiu me impressionar na minha viagem até a Tailândia foi justamente a seguinte questão: até que ponto a figura de um rei deve se impôr em seu país?! Qual é o limite entre a divulgação política da imagem de um governador em sua opinião?! Se você é aquele tipo de pessoa que não suporta a panfletagem política em epoca de eleição, então é bom evitar uma viagem até esse país.

A figura do rei tailândes é exaltada por todo o tipo de divulgação que você venha a imaginar. Muitos tailandeses acreditam que o rei Bhumibol é uma semi-divindade na face da Terra, venerando-o como tal. Neste país existem várias leis com objetivos exclusivos de protejem a monarquia de qualquer tipo de calúnia, difamação e certas delas ferem os direitos da liberdade de expressão.

O rei tem atualmente 84 anos, e seu reinado é simplesmente um dos mais longíquos da face da Terra, sendo que iniciou sei reinado no dia 9 de junho de 1946, estando no poder por 66 anos (2012). Por ser uma monarquia parlamentarista, grande parte dos poderes reais são exercidos por um conjunto de representantes governamentais, mas não acredite que este rei não tem poderes sobre seu país, pelo contrário: ele é o grande defensor da cultura Budista na Tailândia, comanda as tropas do exército real e acima de tudo sabe como ninguém fazer uma boa divulgação de sua imagem.

Quadros ilustram faces do rei da Tailândia
Quadros ilustram faces do rei da Tailândia

Com toda a liberdade de expressão garantida por minha naturalidade brasileira, nunca gostaria de vir a faltar com o respeito real, mesmo pois não gostaria nunca de ser preso ao voltar na Tailândia só por ter informado a vocês, meus prezados leitores, deste que foi um dos detalhes que realmente chamou a atenção em todo território tailandês por onde pude caminhar. A verdade é que ainda tenho esperança de voltar um dia a pisar em terras tailandesas!

Pois imaginem vocês, trafegar por avenidas como as da foto a seguir…

Figura do rei está evidente por todos os lugares
Figura do rei está evidente por todos os lugares

Não existiu um lugar sequer que fosse nesses dias em que fiquei neste país que não encontrasse placas, outdoors, quadros pindurados e muita veneração ao rei. Comparado á nossa democracia brasileira, seria como se você encontrasse centenas de outdoors espalhados por Brasília com a foto da Dilma.

Outdoor em um cruzamento de Bangkok
Outdoor em um cruzamento de Bangkok

Ou pior, ao ir para seu mega resort tailandês na Ilha do James Bond e lá na porta está o rei para te recepcionar…

Quadro com rei da Tailândia em entrada de um resort
Quadro com rei da Tailândia em entrada de um resort

Então vá se acostumando com o partidarismo político tailandês e acredite no blogueiro aqui – desrespeitar, falar mal, condenar e não compreender a cultura desta monarquia pode te trazer sérios problemas se um dia pisar em solo tailândes.

E sem mais delongas, eu encerro esta matéria, com uma foto que foi tirada na tarde que cheguei em Bangkok, desde uma pracinha, consigo ver o visual da imagem do rei entre prédios do movimentado centro desta cidade. E é aí que pergunto, querido leitor: seria interessante ver outdoors políticos esplhados pelas cidades brasileiras, assim como esses que vocês acabaram de ver?! A sua resposta pode vir na caixa de comentários logo abaixo 😉

Mega outdoor do rei perto da Kao San Road
Mega outdoor do rei perto da Kao San Road

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.