Olá meus amigos e minhas amigas que sempre acompanham o blog, tudo joia?! Por aqui tudo ótimo. Vamos hoje comentar sobre os oásis do Omã, quero te mostrar que neste país do Oriente Médio é possível encontrar algumas das paisagens mais lindas do mundo!

Ao visitar recentemente o Omã e algumas de suas principais atrações turísticas (veja o que fazer no Omã) tive a oportunidade de conhecer alguns dos oásis mais espetaculares localizados no Oriente Médio.

Vales no meio do Omã
Vales no meio do Omã

Minha viagem no Omã começou pela cidade de Salalah, localizada no sul deste país.

Banhado pelo Mar das Arábias, esta região também possui algumas das mais maravilhosas paisagens localizadas um pouco mais para dentro de sua faixa costeira, são os Wadis, verdadeiros vales onde é possível encontrar piscinas naturais, trilhas exóticas e vilarejos tradicionais que parecem ter parado no tempo.

Wadis: os Oásis no Omã

Vamos comentar um pouquinho mais sobre os Wadis?!

Pode ser um nome um tanto quanto estranho, mas sempre que você ver uma placa com esse nome vai ficar com a atenção redobrada em países do Oriente Médio.

Um Wadi (ou uádi), (do árabe وادي‎ wádí, “águas mananciais, rio”, plural de wád) é um leito seco de rio onde as águas correm apenas na estação das chuvas.

Ao analisar o caso dos oásis do Omã, percebemos que os Wadis são na realidade grandes fendas que na maioria das vezes acontecem entre falésias e blocos rochosos, que podem ou não ser a residência de rios ou piscinas naturais.

Esses rios são mais caudalosos nas épocas das chuvas, quando visitamos o Omã era possível explorar o leito desses rios secos e conhecer vales, trilhas perdidas entre piscinas naturais cercados por uma natureza verdadeiramente muito exuberante.

Wadi Shab – um dos mais famosos oásis no Omã

O Omã é um país de maravilhas. De belos oásis, de praias fantásticas e muita beleza natural. Em nossa viagem até o Oriente Médio conhecemos alguns dos principais Wadis, ou Oásis, responsáveis por trazer visitantes de diferentes nacionalidades ao Omã.

Um dos oásis mais famosos do Omã
Wadi Shab, um dos oásis mais famosos do Omã

Um dos oásis mais espetaculares que visitei nesta oportunidade foi o Wadi Shab, uma das principais atrações turísticas do Omã.

Para visitá-lo o mais recomendável é dedicar um dia inteiro a esta atividade, ter um carro alugado, e o melhor de tudo: fazer do modo mais independente possível!

Os wadis no Omã são repletos de piscinas naturais
Os wadis no Omã são repletos de piscinas naturais

Uma vez na capital Mascate, alugamos um veículo e dirigimos por algumas horas até uma cidade chamada Sur, localizada a uns 400 quilômetros da capital do Omã.

Utilizamos esta cidade como base para as nossas explorações no Wadi Shab, afinal de contas a gente queria conforto e qualidade em nossa viagem para obter o máximo de experiências e memórias que poderiam ser possíveis neste lugar incrível.

Piscina natural em um dos Oásis no Omã
Piscina natural em um dos Oásis no Omã

Ainda vamos publicar uma matéria completa sobre cada um dos oásis que visitamos no Omã. O que posso te adiantar agora é que o Wadi Shab é esse cânion maravilhoso repleto de piscinas naturais com a água super cristalina e que pode ser explorado a custo zero.

Quer melhor?! Então só se você tiver mais tempo para explorar outro dos oásis mais lindos do Omã, o Wadi Bani Khalid, que fica localizado um pouco mais longe da costa.

Wadi Bani Khalid, um dos lugares para maior diversão

Esse é outro dos oásis no Omã que mais atraem turistas e até mesmo a população local. Acredito que o oásis Wadi Bani Khalid é um dos mais famosos do país, tem água permanente ao longo do ano inteiro e fica localizado nas montanhas Al-Hajar.

Lugares lindos no Oriente Médio
Oásis no Omã – Wadi Bani Khalid

O lugar é sensacional! Se você tem a oportunidade de conhecer o Omã, não deixe de estender alguns dias na sua viagem para ir conhecer o Wadi Bani Khalid, sem dúvidas será uma experiência memorável.

Há tanto o que fazer no Wadi Bani Khalid que eu reservaria facilmente uns dois dias apenas hospedado nesta região para conseguir conhecer o complexo por completo. Existem dezenas de piscinas naturais, algumas muito grandes, outras já bem pequeninas.

Wadi Tiwi, para a maior imersão cultural

Agora se o seu negócio é visitar vilarejos que parecem ter parado no tempo, então não pode deixar de conhecer o Wadi Tiwi, que está localizado nas imediações do Wadi Shab.

Uma criança caminha em um vilarejo no Wadi
Uma criança caminha em um vilarejo no Wadi Tiwi, próximo a Sur, no Omã

Eu cheguei a visitar esse lugar no meu caminho de volta a Sur, logo depois de conhecer o Wadi Shab. Quando avistamos uma plaquinha na estrada indicando que havia outro wadi ali por perto, não pensamos duas vezes para mudar nosso roteiro por completo.

Estradas sinuosas levam os visitantes e locais da rodovia principal que conecta Mascate a Sur ao vilarejo de Wadi Tiwi. Chegamos próximo do pôr do sol então tentamos fazer o recorrido meio que às pressas, uma grande decepção pois o lugar merecia um dia inteiro.

Vida humilde num vilarejo no Omã
Vida humilde num vilarejo no Wadi Tiwi, um dos oásis no Omã

Contratamos um menino para nos guiar pelas piscinas naturais, acredito que por ali existem dezenas, quem sabe até mesmo centenas de piscinas que são formadas entre um mar de rochas que pode ser explorado por qualquer visitante sem custo de admissão  algum.

Pagamos alguns trocados ao menino que não falava inglês, mas que topou nos acompanhar na ida e na volta cordialmente. Ele era muito esperto para caminhar nas trilhas no meio das pedras e piscinas, nos indicando os melhores lugares para caminhar e apontando as piscinas mais fundas, propícias para um bom banho relaxante no meio da trilha.

Vista aérea de um oásis
Vista aérea no Wadi Tiwi

Na foto anterior você consegue entender o quão complexo é o lugar. Exploramos as principais piscinas mais próximas do vilarejo e voltamos para o carro já próximos do anoitecer.

O grande barato desse lugar é ter a oportunidade de imersão cultural no vilarejo que fica na entrada do vale. Encontramos algumas crianças que brincaram com a gente, parecia que éramos verdadeiras celebridades para elas.

Wadi Darbat, próximo a Salalah, no Omã

Outro lugar que conhecemos próximo a Salalah que também inclui-se na categoria de oásis no Omã é o Wadi Darbat, um vale mais amplo, não tão incluso em uma falésia como os outros wadis e que é dono de algumas das paisagens mais incríveis que eu já vi na vida.

O que fazer no Omã
Oásis no Omã

Esse é um dos lugares mais próximos a Salalah que valem a visita. É importante ter um veículo alugado para ir conhecer o Wadi Darbat, assim é possível visitá-lo com tranquilidade para explorar todas as possibilidades de composição fotográfica que o lugar oferece.

Wadi Dharbat
Paisagem no Wadi Darbat

O grande problema do Wadi Darbat é que suas águas não são apropriadas para o banho, desde que existe a possibilidade de contrair vermes com a ingestão das águas desse oásis.

Isso não acontece em outros lugares que mencionamos nesta matéria, mas no Wadi Darbat infelizmente não é apropriado para o banho.

Concluindo

O que você achou da matéria?! Esses oásis no Omã são sem dúvida fenomenais! Vale uma viagem pro Oriente Médio só pra visitá-los, concorda?

Você já conhece o Omã? Já visitou um “Wadi” alguma vez na vida?!

Pois então não perca tempo, siga rolando a página e deixa um comentário contando a sua experiência para continuarmos a conversar sobre esse assunto! Um grande abraço e até a próxima matéria!

 


Autor
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *