Tempo que vai, tempo que vem e uma coisa não muda: o amor que temos pelo Parque das Aves em Foz do Iguaçu. De tempos em tempos me pego aqui revirando o editorial, planejando novas matérias e vendo as fotos das viagens passadas e não tem jeito: é preciso escrever sobre um dos maiores viveiros de imersão do planeta!

O meu amor pelo Parque das Aves começou um bom tempo atrás, de fato foi um amor à primeira vista. Eu sequer sabia que ia me apaixonar por um lugar remoto no meio da fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina, contudo não é novidade pra ninguém que quase todo mundo que passa por lá acaba ficando apaixonado também.

Parque das Aves: passeio em Foz do Iguaçu que não pode ficar de fora do seu roteiro!

Na minha última visita ao Parque das Aves fui recebido pelo pessoal de lá para fazermos um passeio diferente: fomos além do trivial, subimos no palco e visitamos o parque por detrás das cortinas. Conhecemos o trabalho do pessoal do parque, biólogos, cuidadores, veterinários e um batalhão de profissionais qualificados que cuida diariamente da perpetuação das espécies presentes no parque.

Araras azuis no Parque das Aves de Foz do Iguaçu
Araras azuis no Parque das Aves de Foz do Iguaçu

Quem costuma visitar esse lugar comigo já é alertado antes: eu sou MUITO enrolado para tirar fotos! É o tipo de passeio em Foz do Iguaçu que a grande maioria das pessoas costuma fazer em meio dia, mas que eu vou além e faço da hora que o parque abre até os últimos minutos do expediente.

Eu gosto de ir até o final, voltar e fazer tudo de novo (isso umas 3 ou 4 vezes). É algo que eu não canso de fazer: admirar esses animais fantásticos e tentar capturar o momento perfeito em que suas cores vibram nas minhas lentes fotográficas.

Arara canindé no maior viveiro de imersão que eu já conheci na vida
Arara Canindé no maior viveiro de imersão que eu já conheci na vida

Sinceramente acredito que nenhuma viagem até a cidade de Foz do Iguaçu estará completa até que esta atração esteja no itinerário, de preferência como uma das primeiras atrações a serem visitadas em Foz do Iguaçu. A galera que é mais normal do que o blogueiro que te escreve costuma fazer assim: vai bem cedinho pro Parque das Aves, faz o Backstage Experience, depois aproveita o restinho da manhã para conhecer o resto do Parque com mais calma. Depois vão para o almoço no Restaurante Porto Canoas, que fica dentro das Cataratas do Iguaçu e aproveitam o resto do dia por ali mesmo.

Dicas para visitar o Parque das Aves

Esses passeios podem se complementar perfeitamente na região da fronteira tripla: manhã no Parque das Aves, almoço no Porto Canoas e uma tarde inteira de diversão nas Cataratas do Iguaçu. Contudo eu que sou meio enrolado acabei ficando a parte da manhã toda no Parque das Aves, tomei um lanche no barzinho que tem lá dentro mesmo (lugar perfeito inclusive para recarregar a sua garrafa com água mineral gratuitamente) e segui com a metade da minha tarde explorando ainda mais o Parque das Aves.

Arara vermelha no Parque das Aves
Arara vermelha no Parque das Aves

Sendo um dos maiores viveiros de imersão do planeta você não vai querer passar batido por um lugar como esses, concorda? Pois então prepare um dia inteiro para conhecer essa atração e aproveite o final do dia para curtir o hotel e atrações no centrinho de Foz do Iguaçu. Eu complementei o dia com uma visita ao novo Marco das 3 Fronteiras que fica do lado brasileiro da fronteira.

A beleza sem igual das costas de uma arar vermelha
A beleza sem igual das costas de uma arar vermelha

Inclua no seu planejamento um momento para conseguir ficar sozinho com as araras dentro do maior viveiro, que fica logo antes do final do passeio no Parque das Aves. Sentir aqueles animais fazendo voos rasantes por cima das nossas cabeças é uma experiência única em Foz do Iguaçu.

Melhores dicas para visitar o Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Esse lugar é uma espetacular propriedade privada com cerca de 16 hectares, localizada bem próxima às Cataratas do Iguaçu. Ali foram plantadas milhares de árvores nativas e todas as edificações do Parque foram planejadas com a maior integração possível junto à natureza. Muito além de um parque temático, este é um dos maiores e mais importantes centros de conservação da biodiversidade regional, que oferece um refúgio de qualidade e altíssimo nível às aves que são resgatadas por órgãos ambientais.

Dicas para você visitar o Parque das Aves
Dicas para você visitar o Parque das Aves

Aves em perigo de extinção podem contar com profissionais sérios e competentes empenhados em impedir que sua espécie se perca para sempre. Este é de fato um lugar onde a prioridade máxima é o bem-estar dos animais. A trilha principal possui cerca de 1.800 metros, sendo plana e calçada, oferecendo conforto e acessibilidade a visitantes de todas as idades e condições físicas.

Criatório de borboletas no Parque das Aves
Criatório de borboletas no Parque das Aves

Eles contam não somente com aves, mas também com alguns répteis e outras espécies em seus viveiros. Para que a sua visita seja ainda mais proveitosa, nós recomendamos que você utilize roupas frescas e confortáveis, bonés ou chapéus podem ser bem-vindos, assim como o protetor solar e repelente. Como disse anteriormente, existem bebedouros em vários pontos estratégicos do parque, pode ser interessante carregar um cantil ou uma garrafa para ser reabastecida nesses lugares.

Belos flamingos no Parque das Aves
Belos flamingos no Parque das Aves

Os ingressos para a entrada no Parque das Aves podem ser adquiridos na própria bilheteria, na hora da visita, à vista e em espécie. O valor das tarifas não varia entre a alta e baixa temporada. Já visitei esse lugares em dias onde o sol estava à pino e também em dias debaixo de um verdadeiro temporal. Pode ser interessante optar pelo tour sempre que o tempo estiver seco, desde que as fotos dos pássaros ficam mais bonitas com luz do sol em abundância.

Saiba mais sobre o Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Poderíamos escrever vários livros sobre cada um dos animais deste parque, sobre o trabalho de todos por ali e principalmente sobre o carisma e amabilidade de todas as pessoas que temos contato, sempre tão sorridentes e com essa vibração positiva tão aparente por trabalharem em um lugar que de fato é abençoado por Deus.

Visite o Parque das Aves se viajar a Foz do Iguaçu, é uma experiência memorável!
Visite o Parque das Aves se viajar a Foz do Iguaçu, é uma experiência memorável!

Bom, ficam aqui as minhas mais recentes dicas sobre o Parque das Aves em Foz do Iguaçu. Se você ainda não conhece, pode colocar nos seus planos sem medo de ser feliz. Agora se você já foi lá, então vou pedir pra que você deixe um comentário logo a seguir, afinal de contas essa é uma das atrações imperdíveis em Foz do Iguaçu. Abração e até a próxima!

 

PARQUE DAS AVES
Endereço: Av. das Cataratas, km 17.1 Foz do Iguaçu – Paraná/Brasil
Telefone: 55 (45) 3529 8282 | Site: www.parquedasaves.com.br
Funciona diariamente das 8h30 às 17h30
Valor do Ingresso (01/01 a 31/12/2017): R$ 40,00
Luiz Jr. Fernandes recebeu um convite para visitar o Parque das Aves e conhecer o novo Backstage Experience

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *