#BlogTurFoz demonstra a expressividade e a importāncia dos blogs de viagem

Já conhece o #BlogTurFoz? Pois ele é um dos eventos que mais tem movimentado a viajosfera brasileira. Conheça um pouco mais sobre a genial idéia que está demonstrando o poder da força de expressividade dos blogs de viagens para o segmento de turismo do nosso Brasil.

Hoje eu li uma frase no twitter que me inspirou a escrever essa matéria. A frase é de Jana Calaça, que junto com seu marido Erik Pzado comandam o ótimo blog jeguiando. Ela é uma das participantes da fantástica jornada de 14 blogueiros brasileiros influentes no segmento de viagens e turismo, que com o apoio de várias instituições de peso conseguiram se reunir em um dos lugares mais incríveis do Brasil - Foz do Iguaçu. E a frase dela que foi enviada ao twitter hoje pela manhã dizia o seguinte: "A força dos blogs está na interação entre pessoas comuns, q partilham suas experiências e multiplicam informações. #BlogTurFoz" e eu mais do que imediatamente ao ler, favoritei e retuitei, pois esse é um fato real, que está acontecendo no dia a dia da viajosfera brasileira (ótimo neologismo by Riq Freire para representar os blogs de viagens brasileiros na blogosfera mundial).

Juntos somos fortes e influentes!
É isso aí Jana! Juntos somos fortes e influentes!

Essa é a força que cresce diariamente e que apesar de ser tão discentralizada, tem força e autonomia de conseguir reunir 14 pessoas que assim como eu investem uma boa parte do valioso tempo na rotineira vida de manter um blog de viagens sempre atualizado com conteúdo exclusivo e de qualidade. E isso é algo totalmente novo! Quem diria que alguns anos atrás existiriam empresas interessadas em investir em algo como isso? E vou além! Quão complicado seria tentar convencer empresas a investir em algo que até certo ponto é lazer, cultura e diversão? Qual o intuito dessas empresas gastar dinheiro com isso? Pois essa é uma pergunta muito simples de ser respondida no atual ano corrente de 2011. A viajosfera tem força de expressão! Em um mundo cada vez mais conectado, com tantas redes sociais e motores de busca influênciando os resultados e consequentemente as ações das pessoas que estão diretamente interessadas em viver uma aventura turística, lugares como esse site que você está nesse exato momento são peças chave nas ações de merchandising e marketing direto ao consumidor final dessas gigantes do turismo.

Mas espera aí! O que é esse tal de #BlogTurFoz?

É simplesmente um dos eventos mais expressivos da atualidade para a viajosfera brasileira!

trilhaseaventuras.com.br/blogtur/
Acesse o site - trilhaseaventuras.com.br/blogtur/

Há alguns meses atrás, o portal Trilhas e Aventuras, coordenado pelo Maurício Oliveira e mais uma equipe invejável, começaram com a idéia de reunir blogueiros influentes na área de turismo em lugares fantásticos, visando realizar debates de temas específicos, tais como hotelaria, gastronomia, ecoturismo, entretenimento, compras, roteiros temáticos, esportes de aventura, com o intuito de realizar a divulgação de destinos nacionais e internacionais. E qual foi o destino escolhido para iniciar o BlogTur? Nada melhor do que a fronteira tripla entre Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Leste.

Pois então pare e pense! Qual a verdadeira importância de espaços como este na divulgação e aquecimento do turismo? Pois a mesma Jana Calaça fez questão de responder brilhantemente a essa pergunta em seu blog. A Jana fez uma matéria que exemplifica os impactos gerados no mercado do turismo simplesmente pela postagem de matérias sobre o destino em blogs com boa audiência e os resultados gerados nos bolsos das empresas que trabalham exclusivamente com esse segmento de mercado. E parafraseando o jeguiando, eu tenho o prazer de deixar registrado o seguinte - Apesar de parecer um contrasenso, os blogs, mesmo sendo parte da vida on line, parecem ter evoluído em termos de importância e credibilidade diante da sociedade à medida que a necessidade pela informação segura e a validade da experiência pessoal também cresceram.

Tá legal, agora imagine o que essa galera vai ter a oportunidade de realizar nessa tríplice fronteira, os lugares que visitarão e tenha absoluta certeza - os posts que serão compartilhados conosco sobre essa BlogTur serão de um nível elevadíssimo. Aguarde por um verdadeiro tsunami de matérias sobre essa região nos próximos dias na viajosfera brasileira. E não para por aí, eu acredito seriamente na hipótese de que o movimento iniciado por essas pessoas se espalhará por todo o Brasil e até por que não crer que futuramente se transformará numa gigantesca convenção de turismo internacional que atrairá blogueiros de todos os lugares do mundo com esse intuito - discutir a importância do compartilhamento da informação turística utilizando blogs de viagens.

Sou uma prova viva da verdade relatada no parágrafo anterior. Recebo toneladas de e-mails semanalmente agradecendo por aquele post sobre como tirar o visto pros EUA, ou ainda de pessoas que estão planejando suas viagens ao Peru e que encontraram por acaso uma ótima recomendação de passeio aos Moray e Salinas Marasal. Eu acredito na força de expressividade dos blogs como um mecanismo de altíssimo nível, que determinam as direções das pessoas que se inspiram na internet para planejarem suas viagens. E o fazem com total sucesso! Além de relembrar as ótimas experiências que tive em minhas viagens, posso compartilhá-las tendo a certeza que estou gerando um benefício impagável para a comunidade que pretende conhecer os mesmos lugares pelos quais passei.

Cruzar países, romper fronteiras, conhecer cidades até então inalcançáveis e depois compartilhar tudo com pessoas que também tem os mesmos interesses, que pretendem desbravar lugares até então totalmente desconhecidos, e dar a possibilidade de interação através de comentários, redes sociais e relatos carregados de emoção pelo sentimento de que é possível, de que eu também sou capaz..., essa é a revolução á qual me entreguei dois anos atrás (2009) ao iniciar com sucesso a minha longa jornada como escritor e viajante. Acredito no poder da força das formigas. Podemos ser pequenos, mas juntos somos fortes! Parabéns a todos os blogueiros que estão hoje em Foz do Iguaçu, mostrando que nossos espaços na internet são muito mais do que meros conjuntos de linhas, fotos, depoimentos e relatos fantásticos.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias