De táxi rumo aos Moray e Salinas Marasal em Cuzco - Peru - Parte 3 de 3

As salinas de Maras, ou Salinas Marasal formam uma paisagem tão impressionante quanto os Moray. Neste último post de uma série de três, você vai conhecer um pouco mais sobre as Salinas e a forma de extração de sal mais antiga da região das Serras peruanas próximas a Cuzco.

As Salinas de Maras, ou Marasal S/A, é uma incrível salinera particular que fica localizada cerca de 50 km de Cuzco. Na volta da minha viagem de taxi minha viagem de táxi aos Moray, havia combinado com o motorista que gostaria também de visitar as salinas. Mas veja bem, Marasal não faz parte do conjunto de destinos garantidos pelo tal do boleto turístico de Cuzco (aquele que eu ainda tenho que falar dele...), e o custo da entrada são de 5 soles por "persona".

Vale muito a pena conhecer as Salinas de Maras. Elas são grandes terraças nas quais a água de um lençol freático salgado repousa, evapora e dá origem a uma extraordinária paisagem, que para continuar existindo depende exclusivamente da exploração do sal na região. Prezado leitor, veja bem, novamente falamos sobre as terraças, e se você acompanha este blog, já percebeu que os Incas foram mestres nessa arte. Pois continue nos acompanhando e você vai se surpreender quando nosso assunto for Chivay, Arequipa e o Canyon del Colca.

Salinas Marasal - 5 soles a entrada
Entradas a parte para as Salinas Marasal

O vídeo abaixo foi feito ao adentrar as dependências das Salinas Marasal:

Andentrando as Salinas Marasal

A grandiosa paisagem constrastada com o plano de fundo montanhoso típico das regiões andinas é realmente espetacular!

Visual das salinas Marasal
Visual das salinas Marasal

A água do lençol freático é extremamente quente e salgada. Chega a ser pegajosa! Mergulhei minha mão em um dos canais de água e fiquei com ela como se tivesse com uma camada de sal que não saiu enquanto não a lavei em água doce, concentração de sal ali é altíssima!! A caminhada no meio das piscinas é totalmente liberada ao público que visita o local.

Salinas Marasal - Impressionante
Salinas Marasal - Impressionante

Os cristais de sal formam verdadeiras mini paisagens sobre as pedras e as piscinas das salinas. Veja quão maravilhosas são as formações nas fotos! A forma na qual a luz do sol é refletida pelas cores que compõem a complexa estrutura de piscinas de evaporação é impressionante.

Lindas Formações naturais - Salinas Marasal
Lindas Formações naturais - Salinas Marasal

A extração do sal é feita através da evaporação da água proveniente desta nascente de água quente e salgada que no decorrer de seus caminhos libera os minerais nas rochas e forma verdadeiras esculturas de sal na superfície da região. As Salinas de Maras são exploradas há muitos anos, desde o período Inca. Elas estão no pequeno povoado de Qoripujio, 4 kilômetros de um povoado não tão pequeno chamado Maras. É realmente impressionante observar o método de extração do sal. A água que percorre as terraças por pequenos canais vai evaporando com o passar do tempo e aí que o turista pode observar o poder da ação da natureza na formação de verdadeiros cristais de sal.

Ter a liberdade de caminhar e degustar do sal in natura dá um prazer a mais na visita ao salar. Os turistas caminham livres no meio das piscinas, tem o tempo necessário para fazer quantas fotos desejarem e é claro, poucos são aqueles que saem dali sem realmente atestar a salinidade que existe na água.

Turistas nas salinas Marasal
Turistas nas salinas Marasal

A paisagem contrastada é incrível. Vale a pena parar um pouco antes da chegada para tirar umas fotos panorâmicas do local. A cor das salinas muda conforme a intensidade da luz do sol as atinge. Como podem comprovar, Cuzco está muito além de apenas Machu Picchu. Turisticamente falando, esse passeio que consegui realizar sozinho, de taxi, em cerca de 6 horas vale muito a pena para aqueles que têm um dia livre na região. Os passeios organizados em tours costumam sair de Cuzco até as 10 horas da manhã e regressam por volta das 17 horas. Vejam que é fundamental o planejamento de sua viagem á região de Cuzco afim de que consiga conhecer o máximo do que este sítio lhe pode oferecer.

Salinas Marasal - Cuzco
Salinas Marasal - Cuzco

No vídeo a seguir comprova-se a forma de extração do sal. A água corre pelas canaletas e vai liberando sua salinidade e minerais que se agregam ás paredes dos canais e das terraças e formam os gigantes cristais mostrados nas fotos acima.

Finalizando por aqui essa série de três publicações, eu só tenho a relatar que Cuzco está muito além de Machu Picchu. Depois de conhecer tudo o que conheci nessa região do Peru, fica fácil compreender os amigos que fiz em Cuzco que já haviam visitaram essa cidade várias vezes e nunca sequer conheceram Machu Picchu. O maior clichê de uma viagem ao Peru é ir para conhecer apenas Machu Picchu. Comprovado por essa série de publicações que um dia ou dois é extremamente pouco para uma região tão rica em paisagens, belezas naturais e lugares únicos no planeta.

Visão geral das salinas
Visão geral das salinas

Nas próximas publicações aguardem muito mais sobre essa nova fase Peruana do Blog Boa Viagem! Ainda falaremos muito sobre Cuzco, Machu Picchu, Aguas Calientes e a região do Vale Sagrado. E não para por aí! Ainda temos muito o que falar sobre a região sul do Peru: Puno, Ilhas Urus e Lago Titicaca, bem como falaremos bastante também sobre chamada de "Canyon Country" em Arequipa. Preparem-se pois a nossa viagem ao Peru está apenas começando! E você, ilustre leitor, o que achou sobre essa série de artigos sobre os Moray e Salinas, bastante interessante e econômico, não é? Então expresse pra gente o quão válido foram essas informações pra você! Seus comentários são obrigatórios no formulário abaixo!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias