Mergulho com tubarões e arraias em Bora Bora

Continuação da matéria anterior, seguimos mostrando com o é a rotina de vida dos guias da empresa turística Lagoon Services, que leva turistas para mergulhar com tubarões e arraias em Bora Bora, na Polinésia Francesa.

Bom, já fiz muitas coisas malucas na minha vida. Definitivamente esta é uma delas. No post anterior eu comecei a contar como foi o nosso tour pela lagoa de Bora Bora com o pessoal da Lagoon Services, uma agência de turismo local. Eu poderia ter ficado no barco e visto só do lado de fora, mas se você já é leitor assíduo aqui no blog, sabe que a melhor parte ainda estaria por vir. Logo depois de ancorar o barco e fotografar o ângulo de visão apenas daqueles que ficaram secos dentro do barco, guardei meu equipamento, ajustei a minha máscara, acoplei o snorkel, fechei meus olhos e pulei na água.

Bem vindos ao fundo do mar :)

No começo apenas um tubarão
No começo apenas um tubarão

Quando abri os olhos, a primeira coisa que clamou a minha atenção foi a transparência da água. Mesmo com o tempo nublado e chuvoso, parecia ser outro planeta. No início apenas um grande tubarão que passava próximo da embarcação, mas não demorou muito para aparecerem os outros amigos dele...

Foi só mudar o ângulo pra ver mais tubarões
Foi só mudar o ângulo pra ver mais tubarões

A cor da água contrasta de uma maneira espetacular com o fundo do oceano. Quando afundava me sentia parte desse ecossistema. Olhava para cima e via aquele reflexo que me fazia ainda mais parecer estar em um outro planeta.

Snorkel com tubarões em Bora Bora
Snorkel com tubarões em Bora Bora

Mesmo com o céu escuro e chuvoso a água ainda estava muito morna, chegava a ser quente demais em alguns momentos. E repleta de vida. Vida em abundância.

Arraias, as estrelas do snorkel em Bora Bora
Arraias, as estrelas do snorkel em Bora Bora

Enquanto estava no barco eu não conseguia ver as arraias, mesmo pois o cardume de tubarões era o que mais chamava a atenção. Mas elas foram a grande revelação desta experiência. Esses animais, que são selvagens, livres na natureza, desenvolveram uma característica muito interessante em Bora, eles são extremamente amigáveis!

O objetivo do passeio é alimentar as arraias. O ponto alto eu diria é esse. O guia que nos acompanhou é demais! O Manu é um dos caras mais legais que já vi na vida (e com um dos empregos mais legais do mundo). Ele disse que sai pra alimentar as arraias e mostrar o modo de vida dele pras pessoas que visitam Bora Bora. E ele faz isso todos os dias da vida dele desde muito jovem.

Alimentando arraias em Bora Bora
Alimentando arraias em Bora Bora

Ele me deu uns pedaços de peixe e me orientou em sua dura rotina diária de interagir com esses animais. Me mostrou o que faz por todos os dias de sua vida...

Dando comida na boca das arraias de Bora Bora
Dando comida na boca das arraias de Bora Bora

E elas adoram!

Snorkel com arraias em Bora Bora
Snorkel com arraias em Bora Bora

Ficam realmente loucas com o cheiro do peixe na água! Como mergulhador experimentado em vários destinos dos continentes desse velho mundo, eu sei bem que os comportamentos variam entre as culturas e os países. Diria que até mesmo entre ilhas de um mesmo arquipélago. Em Bora Bora os caras fazem isso constantemente. É normal sair diariamente pra alimentar os tubarões e arraias. Mesmo que na sua aulinha de mergulho os instrutores digam que isso não é algo legal. E eu concordo com isso, mas em Bora Bora é diferente.

Tubarões galha preta em Bora Bora
Tubarões galha preta em Bora Bora (black tip shark)

Faz parte do show, entende?! Você está em Bora Bora, a ilha considerada por muitos como a mais linda do mundo. E você quer ver tubarões! Quer mergulhar com peixinhos coloridos, quer tirar fotos e mostrar pra família....

Cardumes envoltos nos turistas que mergulhavam nesta oportunidade
Cardumes envoltos nos turistas que mergulhavam nesta oportunidade

E é nesse momento que entra a Lagoon Services e outras dezenas de agências que fazem a mesma coisa todo santo dia: levam as pessoas para interagir com os animais. E ambos parecem estar satisfeitos: as pessoas por terem as fotos, os animais por serem alimentados e principalmente por parecer mesmo amar essa interação com os humanos. Todos saem felizes ;)

Uma mãe com seu filho em meio a um cardume de peixes e uma arraia
Uma mãe com seu filho em meio a um cardume de peixes e uma arraia

E quem não tem coragem e acha que existe risco, bem..., pode até existir sim, mas acredito que são bem confiantes pois afirmaram várias vezes nunca ter acontecido qualquer tipo de acidente (uma arraia dessas tem ferrões que podem te matar facilmente). Mas elas são extremamente dóceis. Mansas. Elas amam sentir o cheiro do peixe, ficam hipnotizadas!

Mergulhando sob a sombra de grandes arraias em Bora Bora
Mergulhando sob a sombra de grandes arraias em Bora Bora

Já havia mergulhado em vários lugares do mundo até então. Mas de fato esta foi a primeira vez que me vi rodeado por tantos animais de grande porte. Eram incontáveis os tubarões. Por várias vezes me vi rodeado por inúmeras arraias, contei mais de 10 em uma vez...

Incontáveis tubarões em um simples mergulho com snorkel em Bora Bora
Incontáveis tubarões em um simples mergulho com snorkel em Bora Bora

E tudo acontece muito rápido. Na mesma hora você está no meio de um cardume com 20 tubarões e na mesma hora perdido no meio de um cardume mega colorido.

Novamente em meio a cardumes coloridos da Polinésia Francesa
Novamente em meio a cardumes coloridos na Polinésia Francesa

Mas dava pra entender que a atividade mesmo acontecia próximo da onde tinha mais peixe na água né!? Eu me surpreendia a cada segundo com tudo aquilo que estava passando na minha frente. Eu tentava contar os tubarões e não conseguia.

Muitos tubarões, arraias e peixinhos coloridos
Muitos tubarões, arraias e peixinhos coloridos

Em alguns momentos eles tomavam conta de todo meu ângulo de visão. Tudo que eu vinha tinha rabinho pintado de preto e pintinha na barbatana. E sempre no fundo do oceano também tinha uma ou outra arraia.

Em alguns momentos só via tubarões
Em alguns momentos só via tubarões

Sempre muita vida por todos os lados, cada um disputando um pedacinho de isca ou fazendo tempo por conta do "fluxo". Era interessante perceber que não existia aspecto algum de agressividade mas que sempre os galha preta testavam o que lhe era exposto. Várias vezes eu levei umas "bicadas" na minha câmera. Eles acham que é comida e querem testar, então é sempre bom evitar selfie stick ou qualquer tipo de tripé/apoio para a câmera.

Atividade marinha intensa em Bora Bora
Atividade marinha intensa em Bora Bora

Sem dúvidas uma das partes mais interessantes do passeio ainda estaria por vir. Claro que é muito impressionante ver tantos tubarões te rodeando enquanto contemplava surpreendido todo aquele movimento dentro da água. Tubarões passavam raspando a todo tempo, me via rodeado por arraias frequentemente e centenas de peixinhos coloriam o azul claro da lagoa, uma verdadeira festa subaquática.

Transparência incrível da água mesmo com tempo nublado e chuvoso
Transparência incrível da água mesmo com tempo nublado e chuvoso

Durante praticamente todo o mergulho eu ficava lembrando do dia que eu nadei pela primeira vez em uma lagoa na Polinésia Francesa. Ficava lembrando da forma na qual os nativos de Maupiti se relacionavam com a vida marinha da lagoa. Me recordava com uma alegria muito boa dos momentos em que fiquei rodeado por cardumes de peixes borboleta e da mesma forma não foi diferente em Bora Bora, eles estavam presentes com vasta população na lagoa.

Muitos peixes coloridos ao redor do barco
Muitos peixes coloridos ao redor do barco

Foi então, no meio do mergulho que o guia Manu da Lagoon Services me chamou para mostrar o que ele faz diariamente. Eu estava prestes a comer a cereja do bolo! Que cara espetacular. Que energia empolgante! Mesmo com o tempo nublado e chuvoso o cara era só sorrisos, não deixava o ânimo de ninguém ser abalado por conta do mau tempo. Foi quando ele pulou na água e me levou para esse magnífico momento de interação com as arraias de Bora Bora.

Didi, o guia incrível da Lagoon Services de Bora Bora
Manu, o guia incrível da Lagoon Services de Bora Bora

A alegria estampada no rosto do Manu mostra claramente o quão DIVERTIDO é esse passeio! Ele tinha uns pedaços de peixe na mão e mais do que depressa ficou rodeado por várias arraias. Ele me deu uns pedacinhos para que eu experimentasse a sensação de alimentar uma arraia com as minhas próprias mãos. Ele mostrou todo seu entrosamento e intimidade com esses grandes animais que pareciam estar hipnotizados pelos encantos do Manu.

O Didi me mostrou como é sua rotina diária na Polinésia Francesa
O Manu me mostrou como é sua rotina diária na Polinésia Francesa

Em alguns momentos as arrais ficavam realmente muito excitadas com o cheiro do peixe. Era comum ver os guias plainando dentro da água sendo arrastados pela força incrível desses animais. Em momento algum me senti ameaçado, ou com receio de algo errado acontecer. Como mencionei anteriormente, já mergulhei em todos os continentes do mundo e já vi muitas peculiaridades, mas nada comparável a toda essa interação positiva com os animais selvagens, haviam ali arraias maiores do que nós mesmos :)

As arraias amam o Didi, e ele ama o trabalho que faz
As arraias amam o Manu, e ele ama o trabalho que faz

Se por cima do nível do mar a coisa estava realmente incrível, toda hora que eu afundava a cabeça ficava completamente impressionado. Repare nas tatuagens e nas vestimentas de banho típicas da Polinésia Francesa. A quantidade de arraias que rodeavam o guia era de deixar até o mais experiente mergulhador um pouco perplexo, afinal de contas ainda dava pra ver os ferrões desses bichos, e isso pode matar uma pessoa facilmente....

Várias arraias na Polinéisa Francesa ao redor do guia
Várias arraias na Polinésia Francesa ao redor do guia

Enquanto o Manu custava a encostar seus pés no fundo da lagoa para conseguir se apoiar e alimentar as arraias com mais facilidade, elas praticamente derrubavam ele na água com a força da vontade de comer o peixe. Ele caminhava cambaleando no fundo do oceano enquanto eu acompanhava tudo que acontecia em baixo da água.

Trajes de banho típicos da Polinésia
Trajes de banho típicos da Polinésia

Entende que a experiência ficou bem mais interessante?! É claro que quando falamos em pular na água com as mãos cheias de iscas pode ser um pouco aterrorizante se pensamos que a lagoa está repleta de tubarões, mas foi muito interessante contemplar a sintonia desse guia enquanto alimentava as arraias, elas se mostravam extremamente dóceis, com um comportamento bem parecido com os de certos animais de estimação quando alimentados por seus donos.

Fotos espetaculares das arraias de Bora Bora
Fotos espetaculares das arraias de Bora Bora

Antes de partirmos pra outro lugar do mergulho eu me despedi de uma das arraias que me acompanhou de uma forma muito carinhosa e tranquila. Ela foi chegando devagarzinho, foi encostando em mim, como se estivesse pedindo um carinho mesmo. Momentos emocionantes e memoráveis.

Fazendo um carinho nas arraias
Fazendo um carinho nas arraias

Deixamos o ponto mais raso onde eles costumam acostumar as arraias e partimos para outro lugar muito especial dando a volta na ilha de Bora Bora navegando por sua lagoa. Paramos em um espécie de canal marítimo onde é possível mergulhar em meio a recifes de corais e contemplar mais cardumes do que no lugar em que estávamos ancorados anteriormente.

Mergulhando em meio aos corais de Bora Bora
Mergulhando em meio aos corais de Bora Bora

Desta vez fiquei maravilhado com a quantidade de sargentinhos que vi ao meu redor. Mergulhei fundo para me sentir cada vez mais parte daquele ecossistema. Nosso passeio que seria durante o dia inteiro foi reduzido a algumas horas pois a chuva realmente não estava parecendo que iria dar trégua. Eles costumam levar os turistas para uma ilha/motu onde é possível ter uma refeição e passar o resto do dia descansando em uma praia realmente paradisíaca, fiquei com muita vontade de ter sol a pino e céu azul.

Snorkel em Bora Bora
Snorkel em Bora Bora

Antes de ir embora, encontramos outro lugarzinho especial nos fundos da lagoa que rodeia a ilha principal de Bora Bora. A todo momento eu tirava a cabeça para fora da água pois não acreditava naquela transparência toda muito facilmente, eu precisava me ver envolto naquela água de aparência gelatinosa com essa mega claridade mesmo com o céu completamente encoberto.

Cor espetacular da lagoa de Bora Bora na Polinésia Francesa
Cor espetacular da lagoa de Bora Bora na Polinésia Francesa

Antes de dizer adeus, eu ainda encontrei o nome Bora escrito no fundo do mar. E pra completar tinha um coração junto ao nome. Eu respirei fundo, apontei minha cabeça para baixo e comecei a bater minhas pernas com força para afundar rápido.

Bora escrito no fundo do oceano
Bora escrito no fundo do oceano

Afinal de contas eu não poderia ir embora sem registrar devidamente a minha passagem por uma das ilhas mais espetaculares do planeta, não é mesmo!?

Muito amor por Bora Bora e toda Polinésia Francesa
Muito amor por Bora Bora e toda Polinésia Francesa

E assim foram as minhas impressões e experiências adquiridas em um passeio com a galera da agência turística de Bora Bora chamada Lagoon Services, com um dos guias mais legais que já vi na vida, o Manu. Espero que na sua oportunidade de conhecer a Polinésia Francesa também tenha condições de realizar este passeio e encontrar esse guia pela frente, sem dúvidas ele possui um dom exclusivo entre as pessoas que encontrei nessa viagem. Valeu a pena cada milésimo de segundo.

E você? Teria a coragem de ir pra água nessas condições? Concorda com passeios como esse onde guias locais alimentam animais selvagens? O que pensa sobre a interação dos guias com as arraias e tubarões?! Expresse suas opiniões nos comentários que veem logo a seguir :)


Mergulho livre com tubarões e arraias em Bora Bora

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias