Visitando a doceria de Dona Maria em Caldas Novas

Goiás é conhecido por seus cantores sertanejos, por suas belezas naturais, pelo seu povo amigável, mas principalmente pelos elementos inconfundiveis de sua culinária tradicional. Conheci um lugar muito legal em Caldas Novas para quem quer comprar um presente pros amigos que seja doce, bem doce!

O bom de viajar por Goiás é saber que cada vez que viajamos por suas principais cidades turísticas, ficamos sempre mais expostos a excelentes experiências, tanto culturais e de aventura, quanto gastronômicas. Não é a toa que é nesse estado, considerado coração do Brasil, que conseguimos encontrar facilmente diversas alternativas de iguarias locais para consumir e comprar de presente pra quem fica em casa, e assim foi comigo em Caldas Novas; visitei lugares diferentes mesmo já conhecendo a cidade e cheguei a conclusão de que este estado sempre reserva uma novidade para quem persiste em visitá-lo.

Desta vez, logo depois de fazer um passeio pela Cachaçaria Vale das Águas Quentes, partimos para conhecer outro lugar bem tradicional na cidade das Águas Quentes: a vendinha de doces caseiros de Dona Maria, uma figura icônica da cidade que trabalha vendendo delícias regionais desde a década de 1960, quando o turismo ainda engatinhava nessa região do estado.

Doces da Dona Maria,típicos de Caldas Novas
Doces da Dona Maria,típicos de Caldas Novas

Minha visita foi realmente muito rápida, apenas fomos convidados a conhecer as iguarias comercializadas por ela. São produzidos doces em barra, compotas, licores típicos, pimentas e molhos e uma série de farinhas especiais, produtos que são tradição na cidade até os dias atuais. Entre vários sabores eu gostei muito do doce de leite com castanha de caju e também o doce de leite com ameixa - além disso foi possível realizar a degustação de vários sabores dos doces em blocos.

Doces caseiros em compotas ou blocos de vários sabores
Doces caseiros em compotas ou blocos de vários sabores

E como toda goiana que se preze, a Dona Maria também faz questão de recomendar outras iguarias bem excêntricas, típicas apenas do cerrado, tal como o doce com sabor de pequi, frutas regionais e até mesmo jiló. Esses doces são fabricados exclusivamente pela família da Dona Maria, com receitas repassadas de geração em geração, e ela faz questão de afirmar que ainda meche os doces em tachos de cobre no fogão a lenha. Como sou um apreciador nato de pimentas e condimentos picantes, fiz questão de pedir para experimentar também o molho de pimenta com pequi e outro molhozinho especial realmente muito saboroso (o amarelinho da montagem a seguir). Ela também recomendou muito bem e toda orgulhasa suas polpas de pequi em conserva, conservas de broto de bambu e de pimenta biquinho, bem típico do Goiás, né não?!

Farinhas com sabor, pimentas e molhos além de outros potes de conservas
Farinhas com sabor, pimentas e molhos além de outros potes de conservas

Quando visitar a terra das águas quentes, organize-se para dar um pulinho na loja da Dona Maria, você pode encontrar ali aquela recordação típica para presentear os entes queridos que ficaram sem conhecer Caldas Novas nessa oportunidade!

Serviço

Doces Caseiros Dona Maria
Rua Orozimbo Correia Neto n.198 - Centro - Caldas Novas - GO
FONE: (64) 3453-1536

Luiz Jr. Fernandes viajou para Caldas Novas - GO a convite do Grupo Privé e ficou hospedado no novíssimo Hotel Privé Riviera Caldas Novas, um dos maiores hotéis do Brasil.

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias