China Beach e o encontro com a Golden Gate Bridge

Ao desembarcar em São Francisco, mal esperei o dia amanhecer e já estava partindo rumo ao encontro com uma das mais importantes construções dos Estados Unidos: a belíssima Golden Gate Bridge, que separa a Baía de SF do Oceano Pacífico!

Cheguei de madrugada em uma das cidades mais legais dos Estados Unidos e parti feito um louco para algum lugar onde pudesse enfim contemplar com meus próprios olhos aquela paisagem que preenche a grande maioria dos cartões postais da California: a Golden Gate Bridge - um dos símbolos norte-americanos mais reconhecidos internacionalmente.

Depois de desfrutar de praias incríveis e mergulhos que eu não vou conseguir tão facilmente no Havaí, desembarcar em uma cidade como São Francisco depois de uma madrugada voando foi definitivamente algo meio mágico. Eu ainda caminhava pelas ruas com aquela sensação de que estava faltando o chão, típica de várias horas de voo, quando me deparei no meio de uma metrópole, com minha mochila de carga trancada no albergue, alguns dólares no bolso e uma vontade incontrolável de enxergar aquela ponte com meus próprios olhos.

Peguei o primeiro coletivo que vi ali na Avenida Geary, a umas três quadras da Union Square e parti para o mais próximo que conseguisse chegar da ponte. Eu sequer havia lido na internet sobre qual seria a melhor forma pra conhecê-la, tampouco estava preocupado em cruzá-la, eu apenas queria VÊ-LA! Não precisava também ser muito de perto, ou em um ponto de vista tão vantajoso, queria apreciá-la de longe e parti mais de 50 quadras adiante de onde peguei o ônibus. A viagem não foi tão longa, mas foi o suficiente para eu me situar e conseguir entender que havia voltado a viajar nas grandes metrópoles, e ainda dentro do ônibus comecei a perguntar as pessoas ao meu redor sobre qual seria o melhor lugar para ver a Golden Gate por aquelas bandas, então recebi a indicação de caminhar entre a rua 30 e a 32 até um lugar chamado China Beach, e lá fui eu!

Caminhando rumo a uma bela vista da Golden Gate Bridge
Caminhando rumo a uma bela vista da Golden Gate Bridge

Eu teria que caminhar umas 4 quadras até chegar a um ponto em que seria possível ver a ponte. O céu estava tão azul, praticamente sem nuvens, um frio levemente apaziguado pelo sol e lá ia eu ao encontro com uma das paisagens mais fotografadas nos Estados Unidos, sem saber se iria encontrar um bom lugar para apreciar a vista, mas eu tinha tempo, eram 7 da manhã ainda. Caminhei entre mansões incríveis, jardins mirabolantes e ficava me questionando qual casa seria a de Mel Gibson ou possivelmente a de Robin Williams, quem sabe até encontrar com algum astro de Hollywood, não era algo impossível desde que estava no bairro chamado Sea Cliff, um lugar de altíssimo nível, reconhecido por abrigar imensas mansões com vista para o Oceano Pacífico. E não demorou muito para avista-la! Estava lá, toda imponente, contrastando de uma forma fantástica com todo aquele azul dos céus e mares!

China Beach - National Recreation Area
China Beach - National Recreation Area

E pela primeira vez eu estava adentrando a Área de Recreação Nacional Golden Gate e já conseguia avistar a ponte por todos os ângulos que caminhasse! Na montagem anterior é possível avistar ao fundo algumas das gigantescas mansões existentes ali no bairro Sea Cliff. A Praia China foi no passado e é até hoje um lugar importantíssimo, marcado como ponto de encontro para pescadores chineses que sempre partíam dali em busca de suprimento diário que serviu de base para os trabalhadores que ergueram essa gigante da Costa Oeste Americana.

Golden Gate vista de China Beach
Golden Gate vista de China Beach

Atualmente China Beach é um lugar de contemplação com vistas espetaculares da Golden Gate e também de Marin Headlands, indicado especialmente para quem quer ter um primeiro contato com a ponte em um lugar especial - dá pra acreditar que fui parar sem planejamento algum nesse lugar incrível?! Fiz questão de molhar o rosto com as águas geladas do mar e tomei meu tempo para conseguir compreender as paisagens que meus olhos enchergavam.

As cores vermelhas da ponte que representa esta cidade eram realçadas a cada metro que caminhava rumo à praia. Este é o point de quem gosta de surfar em SanFran, onde pode-se ter a visão privilegiada do Pacífico adentrando a bela Baía de SF. Vários locais também utilizam esse lugarzinho para realizar cerimônias de casamento, fazer fogueiras à luz da lua ou simplesmente trazer a garotada pra brincar na areia. Eu investi vários minutos do meu tempo sentado em qualquer pedra e tentando encontrar a melhor composição com a minha lente de 300mm :)

A ponte mais famosa dos Estados Unidos: Golden Gate
A ponte mais famosa dos Estados Unidos: Golden Gate

E eu ainda voltaria a visitar lugares mais incríveis para contemplar essa maravilha da engenharia moderna. Quer saber quais e como foram essas experiências?! Pois não deixem de acompanhar os próximos capítulos de nossa saga pela Costa Oeste dos EUA!

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias